1.5
Automóveis - Marcas
1 Mazda 83.8
2 Volvo 75
FIAT1.5
Fiat group automobiles, s.a.
  • Av. José Gomes Ferreira, 15
    Ed. Atlas IV - Miraflores, Apart 347
    2796-904 Linda-a-Velha
  • fcaportugal@fcagroup.com

FIAT - Cobrança indevida

Inês Castilho Bastos
Inês Bastos apresentou a reclamação
7 de junho 2018 (editada a 3 de outubro 2018)

Todo o funcionamento do módulo Blue&Me do meu carro (Fiat 500S) avariou 1 semana após o término da garantia da minha viatura. Dirigi me à Motorvillage em em Alfragide e face à avaria inesperada de todas as funcionalidades associadas ao kit (kit mãos livres, tomada, entrada USB) fui informada que a marca iria comparticipar a avaria.
Tentei efectuar a marcação na oficina para substituição do kit, contudo, verifiquei logo que foi uma tarefa bastante complicada. No primeiro contacto que efectuei, como a situação já tinha histórico da primeira vez que foi detectada a avaria foi-me dito que teriam que verificar a situação e que seria contactada. Não fui.
Passados 2 dias, voltei a ligar e facultaram me a mesma informação, disseram que o processo já tinha sido iniciado por uma colega e que nesse sentido iriam reforçar a informação de me efectuarem um contacto.
...Nada!
Voltei a contactar e referi que aguardava há 4 dias por Feedback da parte deles, pois só queria efectuar a marcação da substituição da peça.
A resposta foi identifica... iria ser contactada.
Ao final de 7 tentativas, consegui efectivamente que fizessem a encomenda e foi me dito que logo que a recebessem que seria informada para poder marcar a intervenção.
Desde 18 de Maio a 06 de Junho estive a aguardar pela tão esperada substituição.
Quando fui contactada para levantar a viatura, foi-me entregue a chave, fui acompanhada até à viatura e fui informada que era só sair, pois não teria que efectuar qualquer pagamento como informado anteriormente.
Aproveitei para ver alguns carros no stand de vendas e quando me ia embora, lembrei me que não me tinha sido entregue nenhum comprovativo da intervenção feita no carro e voltei para o serviço de oficina e pedi uma declaração Comprovativa que, caso tivesse algum problema posteriormente, me servisse como garantia.
Nesse preciso momento, foi me dito de forma rude e arrogante que afinal tinha que pagar 140€ pelo kit, pois a marca só iria comparticipar 75%.
Ou seja, dos inúmeros contactos que efectuei todas as informações de comparticipação tinham sido erradamente efectuadas porque, segundo a recepcionista H.C., as dela é que estariam certas e que não tinha “culpa” que os colegas não me tivessem dito os valores.
Voltei a referir inúmeras vezes que em TODOS os contactos efectuados, e que não foram poucos, que SEMPRE referiram a comparticipação do módulo, visto ser um problema recorrente daqueles carros.
Mais informei que se de livre vontade não tivesse voltado para trás a pedir a declaração me teria ido embora sem pagar qualquer valor.
Após várias tentativas de reconhecimento da falha da parte do serviço deles, fui encaminhada para a responsável, contudo, apenas lamentaram as 4 informações erradas e que foi me dito que não poderia levantar o carro sem pagar o valor do kit já instalado e a respectiva mão de obra, caso contrário iriam removê-lo no dia seguinte o que significaria mais 1 dia sem carro e mais deslocações à Motorvillage.
Já farta de tanta incompetência, acabei por pagar o serviço, tendo me sido apenas removido ao valor o serviço de mão de obra, reduzindo o valor de 140€ para 103€.
Em suma, toda a experiência desde a compra do carro tem sido horrível, pois desde a compra até ao dia de hoje o carro soluça imenso a frio, já foi verificada a situação 2 vezes e a única informação que me dão é que foram feitas “actualizações” e não detectam o problema.
Após 1 semana do término da garantia avaria por completo o kit Blue&Me, fui informada várias vezes que seria comparticipado na totalidade por ser um problema frequente, contudo, após substituição do mesmo, porque peço uma declaração que sirva como garantia, apresentam-me um valor inesperado e contrário à toda a informação que me foi passada anteriormente.
Curiosamente, foi me também dito que poderá voltar a avariar sempre que a bateria do carro falhar porque poderá causar um pico de energia que destrói o kit por completo.
Pior serviço alguma vez verificado!!

Data de ocorrência: 7 de junho 2018
Inês Castilho Bastos