Filtrarte, S.A.

Filtrarte - Venda enganosa de um Filtro purificador de àgua Proline Plus

Paulo Fernando
Paulo Fernando apresentou a reclamação
18 de agosto 2016

Venho por este meio enviar uma reclamação e pedido de reembolso.
Adquiri para a minha casa de 4 elementos, em 24/02/2014 o purificador Proline Plus. Pelo valor de 1720 Euros. Na empresa Casa Para Todos, Unipessoal, Lda, Praça Ribeiro Sanches, nº 2ª – Alto do Seixalinho, 2830-146 Barreiro, representante oficial do grupo Hydroworld-Filtrarte –Portugal.
Na altura da demonstração o vendedor LUIS CACHOPAS, teve sucesso e conseguiu convencer-nos que a àgua da rede não tinha qualidade e continha elementos prejudiciais à saúde como o cloro, chumbo e outros metais pesados. Para esse sucesso além da sua “capacidade retórica” ainda contribuiu o teste prático da hidrólise Com um aparelho eléctrico que aplicado em vários tipos de água lá de casa e que foram a da torneira normal, a fervida e a filtrada com um jarro “Brita”, nas quais em diferentes graus, foram aparecendo elementos viscosos e com cores diferentes, bastante repugnantes. Depois fez o mesmo na água já purificada através de um purificador portátil que trazia (creio que já com osmose inversa) e ficou límpida. Achámos logo a àgua purificada agradável, límpida e sobretudo muito leve. O vendedor convenceu-nos de facto que a àgua da torneira seria prejudicial para a saúde, especialmente ao fim de muitos anos do seu consumo, podendo vir a provocar problemas ao nivel dos rins, bexiga, etc. - - E que as análises das câmaras municipais à mesma eram duvidosas, etc, etc. Penso que trazia até algumas cópias de “notícias” que poriam em causa a qualidade da àgua da rede doméstica para fazer vingar a sua versão.
Logo nos os primeiros meses dos 2 anos, desde a compra do aparelho, reparámos num aumento notório do consumo de àgua mensal. (mais 10/15 euros na factura) No entanto não encontravamos na altura uma relação directa, causa-efeito. Neste período de tempo algumas peripécias foram acontecendo entre as quais o não cumprimento da promessa expressa de apoio domiciliário que seria feito pelo vendedor, de 3 em 3 meses mais ou menos. Jamais depois da venda, o referido vendedor nos voltou a contactar a não ser para entregar pouco tempo depois, os brindes oferecidos: Um colchão visco-elástico, uma manete-filtro de chuveiro e uma bolinha de plástico com pedras para amaciar a àgua da máquina de lavar roupa. Já tinha contactado anteriormente a empresa, sobre as prometidas visitas periódicas, mas a mesma descartou-se, pois esse serviço afinal é extra e só ao vendedor diz respeito...
Ainda houve mais recentemente (02/2016) uma visita de um técnico da empresa que a meu pedido trocou uma válvula plástica do sistema pois eu ainda suspeitava que o consumo excessivo pudesse ser devido a avaria da mesma. O técnico informou-me que era normal que o sistema desperdice mais de metade da quantidade de àgua efectivamente purificada. Quando me queixei do vendedor, disse ainda que pessoalmente não falava com o referido vendedor, primeiro por serem de departamentos separados e em segundo que não falava com “gente dessa”, o que me deixou preplexo. A linha de apoio afirma regularmente que a garantia normal de dois anos dos equipamentos não se aplica aqui, porque a garantia (dependendo do problema verificado) é vitalícia.

Como disse, no passado mês de Fevereiro, após os dois anos da compra (quando a marca recomenda a troca dos 3 filtros), ainda pagámos 90 euros pela substituição dos mesmos, com a visita do tal técnico acima referida. Já tinha feito anteriormente e por minha iniciativa, a experiência de desligar o tubo do desperdício do esgoto para um garrafão - aquele tubo que o vendedor disse ser para “o que não interessa na àgua” ser deitado fora – mas NUNCA referindo a quantidade do desperdício. Fiquei chocado com a quantidade exagerada de àgua que é deitada fora. Num litro de àgua purificada eram desperdiçados mais de meio litro... mas este valor não era sempre linear. Na altura fiquei incrédulo e na dúvida se seria defeito ou feitio, mas o técnico veio afinal confirmar ser “normal”. Ainda estivemos dois meses alternadamente com o purificador desactivado para verificar os consumos e imediatamente baixavam os valores médios na factura acima referidos.
Só mais recentemente e após todo este processo, fui verificar a informação online sobre o assunto e fiquei muito preocupado sobretudo sobre as revelações acerca dos efeitos de ingerir regularmente esta àgua purificada muito pobre, especialmente em sais minerais e cálcio, na saúde pessoal e da família.
No próprio site da ERSAR a denúncia é clara: Esta àgua purificada não é aconselhada para consumo regular, pois é muito pobre em elementos benéficos e fundamentais como sais minerais e sobretudo cálcio que ajuda a prevenir a Osteoporose. O purificador é apropriado para água sem qualidade, inquinada, salgada, etc. A sua àgua purificada é apropriada para ferros de engomar, radiadores, máquinas de café, consultórios médicos, etc, pois é muito similar a ÀGUA DESTILADA!!!! Além disso a àgua da torneira é recomendada e comprovada por análises constantes à qualidade da àgua da rede pública, com valores médios de qualidade acima dos 90%.
- Para além dos prejúizos evidentes pela compra de um aparelho que não cumpre o objectivo inicial: àgua de qualidade apropriada ao consumo regular; pelo valor da sua aquisição(1.720 euros); pelos prejuízos do acrescimo dos valores das facturas mensais de àgua, pelos transtornos decorrentes da desconformidade e pelo valor da substituição dos filtros (90 euros):
Exijo:
• A devolução integral dos valores de aquisição do equipamento e dos filtros de substituição portanto 1810 euros, contra devolução total do mesmo e dos brindes, caso seja necessário.
Anexo em seguida a informação contida do site da ERSAR e uma publicação do Expresso de 22/03/2016:
"Apresentaram-me um “purificador” de água. O que deverei concluir da experiência apresentada? A água destinada ao consumo humano tem na sua composição diversos sais minerais e outros compostos que, nas quantidades adequadas, são benéficos para a saúde humana, o que significa que a água que bebemos não deve ser isenta destes compostos. Uma das demonstrações frequentemente realizadas por algumas das empresas fornecedoras de purificadores de água é o da eletrólise da água da torneira, na qual os sais minerais e compostos que existem na água são separados através da corrente elétrica, acumulando-se nos elétrodos colocados dentro da água. A acumulação destes compostos e sais minerais nos elétrodos forma uma película visível, devido à separação dos diferentes elementos químicos naturalmente presentes na água destinada ao consumo humano” A segunda parte da demonstração consiste, regra geral, em realizar o mesmo procedimento na água filtrada pelo “purificador” que se pretende comercializar. Esses aparelhos recorrem a processos de osmose inversa ou de permuta iónica, onde os sais minerais presentes na água são retidos, pelo que quando ocorre a eletrólise dessa água não se forma a referida película. Nessas demonstrações pretende-se, por vezes, levar o consumidor a acreditar que a água que chega a sua casa pela rede pública tem uma má qualidade. Na verdade, a osmose inversa, ao eliminar os sais minerais dissolvidos na água, transforma uma água mineralizada e equilibrada no equivalente a água destilada, como a utilizada, por exemplo, no ferro de engomar. "A água purificada por osmose inversa é normalmente utilizada em indústrias farmacêuticas, laboratórios ou outras indústrias que necessitam, em processos fabris, de uma água com elevado grau de pureza, mas não é a mais adequada ao consumo humano. Após a osmose inversa a água terá carência de sais minerais dissolvidos e o seu consumo não é aconselhável, já que, para ter funções biológicas, a água necessita conter sais minerais, como o sódio, potássio, cálcio e magnésio." (* PROIBIDO *://www.ersar.pt/website/)
A Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) defende que os purificadores de água não garantem um reforço da qualidade da água consumida em Portugal. As demonstrações realizadas pelos fornecedores destes equipamentos levam a acreditar que «a água que chega a sua casa pela rede pública tem uma má qualidade. Na verdade, a osmose inversa, ao eliminar os sais minerais dissolvidos na água, transforma a água mineralizada e equilibrada no equivalente a água destilada, como a utilizada, por exemplo, no ferro de engomar», salienta a ERSAR. “Em Portugal, os resultados do controlo efectuado à qualidade da água da torneira garantem uma elevada segurança na protecção da saúde humana. O indicador de água segura é actualmente de 98%», destaca a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos. «Estes resultados reforçam a ideia que não existe qualquer justificação para os consumidores adquirem e instalarem sistemas de tratamento doméstico de água, vulgo purificadores, quando são abastecidos pela rede pública de abastecimento», acrescenta. Em resposta aos diversos pedidos de informação de consumidores e empresas sobre esta matéria, o regulador refere que a “alegada demonstração de falta de qualidade da água da torneira é baseada numa experiência, cujos resultados são tecnicamente mal interpretados, demonstrando uma falta de conhecimento básico necessário para uma área tão sensível como é a qualidade da água». Por último, refere que «não há necessidade de efectuar tratamentos adicionais à água da rede pública de abastecimento e aconselha os consumidores a informarem-se junto da ERSAR, das entidades distribuidoras de água e das autoridades de saúde antes de adquirirem estes equipamentos».
* PROIBIDO *://economico.sapo.pt/noticias/ersar-alerta-para-inutilidade-dos-purificadores-de-agua_245491.html

Data de ocorrência: 18 de agosto 2016
Paulo Fernando
10 de setembro 2016
Recentemente, a empresa contactou a minha esposa muitissimo delicadamente no intuito de marcar uma visita lá a casa. Alegam que os consumos exagerados não serão normais. Apenas isso. Quando todas as evidências práticas e confirmadas pelo ultimo técnico que substituiu os filtros nos dizem que é "normal" o purificador desperdiçar um pouco mais de metade da quandidade da àgua purificada. Apenas mais uma monobra de engodo... Admitir a venda enganosa seria certamente por em causa todo um negócio baseado numa falácia e isso não acredito que a empresa faça. Vou seguir com queixa para o instituto do consumidor pois para a DECO a queixa já seguiu. A bem de todos.
Filtrarte
10 de outubro 2016
Exmo. (s). Senhor (es):

Em resposta á Vossa comunicação e á reclamação apresentada pelo Exmo Senhor Paulo Fernando Gomes Claré, vimos informar V. Ex.ª do seguinte:

O Grupo Filtrarte, é constituído por várias empresas e por distribuidores autorizados, que são sociedades independentes do Grupo, apenas estabelecem entre si relações comerciais e uma parceria comercial para a comercialização e assistência de produtos comercializados por empresas do Grupo Filtrarte, nomeadamente pela Filtrarte.

A reclamação em apreço, apresentada pelo Sr. Paulo Fernando Gomes Claré, foi por lapso dirigida ao Grupo Filtrarte, pois toda a negociação, contratação e facturação foi com a Casa para Todos, unipessoal, Lda., sociedade essa distribuidor autorizado do Grupo Filtrarte, porém, juridicamente e comercialmente independente.

Contudo, e no sentido de colaboração com V. Ex.ªs, e pela preservação do bom nome e credibilidade do Grupo Filtrarte, após a recepção da reclamação apresentada pelo cliente Paulo Claré, foi a mesma reencaminhada para a sociedade Casa para Todos, unipessoal, Lda., que apresenta a seguinte defesa:

Resposta a reclamação Nº 5344316 Portal da Queixa

Barreiro, 06 de Outubro de 2016

Exmo. Senhor

Paulo Claré,

Acusamos recepção da Vossa reclamação n.º 5344316 através do Portal da Queixa, que mereceu a nossa melhor atenção.

Antes de mais, cumpre-nos esclarecer que a empresa Casa para Todos, Unipessoal Lda. é uma empresa que comercializa artigos para o lar que existe no mercado português há cerca 4 anos, integrada no Grupo Filtrarte, o qual opera no mercado ibérico há 22 anos.

No âmbito da sua actividade, um dos departamentos da empresa dedica-se a demonstrações, junto de potenciais Clientes, de vários equipamentos de purificação de água.

Como bem refere o Reclamante, no dia 24/02/2014 foi efetuada uma venda de um purificador de água em nome da Sr.ª D. Maria de Fátima Ribeiro Pires, cf. n/ fatura 88/2014, no valor de 1.720,00€. Não podemos deixar de notar que o Reclamante não é nosso Cliente. A nossa Cliente é a mulher do Reclamante. Cliente essa que beneficiou de uma campanha em vigor à data, tendo-lhe sido oferecido um colchão com o valor de mercado de 1.165,00€.

Atento o teor da Reclamação, esclarecemos que não é, nem nunca foi, objetivo da empresa Casa para Todos denegrir a imagem da água de rede ou sugerir que a água de rede não tem qualidade. Aliás, os nossos concorrentes diretos são as águas engarrafadas e a poluição que daí advém, não a água da torneira! Essa é nossa parceira!

Relativamente ao comportamento do colaborador, Luís Cachopas, confirmamos que normalmente faz uma visita de cortesia 3 meses após a compra; mas admitimos que a promessa possa não ter sido cumprida por esquecimento. Certo é que não é de todo normal a empresa receber este tipo de reclamação.

Quanto à questão do desperdício de água no processo da purificação, tal facto ficou desde logo evidente nos testes realizados e sempre seria impossível de ocultar durante a demonstração.

E também não entendemos a Reclamação na parte em que se refere à qualidade da água, visto esta não ter cálcio mas sim calcário; e os minerais, como por ex. o ferro, são necessários para a nossa saúde de uma forma orgânica e não inorgânica, como sucede com a água, ou seja, voltando ao ex. do ferro, o que vem na água pode até ser o de um prego raspado quando o ferro de que necessitamos está nos legumes, como por ex. nos agriões, espinafres etc.

Respondendo, agora, ao “exigido” por V. Exa. No Portal da Queixa, começamos por remeter para o acordado entre a empresa e a nossa Cliente, mulher do Reclamante,, Sr.ª D. Maria de Fátima Ribeiro Pires, no âmbito da cláusula 5.ª do contrato de compra e venda ao domicílio n.º 1766, cuja cópia se anexa à presente, e que aqui se reproduz, por facilidade de referência:

5º a) O regime de garantia a aplicar ao (s) bem/bens identificado (s) na cláusula 1ª é o que consta da legislação portuguesa em vigor, à data da assinatura do presente contrato (D.L. 67/2003 de 8 de Abril, com as alterações introduzidas pelo D.L. 84/2008 de 21 de Maio) b) O serviço de assistência pós-venda será efetuado pelo 1º outorgante ou por quem este indicar, podendo o 2º outorgante, caso pretenda, solicitá-lo através da linha azul de Apoio ao Cliente 808 200 299 ou em alternativa para o estabelecimento do fornecedor, através dos contactos acima referidos c) O 2º outorgante foi verbalmente informado e esclarecido de forma clara e compreensível relativamente ás características do bem, bem como o modo correto de funcionamento e utilização do bem referido na clausula 1ª d) O 2º outorgante pode resolver o presente contrato no prazo de 14 dias de calendário após a sua assinatura, ou 14 dias consecutivos após a entrega do (s) bem/bens, quando este (s) seja (m) entregue (s) em data diferente da assinatura do contrato, através de carta registada e com aviso de receção, para o endereço do 1º outorgante, acima referido, comunicando-lhe, a sua vontade de resolver o contrato. Em caso de resolução, o consumidor deve conservar o (s) bem/bens, de modo a poder restitui-los ao 1º outorgante, ou à pessoa designada para tal, nas devidas condições de utilização e conservação, no prazo de 14 dias, a contar da comunicação da sua decisão (D.L. 24/2014 de 14 de Fevereiro) e) Qualquer reclamação por parte do 2º outorgante relativamente ao bem adquirido neste contrato, deverá ser endereçada para a morada do 1º outorgante ou para o seu e-mail apc.margemsul@filtrarte.com f) No caso do 2º outorgante proceder á resolução do contrato nos termos da alínea d) e e) e o produto adquirido tenha sido um purificador de água, este obriga-se ao pagamento dos custos de deslocação do técnico para instalação e desinstalação do purificador, bem como do custo dos filtros instalados nesse purificador, que na sua totalidade se fixam em 206€ de acordo com o previsto no art.º 4 alínea l) do D.L. 24/2014 g) De acordo com o art.º 17 alínea c) do D.L. 24/2014, não terá o consumidor direito à livre resolução do contrato, no caso de adquirir bem/bens identificado (s) que seja/sejam fabricados (s) segundo as suas especificações, ou manifestamente personalizado (s), com medidas fora dos modelos de fabrico standard identificadas no quadro 1 h) No caso de livre resolução do contrato, quando referente a bens Dreamline fabricados dentro das medidas standard, que tenham sido utilizados, o consumidor obriga-se a liquidar €240 (Duzentos e quarenta euros) tratando-se de um colchão de single e de 400€ (Quatrocentos euros) tratando-se de um colchão de casal, referentes à capa de proteção do colchão, que não deverá ser devolvida por questões de proteção da saúde e higiene i) Para resolução de qualquer litigio emergente do presente contrato relativo à interpretação, execução ou resolução, privilegiam as partes o recurso ao Julgado de Paz ou centros de Mediação da área da Comarca do 1º outorgante.

Com efeito, o prazo para o Reclamante exercer o seu direito de arrependimento há muito terminou.

Já ao abrigo da alegada publicidade enganosa, fazemos nossas as palavras anteriormente dirigidas pelo DECO a V. Exa..

Também estranhamos a insinuação de que a empresa atuará com o intuito de lesar ou burlar, pois sempre estivemos disponíveis para esclarecer a Cliente e o Reclamante nas suas dúvidas. Reclamante esse que nunca tentou contactar previamente a empresa tentando encontrar uma solução amigável e não litigiosa.

E não pode a Casa para Todos deixar de registar a sua indignação com o fato da Reclamação mencionar que dois amigos são nossos clientes e não receberam fatura. Ficamos inteiramente disponíveis - e teremos todo o gosto - em esclarecer este ponto. Todo o equipamento que sai desta empresa é faturado, pelo que consideramos que se trata de uma insinuação grave. Juntamos, em anexo, cópia da fatura devidamente emitida à Cliente.

Custa-nos entender que dois anos e meio após a compra surja esta Reclamação, inusitada, em que nos é “exigido” mais do que a devolução integral do valor de venda do equipamento; isto quando o purificador de água, o colchão (!) e outros brindes foram usufruídos durante todo este tempo.

Por fim, e sem prejuízo de tudo o que fica referido, estamos cientes das variadíssimas necessidades dos nossos Clientes, que procuramos, sempre, satisfazer; sabemos que há Clientes que preferem consumir águas minerais, pelo que através dos nossos técnicos, que visitam os nossos Clientes todos os anos, existe a possibilidade de colocar um mineralizador no equipamento de purificação de água. Assim, e tentando solucionar de forma definitiva a situação descrita pelo Reclamante, teremos todo o gosto em fazer uma visita técnica para a instalação desse mineralizador.

Ficamos disponíveis para quaisquer esclarecimentos adicionais que entendam úteis, necessários ou convenientes.

P’la Casa para Todos

Atentamente,

Filipe Nuno Rodrigues

CASA PARA TODOS UNIP., LDA.
Praceta Ribeiro Sanches, nº2 - A
2830 - 146 Barreiro
t: 212 170 550
f: 212 170 559

Estou hoje para decidir sobre comprar o equipamento de filtragem de agua municipal rede pública. E li as reclamações e o que nao me agrada na historia primeiro é a relação ou a ausência dela entre as empresas filtrate e Casa para todos e isso é muito mau, assumam as responsabilidades e nao joguem com os clientes como bolinhas de pingpong...somos todos crescidinhos e ja deviamos era saber que andarmo nos a enganar uns aos outros nao é bom para os clientes, aliás é danoso e assim com a facilidade de acesso que se tem a queixas e a elogios na net as empresas acabam por enganar alguns e depois nao enganam mais ninguém. Mas pronto eu nao venho aqui acusar nada nem ninguem mas as empresas têm que cooperar e salvaguardar os clientes. Agora desculpem me os municipios deste país e alta autoridade da qualidade da agua se todas juntas à minha frente meterem a mão no lume para afirmar que as aguas municipais, pelos municipios tratadas creio que sob a vigilancia, avaliação e controle da alta autoridade, é de TOTAL garantia e TOTAL qualidade sem nada que prejudique a saude ...eu nao acredito. E sabem porquê? Porque se estao a esquecer de uns bons elementos adicionados a essa agua no suposto traramento municipal que sao o cloro e o fluor ! Nao vou falar dos efeitos disso na saude. Na net há informação a potes. Agora acrescento porque sei que o fluor é um quimico que danifica celulas cerebrais e que muitos cientistas ja afirmam com estudos que isso é um dos factores do Alzheimer de hoje em dia. São cientistas de Harvard que o dizem em portais cientificos para quem la for ler. O Fluor foi produzido/criado exageradamente ha tempos nos EUA e qdo se soube que era prejudicial se camuflou e se levou à opiniao publica a acreditar que o fluor era maravilhoso e se despacharam de todo o fluor para as aguas canalizadas e pastas de dentes e mais que se sabe. Como sei ? Sei e qualquer um pode saber se quiser. Pronto isto da água municipal e da qualidade faz me lembrar o sistema medico convencional que só vê farmacos à frente e nem aceita alternativo em complemento que melhor qualidade de vida e saude a pessoa possa ter. E se ha qualidade nas aguas municipais, que há....mas nao é a maravilha e a meu ver este sistema ou ate outros so vao acrescentar mais qualidade e a alta autoridade deveria ver bem a opiniao sobre a agua filtrada ser equivalente à destilada....deveria ver um bocadinho melhor....e a empresa que explique como o sistema lida com o fluor e o cloro, se faz favor.