9.9

Fertagus - Reclamação de coima

Andre Baeta
Andre Baeta apresentou a reclamação
1 de março 2019
Boa tarde, informo que no dia 17 de fevereiro de 2019, foi autuado com um valor de 60 euros, para pagar nos próximos 15 dias, por utilização de título de transporte sem validação de entrada de sistema de transportes, nos casos em que é exigida, a minha viagem foi realizada no sentido Setúbal-Lisboa na qual comprei 2 viagens (ida e volta) ás 17:51, na qual o número de operação (354325) Cartão-7C nº:(0231135233), paguei 9,10 euros, onde é nos dito no fim da fatura “Apresente este documento em caso de anomalia do cartão”, não sendo necessária a validação do mesmo no sentido Setúbal-Lisboa, já no sentido Lisboa - Setúbal pelas 7:49 do dia 18 de fevereiro de 2019, não foi realizada a validação do bilhete, talvez por falta de informação na estação, onde as máquinas de validação são apenas meros objetos, nada disto teria acontecido se houvesse bilheteira com funcionário, como ficou claro na ida Setúbal-Lisboa, em que havendo um funcionário de bilheteira esse explicou-me como comprar os bilhetes, o que é preciso referir, não é da maior facilidade, não me referindo que era preciso fazer uma nova validação, sabendo que não sou utilizador frequente da fertagus, porque sou residente da ilha da Madeira onde este tipo de serviços de transporte não existe.
Não houve qualquer má vontade da minha parte, estive sempre disposto a pagar a minha passagem. O que falhou foi haver falta informação clara disponível na estação(na ausência de uma bilheteira com um funcionário que pudesse esclarecer). considero altamente inaceitável a cobrança de uma multa no valor de 60 euros (pagos voluntariamente e num prazo de 15 dias) perante uma situação obviamente provocada pela falta de meios disponibilizados pela fertagus aos seus clientes.
Penso que é preciso ter noção que máquinas, Apps e linhas de Apoio ao Cliente (a qual eu devia ter consultado segundo a sugestão da revisora na viagem de ida para Setúbal, se bem que isso certamente me fizesse perder o comboio) são muito modernas e úteis, mas não substituem a eficiência de humanos no atendimento e esclarecimento.Por último, tenho a reclamar da forma como após a ficha do ato ter sido preenchida me ter sido pedida uma assinatura sem ter sido convidado primeiro a ler o documento na integra.
E gostaria que o auto fosse arquivado por trata-se de uma viagem pontual,primeira vez neste caso, pois foi um lapso da minha parte e de momento encontro-me a estudar e não tenho possibilidades financeiras de momento para efectuar o pagamento indicado pelo auto.
Informo também que a fiscal (1388) não escreveu correctamente a minha morada.
Data de ocorrência: 1 de março 2019