Fitech

• geral@myfitech.pt

Fitech - Ausência total de resposta

Esilva apresentou a reclamação

Boa Tarde,

Efetuei uma encomenda no site Fitech que foi recebida no passado dia 30/06.
Acontece que o produto não é o esperado e por lei, dispondo de 14 dias para devolver informei-me sobre os termos de devolução.
Termos esses que nos sugerem a enviar um email à marca e aguardar os procedimentos.

Pois bem, já enviei 3 emails e não tenho qualquer tipo de resposta e ja passou praticamente 1 semana.
Não sei se o intuito é deixarem passar o "tempo legal" de devolução, mas isto é inadmissivel!

Fico a aguardar feedback
10 jul 2022
Esilva adicionou uma resposta

Cuidado com esta marca que não respeita o direito de devolução. A marca recusou-se a aceitar a minha devolução ( que estava dentro dos 14 dias) alegando que não teria um motivo.
Segundo a lei, qualquer consumidor pode em 14 dias devolver o produto sem motivo.

É uma empresa com uma conduta duvidosa que não tem por base a legislação em vigor e o direito dos consumidores.

Pensem duas vezes antes de comprar porque se quiserem devolver não vão conseguir!

Fitech adicionou uma resposta

Exma cara cliente,

Informamos que esta senhora Ella Silva, solicitou à empresa um pacote FITECH completo a 16 de junho de 2022, tendo recebido o mesmo a 30 de junho do mesmo ano, por motivos de atrasos logísticos e dos CTT. Contudo, a mercadoria apresenta-se não danificada da nossa parte, tendo todo o processo sido bem cumprido em todos os termos legais.

Declarando tendo já enviado 3 e-mails, informamos que os nossos serviços de apoio ao cliente apenas denotaram o vulgar e-mail da senhora no dia 10-7-2022, não por motivos de não querer colaborar com a cliente, mas sim por imenso trabalho que os serviços estão a ter de momento e não tendo sido possível resolver a tempo. Contudo, em nenhum e-mail ou comunicação generalista informamos que não iremos resolver o problema da cliente, não haveria motivos para o efeito.

E-mail da cliente exposto publicamente:
« De notar que abri um dos sacos para ver como era o artigo se tinha gel ou não mas rapidamente vão ver que não foi usado porque o gel está ainda colado ao saco. Os outros dois estão selados. Nota: a caixa do artigo vinha um pouco amarrotada»

Declara-se que em momento algum tivemos uma prova via foto ou vídeo para os efeitos; contudo, conforme explica a senhora remexeu no artigo que pretende devolver, vasculhou e abriu uma das embalagens para ver como era, danificando a película de uma das unidades pelo que consta.

A declarada enviou-nos vários e-mails com ameaças e puro assédio, ameaçando expor a situação e difamando a empresa e os seus produtos. Nunca, em nenhum e-mail indicámos que não poderia devolver, mesmo que passasse dos 14 dias; contudo é necessário um motivo plausível dado que a cliente mexeu na embalagem e tendo em conta que abriu a mesma (que não puderemos voltar a vender nas condições descritas pela mesma ou mesmo que pretendêssemos vender teremos de ter custos com o que a mesma estragou).

A cliente pretendeu informar-nos da lei, que cumprimos com todo o critério, contudo manifestou a vontade de levar o caso adiante, inclusivamente por difamação. Assim sendo, ao nível da sua reclamação, levaremos a vontade da mesma adiante, até onde a mesma quiser e usando os recursos à disposição da empresa de modo a que possamos defender o nosso bom nome.

Nunca em nenhum momento, a cliente ficaria sem o seu dinheiro ou com um produto que funcionasse mal; contudo a empresa não deverá sair prejudicada, dado que se a mesma mexeu, remexeu, destruiu uma das películos e mais tarde decidiu não querer o produto.

Esilva adicionou uma resposta

Relativamente ao teor da resosta da marca, é realmente supreendente.

No que diz respeito à devolução de imediato expliquei que apenas abri o envelope e que caso necessitassem, enviaria fotos para comprovar que o artigo estava intacto.
Ao contrário do que a marca refere na resposta sempre me foi negado o direito à devolução e nem sequer se interessaram em ver as fotos. tendo sido respondido várias vezes o seguinte e passo a citar: "legalmente visto que não existe uma razão válida para a devolução, e de acordo com a informação que tenho , posso proceder à negação da devolução do produto e respetivo valor, visto se tratar de uma incongruência."

Ora, se consultarmos a lei em vigor e até mesmo as condições que constam no site da marca. Que tive até oportunidade de enviar por email à FItech (https://europa.eu/youreurope/citizens/consumers/shopping/guarantees-returns)

Por lei, um consumidor tem direito ao periodo de reflexão de 14 dias , podendo devolver um produto sem expressar um motivo.

Se me permitirem a devolucao terei todo o gosto em partilhar fotos que o artigo está totalmente intacto. Agora virem dizer que eu nao partilhei fotos quando a marca se recusa à devolução é um pouco caricato.

Relativamente às ameças referidas e passo a citar o que foi comunicado à marca:

email 1: "O vosso site diz precisamente o contrário do que indica.A reclamação no Portal da queixa está colocada e entretanto seguirei com os restantes meios legais! "
email 2: Primeiramente se forem consultar a vossa política de devoluções no vosso site irão constatar que não coincide com o que informa via e-mail.

Isto está escrito no vosso site:

“Para compras à distância (online e a receber na morada via transportadora), a Lei Portuguesa estabelece ao consumidor um prazo de 14 dias (vulgarmente conhecido como período de reflexão) após data da fatura, durante o qual pode devolver o(s) artigo(s) sem a necessidade de indicar um motivo.”

Reitero: sem necessidade de indicar um motivo.

Em relação ao estado do artigo fiz questão de forma clara, de indicar que apenas abri o envelope de plástico que protege o artigo, mas que não serve de razão para a negação.. até porque numa devolução Tenho o cuidado de tirar fotos ao artigo devolvido pra garantir que está conforme e mostrar que não foi usado.

Em toda a minha vida nunca vi ou presenciei uma postura deste tipo. Em que negam direitos dos consumidores e isso, caso não saibam, constitui um crime.
Em tal momento difamei ou ameacei seja o que for ou quem for. Da mesma forma que é meu direito devolver um artigo num prazo de 14 dias é meu direito reclamar. Esse ninguém mo tira.
Difamar uma marca é expor situações que não são verdadeiras, o que não é o caso.

Existem várias plataformas desde o portal da queixa, livro de reclamações online, DECO e por aí fora que são precisamente para casos como este, em que é negado um direito básico do consumidor.

Posto isto, sintam-se totalmente à vontade para me processar ou seja o que for que quiserem fazer. Os e-mails demonstram exatamente o que se passa e que não faço mais do que exigir um direito!

Se exigir um direito é extorquir ou ameaçar algo está muito errado.

Repito e reitero: reclamar é um direito e estas plataformas servem precisamente para alertamos pra este tipo de situações: em que compramos e nos é negado o direito à devolução.

Se reclamar pelos nossos direitos é ameacar..

Quanto ao produto destruido e já que a marca está a alegar coisas que nao são verdade seguem fotos do mesmo para comprovar que está totalmente intacto.
Como podem comprovar o artigo está intacto. a pelicula que contem o gel está intacta e não foi remexida ou destruida como alega a marca

A tática da intimidação ao consumidor, comigo não funciona. Lamento!

Esilva adicionou uma resposta

A estes emails a marca responde a indicar que quero difamar ou extorquir dinheiro e que me vai processar. acho que está tudo dito, relativamente à conduta desta marca

Esilva está a aguardar resolução da marca