17.9
1 Allianz 78
3 Ageas Seguros 74.6
Fidelidade17.9
Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A

Fidelidade - Valor debitado em duplicado por débito directo (120dias prazo de devolução)

Paulo Pires apresentou a reclamação
20 de março 2015

Sou cliente novo desta companhia, contratei um seguro auto de danos próprios tendo feito o pagamento por multibanco no momento da contratação. Uma semana e meia depois vejo no extrato bancário que foi debitado novamente o mesmo valor por débito directo.
Depois de entrar em contacto com a seguradora foi verificado que efectivamente foi um erro, mas que a resolução desta situação tem um prazo de 120dias. Portanto cobram o cliente em duplicado, verificam que foi erro mas deixam o cliente lesado durante 4meses. Sendo que foi sugerido que para mais rápida resolução deveria contactar o banco para revogar o débito directo.
Para mim é inconcebível que se lese o cliente e não haja mecanismos de resolução rápida e eficaz dessa situação, 4meses para devolver o dinheiro cobrado indevidamente parece-me um absurdo. Passar a resolução para o lado do cliente também não me parece que seja a melhor opção, uma vez que o erro não foi meu.
Neste momento já enviei ao banco documento para solicitar o estorno do valor debitado e espero que seja rápida esta situação.

Data de ocorrência: 20 de março 2015
25 de março 2015
Recebi no inicio da semana um telefonema por parte da Fidelidade a explicar o sucedido.
A informação que teria recebido anteriormente quanto ao prazo de devolução não estava correcta, não são 120dias mas sim 47dias. Isto devido ao período que legalmente o cliente pode cancelar junto do banco o débito directo, evitando que o mesmo seja devolvido e cancelado junto da entidade bancária.
No entanto o problema está na cobrança, que dizem ser uma falha no sistema, que já foi detectada e está a ser corrigida, pelo qual pediram desculpa.
Alerto portanto outros clientes que tenham feito por multibanco o primeiro pagamento e que façam os seguintes por débito directo, para verificarem os movimentos bancários pois há uma grande probabilidade de cairem neste erro de sistema e ser retirado o mesmo valor dias depois por débito directo.
Fidelidade
26 de março 2015
Boa tarde Sr. Paulo Pires,

Lamentamos não ter correspondido às suas expectativas.

Vamos contactá-lo pessoalmente para tentar encontrar uma solução.

Com os nossos cumprimentos

Sónia Amaral