43.7
  • geral@filintomota.pt

Filinto Mota - Avaria de carro não resolvida

Maria Conceição apresentou a reclamação
27 de setembro 2022
Desde o dia 26/07/2022, o meu carro já foi 3 vezes pelo mesmo problema, (UREA) à oficina, cobrando sempre o valor do serviço. O primeiro serviço no valor de 866,88€, o segundo serviço no valor de 47, 99€. O terceiro serviço no valor de 208, 23€. O problema continua a persistir. Telefonei de novo pela quarta vez, para a oficina a reclamar, pois voltava a dar o mesmo problema. O gerente da casa foi extremamente arrogante, dizendo que os serviços que lá se prestavam tinham que ser pagos. Agora pergunto: Se não conseguiam resolver a avaria, tinham encaminhado para uma outra oficina, ou diretamente para a PEUGEOT. Pois eles nada resolveram e pagaram-se sempre pelo mesmo problema. Assim sendo ou restituem o dinheiro para levar à marca, ou tentam resolver de novo sem qualquer custo. Ou terei que encaminhar esta reclamação para outras "estâncias".
Atentamente,
Data de ocorrência: 27 de setembro 2022
Boa tarde, D. Maria da Conceição.
Para identificar esta reclamação, necessitámos da matrícula da viatura e em que oficina foram realizadas as intervenções.
Maria Conceição
27 de setembro 2022
Boa noite, o carro em questão é o seguinte: PEUGEOT -57-XR-24.
A localidade da oficina é, Av. de Sequeira 20 4705-629 Braga.
Atentamente, Maria da Conceição.
28 de setembro 2022
Boa tarde, D. Maria da Conceição.
Após informaçãojunto do responsável da oficina de Baraga, Sr. Jorge Fernandes, somos a informar que o sistema de despolução da sua viatura, comporta diversos componentes.
Quando ocorre mensagem de anomalia neste sistema, podem estar em causa um ou vários elementos com avaria, que só são identificados com a informação obtida pela máquina de diagnóstico da marca.
Também o diagnóstico e as reparações são feitos de acordo com a informação técnica definida pelo fabricante, que foi o que aconteceu na sua viatura:
Na 1ª intervenção (866,88€): Substituiu-se o redutos de NOX e o depósito de adblue; Nesta intervenção e apesar da viatura estar fora de garantia contratual, existia um apoio técnico da marca, o que reduziu o seu custo com esta reparação.
Na 2ª intervenção (47,99€) foi necessário reiniciar o injetor adblue, tendo ficado na fatura a ressalva que se o problema voltasse a ocorrer, poderia ser necessário substituir o injetor;
Na 3ª intervenção (208,23€), como a problema voltou a ocorrer, após diagnóstico foi necessário substituir o injetor de adblue.
Compreendemos que na ótica do cliente possa concluir que se trata sempre do mesmo problema; acontece que um mesmo defeito registado no painel de bordo, pode ter várias origens, que é o caso que está a acontecer na sua viatura.
Já está marcada nova visita á oficina no próximo dia 12/10.
Se a anomalia estiver objetivamente relacionada com alguma destas 3 intervenções realizadas, naturalmente que a intervenção será realizada ao abrigo da garantia da reparação anterior.
Se não estiver relacionada, não assumimos qualquer custo.
Relembro que este sistema de despoluição da sua viatura é constituído por diversos componentes, e que numa viatura com mais de 180.000km podem ter atingido o fim da sua vida útil.
Maria Conceição
29 de setembro 2022
Boa Tarde!
Se o sistema de despoluição da viatura pode estar relacionado com o facto de ter mais de 180.000km, porque não foi mencionado isso na 1ª intervenção que teve a carrinha?? Não teria sido mais correto ter dito que possivelmente teria que mudar todo o sistema?! Só depois desta reclamação (pública) é que vem dar essa possibilidade!? Não estou a por em questão o que paguei, mas as vezes que paguei pela mesma avaria , sem terem dito que possivelmente poderia ter que mudar todo o sistema!! Não foram corretos, não foram sinceros. Se me perguntarem se estou satisfeita , ou se recomendo os vossos serviços...NÂO, decisivamente NÂO!!! Não pretendo voltar a pagar pelo mesmo! Não mereceram a minha confiança!

29 de setembro 2022
Boa tarde, D. Maria da Conceição.
Não referi que tem que mudar todo o sistema de despoluição aos 180.00km.
Só após o diagnóstico é que se efetua a reparação necessária; não seria correto de nossa parte propôr substituir todos os componentes do sistema de despoluição, quando alguns componentes estejam a funcionar corretamente.
Sugiro-lhe que a viatura seja diagnosticada no dia 12/10, e só após esse diagnóstico é que se pode concluir a causa do atual aviso de anomalia.
28 de outubro 2022
Bom dia, D. Maria da Conceição.
Verificámos que não compareceu na oficina, conforme agendamento que tinha feito.
Manifestámos a nossa disponibilidade para verificar a situação, mediante marcação prévia.
6 de dezembro 2022
Dado que a cliente não voltou a compareder na oficina, Filinto Mota considera esta reclamação encerrada.