Ferticentro

Ferticentro - Tratamento de fertilidade

Celia Reis
Celia Reis apresentou a reclamação
21 de junho 2019

Eu juntamente com o meu namorado, deslocamo-nos à FERTICENTRO – CENTROS DE ESTUDOS DE FERTILIDADE, SA em fevereiro de 2017, a fim analisar a possibilidade de realizar um tratamento de fertilidade.
Após a realização da primeira consulta pela Professora Doutora (*), foi iniciado o tratamento, porquanto, conforme consta no Relatório Médico assinado pela mesma, “no dia 15/02/2017, apresentava um útero de estrutura normal e contorno regular com 81x42x56 (LxAPxT), endométrico fino e ovários atróficos, sem folículos antrais”, que anexo (ANEXO 1).
Seguidamente foi realizada a punção folicular tendo-se obtido um único ovócito viável que foi microinjetado, tendo originado um embrião tipo A (classificação ASEBIR), com Kidscore 5, que foi transferido ao 3.º dia.
Mau grado, quando fui realizar o teste de gravidez (resultado da beta-hCG), o resultado foi negativo.
Após a realização deste tratamento, em consulta de ginecologia de rotina para averiguar a possibilidade de realizar novo tratamento de fertilidade, sou informada da suspeita de diagnóstico de útero septado – situação que era do meu total desconhecimento e que, segundo a opinião do clínico, poderia comprometer o sucesso de um tratamento de fertilidade, tendo sido aconselhada a realizar o exame de diagnóstico e terapêutica.
A ressonância magnética realizada em 17/12/2018, cujo relatório anexo, confirma “a presença de uma anomalia mülleriana correspondente a um útero septado. O septo é muscular numa extensão de 2cm medida a partir da linha intercornual, tornando-se fibroso e sendo visualizado até ao canal endocervical. Encontram-se duas cavidades endometriais simétricas” (ANEXO 2).
Confirmado o diagnóstico, em 22/01/2019, realizei a primeira cirurgia de septoplastia uterina, conforme consta na Nota de Alta de Internamento emitida em 23/01/2019, que anexo (ANEXO 3), assim como as fotos extraídas aquando da realização da mesma (ANEXO 4).
Em 12/03/2019, realizei a consulta de acompanhamento cujo relatório anexo, tendo sido agendada nova cirurgia para remoção do remanescente do septo (ANEXO 5).
Em 30/04/2019, realizei a segunda cirurgia de septoplastia uterina, conforme consta na Nota de Alta de Internamento emitida em 30/04/2019, que anexo (ANEXO 6), assim como as fotos extraídas aquando da realização da mesma (ANEXO 7).
Em pesquisas efetuadas à vasta literatura existente sobre este diagnóstico clínico, verifiquei que a presença de um útero septado está amplamente associada a uma alta taxa de insucesso de fertilidade, não obstante tal facto não justificar todos os casos de insucesso num tratamento de infertilidade. A literatura refere ainda a pertinência da remoção do septo prévia à realização de qualquer tratamento, a fim de eliminar e/ou afastar eventuiais causas de insucesso.

Data de ocorrência: 21 de junho 2019
Celia Reis
Celia Reis avaliou a marca
17 de dezembro 2020

Na Ferticentro, o importante é fazer o tratamento à pessoa de forma a conseguir faturar, independentemente da avaliação clinica da futura mãe. O Gerente chegou-me mesmo a dizer que eu apenas tinha contratado um tratamento de fertilidade e não avaliação do meu útero. Não recomendo a ninguém. Neste momento, aguardo o desfecho da ação judicial.