17.7
Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A

Fidelidade - Quebra de base de duche

Miguel Ribeiro apresentou a reclamação
26 de setembro 2020
Venho comunicar que tenho uma base de duche em fibra de vidro que partiu, formando uma fissura entre as nervuras de rigidez da própria base e agora a seguradora não quer assumir o problema, alegando que foi desgaste. A fissura está perfeitamente localizada e agora estão a dizer-me que foi desgaste.
Apresentei relatório de engenheiro civil a constatar que a rotura deste tipo de material ocorre com uma grande fissura e não em cacos como uma base cerâmica.
Além disso o perito nem sequer se deslocou ao local, apenas falou por telefone com a empresa que veio fazer o orçamento dos danos. O técnico da empresa disse-me que claramente foi claramente uma rotura do material da base, não fazendo qualquer sentido falar em desgaste. O desgaste que tem é o de uma pessoas que entra toma banho e saí.
Voltaram-me a responder com o seguinte email:

"Estimado Cliente,

Acusamos a receção da comunicação enviada e lamentamos o seu desagrado.

Na vistoria foi possível confirmar a fissuração na base sem qualquer ponto de impacto, sendo que não se trata de uma quebra isolada e acidental.

Relativamente à cobertura de Danos por Água a mesma garante os danos em consequência de: Rotura, defeito, entupimento ou transbordamento, súbito e imprevisível, da rede interior de distribuição de água e esgotos do edifício.

A fissuração causada pelo desgaste não faz acionar a cobertura mencionada.

Assim, lamentavelmente não poderemos ir de encontro à sua pretensão."

Torno a solicitar à empresa que reconsidere, pois avançarei com os meios legais.
Deixo o alerta para todos do procedimento da companhia de seguros.
Obrigado
Data de ocorrência: 26 de setembro 2020
17 de novembro 2020
Recebi uma nova resposta. Agora já admitem que pode ter ocorrido uma rotura, mas que sendo rotura também não está coberta pela apólice.
Deixo o email que recebi para verem o modo de atuação desta companhia:

"Estimado Cliente,
Recebemos a sua reclamação, efetuada no livro de reclamações eletrónico, em 26 de setembro, relativo ao
sinistro indicado no assunto.
Mantemos a nossa posição
Conforme já referido em comunicação anterior, no nosso entendimento estamos perante uma situação que
resulta do desgaste pelo uso da base de duche e não consequência de um evento súbito e imprevisto. No
entanto, podemos também admitir que, cumulativamente ao desgaste pelo uso, se pode verificar uma
deficiência do próprio material constituinte da base do duche, ou do material de suporte da mesma. No
entanto, nenhuma das hipóteses consideradas permite o enquadramento da ocorrência participada nas
coberturas acionadas, uma vez que falta a verificação de um risco coberto pelo contrato de seguro."
Miguel Ribeiro avaliou a marca
8 de janeiro 2021