44.8

Filinto Mota - Reparação errada

Sandra Patricia Moreira Ferreira da Silva
Sandra Silva apresentou a reclamação
6 de setembro 2016

No passado dia 19/8 levei o meu carro para a manutenção dos 80000 km e para repararem um barulho que fazia em piso irregular dito que isso era a prioridade ao fim da tarde liguei e disseram me que o carro já estava pronto e que só tinham feito a manutenção dos 80000 km como era sexta feira e já não estava lá ninguém responsável fui a oficina dia 22/8 onde perguntei o porque de o resto do arranjo não ter sido feito. O que me foi dito é que o problema era dos discos do travão e das pastilhas que era da concorrência... E que colocando da marca o barulho saia... Eu como não estava muito convencida perguntei se não era dos amortecedores ou das pastilhas dos travões visto que o barulho parecia de uma chapa... Mas disseram me que não, que o problema era dos discos e das pastilhas. A minha resposta foi de então substituir os discos e os travões já que ai o barulho ia desaparecer... Fui buscar o carro só fim da tarde e como disseram não fazia o barulho... Mas passado dois dias o barulho apareceu novamente. Dirigi me a oficina que me disse que só dia 5/9 o poderia ver.. Deixei o carro então no dia combinado e hoje dia 6/9 como ainda não tinha obtido nenhuma resposta liguei para a oficina onde me disseram que iam dar uma volta e que já me ligavam... As seis horas da tarde como não me diziam nada dirigi me a oficina onde o gestor de clientes me disse que afinal o barulho deveria de ser do amortecedor... E que se quisesse reparar teria de pagar... Dizendo que o que pagamos foi outro barulho que o carro tinha , distorcendo o que tínhamos falado fazendo de mim mentirosa. Ora se eu já paguei cerca de 250 euros para o problema que apresentei e o erro foi do funcionário que arranjou o que não era preciso ser reparado.

Data de ocorrência: 6 de setembro 2016
24 de outubro 2017
Bom Dia!

No diagnóstico do ruído, foi identificada a necessidade de troca das placas e discos de travão da frente, pois estas componentes apresentavam-se com um desgaste pronunciado.
No entanto informamos a cliente que após a substituição do material de travagem poderia persistir algum ruído residual, que poderia ser da caixa de direção. Contudo, a 1ª intervenção tinha de ser feita no sistema de travagem, até porque uma hipotética substituição da caixa de direção teria um custo muito elevado e não poderíamos assegurar que em piso irregular houvesse qualquer melhoria significativa; esta situação foi autorizada pela Sra. Sandra Silva.
O ligeiro ruído que persistiu após intervenção nos travões, é proveniente da caixa de direção, conforme foi confirmado pelo n/ Técnico aquando da 2ª intervenção.
Considera-se o funcionamento da caixa de direção dentro dos parâmetros normais da marca. Este tipo de direções pode apresentar um ligeiro ruído quando a viatura circula em piso irregular, sendo esta situação considerada uma característica de funcionamento desta componente.

Sandra Silva
22 de fevereiro 2019
A mim disseram me que o ruído era dos discos por isso dei autorização. O ruido que persistiu era uma chapinha por baixo do carro. Quando se vai a uma oficina como a vossa pensamos que tem bons técnicos para resolver os problemas do carro. Mas com o meu foi por tentativas. E mudaram uma coisa que ainda durava mais alguns quilômetros.
Boa tarde Sra. Sandra;

em relação ao ruído a que se refere e à questão dos travões (calços e discos), alerto que na nossa folha de serviço estava registado dois apontamentos em relação à travagem da viatura:
-chia ao travar;
-ruído de "roçar" mesmo sem travar;

Com a substituição do material de travagem como aconselhado pelos nossos técnicos, os ruídos anteriormente descritos ficaram solucionado. Não se tratou de uma tentativa erro em relação ao serviço da sua viatura, podemos até não ter solucionado o outro ruído/batida a que se referia, mas quanto a este problema reportado o mesmo foi solucionado.
Relembro que no que diz respeito a ruídos, temos que tratar e eliminar as principais causas e fontes do mesmo para se obter um diagnóstico mais preciso.
Como refere e bem na sua reclamação aquando da entrega da viatura, a mesma não apresentava sintomas de ruído, apenas se manifestando segundo a Sra. Sandra refere 2 dias depois.
Posto isto estávamos completamente receptivos a uma reclamação ou exposição de um serviço mal prestado ou defeito de material no que diz respeito ao que foi efectuado na viatura (neste caso no sistema de travagem).
Em relação à nossa resposta anterior, no que diz respeito à caixa de direcção, reiteramos o que anteriormente referirmos.

No que Filinto Mota puder ser útil, disponha.
Sandra Silva
18 de março 2019
Vai me desculpar mas o carro foi para a vossa oficina para revisão dos 60000 KM e ver um só ruído e não foi os do travões, o ruído ficou bem especifico, só fazia em paralelos. eu nunca me queijei do chiar dos travões. E depois de ter o carro manifestei me logo no mesmo dia vocês é que só me conseguiram ver o carro dois dias depois.
Não estou a espera de nada, mas ao logo deste processo vejo que vocês vão buscar varias maneiras de fugir ao responder que não existem.

Cumprimentos
Boa tarde Sra. Sandra;

Se desejar poderemos fornecer uma cópia da folha de serviço da situação em causa, no qual à data em questão ficou com um exemplar, procedimento normal na receção de oficina.
Nessa mesma folha de serviço consta mais que um ponto de trabalho reportado por si referente aos travões da viatura.

Não pretendemos "fugir" a nada nem a nenhum esclarecimento, estamos de portas abertas para qualquer eventualidade.

Disponha