Accessible Ways - Unipessoal Lda
    Chamada para rede móvel nacional
  • Rua Fialho de Almeida, n°14, 2° esq°
  • geral@myfitech.pt

Fitech - Ausência total de resposta

Esilva apresentou a reclamação
6 de julho 2022
Boa Tarde,

Efetuei uma encomenda no site Fitech que foi recebida no passado dia 30/06.
Acontece que o produto não é o esperado e por lei, dispondo de 14 dias para devolver informei-me sobre os termos de devolução.
Termos esses que nos sugerem a enviar um email à marca e aguardar os procedimentos.

Pois bem, já enviei 3 emails e não tenho qualquer tipo de resposta e ja passou praticamente 1 semana.
Não sei se o intuito é deixarem passar o "tempo legal" de devolução, mas isto é inadmissivel!

Fico a aguardar feedback
Data de ocorrência: 6 de julho 2022
10 de julho 2022
Cuidado com esta marca que não respeita o direito de devolução. A marca recusou-se a aceitar a minha devolução ( que estava dentro dos 14 dias) alegando que não teria um motivo.
Segundo a lei, qualquer consumidor pode em 14 dias devolver o produto sem motivo.

É uma empresa com uma conduta duvidosa que não tem por base a legislação em vigor e o direito dos consumidores.

Pensem duas vezes antes de comprar porque se quiserem devolver não vão conseguir!
Fitech
Exma cara cliente,

Informamos que esta senhora Ella Silva, solicitou à empresa um pacote FITECH completo a 16 de junho de 2022, tendo recebido o mesmo a 30 de junho do mesmo ano, por motivos de atrasos logísticos e dos CTT. Contudo, a mercadoria apresenta-se não danificada da nossa parte, tendo todo o processo sido bem cumprido em todos os termos legais.

Declarando tendo já enviado 3 e-mails, informamos que os nossos serviços de apoio ao cliente apenas denotaram o vulgar e-mail da senhora no dia 10-7-2022, não por motivos de não querer colaborar com a cliente, mas sim por imenso trabalho que os serviços estão a ter de momento e não tendo sido possível resolver a tempo. Contudo, em nenhum e-mail ou comunicação generalista informamos que não iremos resolver o problema da cliente, não haveria motivos para o efeito.

E-mail da cliente exposto publicamente:
« De notar que abri um dos sacos para ver como era o artigo se tinha gel ou não mas rapidamente vão ver que não foi usado porque o gel está ainda colado ao saco. Os outros dois estão selados. Nota: a caixa do artigo vinha um pouco amarrotada»

Declara-se que em momento algum tivemos uma prova via foto ou vídeo para os efeitos; contudo, conforme explica a senhora remexeu no artigo que pretende devolver, vasculhou e abriu uma das embalagens para ver como era, danificando a película de uma das unidades pelo que consta.

A declarada enviou-nos vários e-mails com ameaças e puro assédio, ameaçando expor a situação e difamando a empresa e os seus produtos. Nunca, em nenhum e-mail indicámos que não poderia devolver, mesmo que passasse dos 14 dias; contudo é necessário um motivo plausível dado que a cliente mexeu na embalagem e tendo em conta que abriu a mesma (que não puderemos voltar a vender nas condições descritas pela mesma ou mesmo que pretendêssemos vender teremos de ter custos com o que a mesma estragou).

A cliente pretendeu informar-nos da lei, que cumprimos com todo o critério, contudo manifestou a vontade de levar o caso adiante, inclusivamente por difamação. Assim sendo, ao nível da sua reclamação, levaremos a vontade da mesma adiante, até onde a mesma quiser e usando os recursos à disposição da empresa de modo a que possamos defender o nosso bom nome.

Nunca em nenhum momento, a cliente ficaria sem o seu dinheiro ou com um produto que funcionasse mal; contudo a empresa não deverá sair prejudicada, dado que se a mesma mexeu, remexeu, destruiu uma das películos e mais tarde decidiu não querer o produto.
11 de julho 2022

Relativamente ao teor da resosta da marca, é realmente supreendente.

No que diz respeito à devolução de imediato expliquei que apenas abri o envelope e que caso necessitassem, enviaria fotos para comprovar que o artigo estava intacto.
Ao contrário do que a marca refere na resposta sempre me foi negado o direito à devolução e nem sequer se interessaram em ver as fotos. tendo sido respondido várias vezes o seguinte e passo a citar: "legalmente visto que não existe uma razão válida para a devolução, e de acordo com a informação que tenho , posso proceder à negação da devolução do produto e respetivo valor, visto se tratar de uma incongruência."

Ora, se consultarmos a lei em vigor e até mesmo as condições que constam no site da marca. Que tive até oportunidade de enviar por email à FItech (https://europa.eu/youreurope/citizens/consumers/shopping/guarantees-returns)

Por lei, um consumidor tem direito ao periodo de reflexão de 14 dias , podendo devolver um produto sem expressar um motivo.

Se me permitirem a devolucao terei todo o gosto em partilhar fotos que o artigo está totalmente intacto. Agora virem dizer que eu nao partilhei fotos quando a marca se recusa à devolução é um pouco caricato.

Relativamente às ameças referidas e passo a citar o que foi comunicado à marca:

email 1: "O vosso site diz precisamente o contrário do que indica.A reclamação no Portal da queixa está colocada e entretanto seguirei com os restantes meios legais! "
email 2: Primeiramente se forem consultar a vossa política de devoluções no vosso site irão constatar que não coincide com o que informa via e-mail.

Isto está escrito no vosso site:

“Para compras à distância (online e a receber na morada via transportadora), a Lei Portuguesa estabelece ao consumidor um prazo de 14 dias (vulgarmente conhecido como período de reflexão) após data da fatura, durante o qual pode devolver o(s) artigo(s) sem a necessidade de indicar um motivo.”

Reitero: sem necessidade de indicar um motivo.

Em relação ao estado do artigo fiz questão de forma clara, de indicar que apenas abri o envelope de plástico que protege o artigo, mas que não serve de razão para a negação.. até porque numa devolução Tenho o cuidado de tirar fotos ao artigo devolvido pra garantir que está conforme e mostrar que não foi usado.

Em toda a minha vida nunca vi ou presenciei uma postura deste tipo. Em que negam direitos dos consumidores e isso, caso não saibam, constitui um crime.
Em tal momento difamei ou ameacei seja o que for ou quem for. Da mesma forma que é meu direito devolver um artigo num prazo de 14 dias é meu direito reclamar. Esse ninguém mo tira.
Difamar uma marca é expor situações que não são verdadeiras, o que não é o caso.

Existem várias plataformas desde o portal da queixa, livro de reclamações online, DECO e por aí fora que são precisamente para casos como este, em que é negado um direito básico do consumidor.

Posto isto, sintam-se totalmente à vontade para me processar ou seja o que for que quiserem fazer. Os e-mails demonstram exatamente o que se passa e que não faço mais do que exigir um direito!

Se exigir um direito é extorquir ou ameaçar algo está muito errado.

Repito e reitero: reclamar é um direito e estas plataformas servem precisamente para alertamos pra este tipo de situações: em que compramos e nos é negado o direito à devolução.

Se reclamar pelos nossos direitos é ameacar..

Quanto ao produto destruido e já que a marca está a alegar coisas que nao são verdade seguem fotos do mesmo para comprovar que está totalmente intacto.
Como podem comprovar o artigo está intacto. a pelicula que contem o gel está intacta e não foi remexida ou destruida como alega a marca

A tática da intimidação ao consumidor, comigo não funciona. Lamento!
11 de julho 2022
A estes emails a marca responde a indicar que quero difamar ou extorquir dinheiro e que me vai processar. acho que está tudo dito, relativamente à conduta desta marca
Fitech
19 de agosto 2022
Exmos senhores,

É com enorme desprazer que verificamos que, novamente, a D. Ella pretende expor a marca MY FITECH PRO publicamente e de uma pejorativa para a mesma, sem qualquer tipo de pretensão de se dirigir à nossa pessoa de uma forma amigável a solucionar o problema.

Uma vez mais, em momento algum indicámos que não seria possível resolver a situação e que não emitiríamos um reembolso; até porque não é essa a nossa forma de laborar nem de tratar os nossos +6.000 clientes.

É de todo comum emitirmos reembolsos, sendo os nossos clientes amigáveis e prontos a compreender o nosso lado, conforme nós compreendemos o deles.

Mais adiante, a MFP pode e deve perguntar ao cliente se se passou alguma situação ou anomalia com o produto, até para despiste de qualquer problema que possa ter ocorrido durante a viagem. Não somos de todo contra a emissão de um reembolso, contudo sendo isto uma transação comercial à distância, teremos de garantir que o material não segue para trás (armazém) para destruição. É de todo um direito nosso, algo que esta cliente não compreendeu.

Conforme exposto no nosso site nas Políticas de Entrega e Devolução https://fitechpro.pt/pages/politica-de-entrega-e-devolucao, indicamos o seguinte (sendo isto também dentro da legislação portuguesa e europeia, como a nossa cliente bem indicou):

Aplicar-se-á igualmente como política de devolução o estabelecimento ao consumidor de um prazo de 14 dias após a compra do seu artigo, intitulado pela Lei Portuguesa como “período de reflexão”, onde o cliente poderá solicitar o reembolso sem necessidade de provar um motivo (política de devolução simplificada).

Contudo e agindo na força da legislação, aplicar-se-á de igual modo a salvaguarda dos direitos-chave dos comerciantes, conforme legislação europeia atualmente em vigor, onde exalta o direito do comerciante a recusar reembolso até que os bens sejam devolvidos ou até receberem uma prova de que o consumidor os enviou; bem como a aplicação de uma depreciação do valor dos bens devolvidos que tenham sido visivelmente utilizados ou deteriorados de alguma forma.

Apenas foi esta a nossa questão, uma vez que a D. Ella indicou que teria aberto um dos sacos para ver como era o artigo (portanto mexeu no produto e rasgou a película, que terá de ser descontada no valor do reembolso) e onde constata que “não foi usado porque o gel está ainda colado ao saco” (queira indicar-se que o gel não é colado ao saco, mas sim a uma película protetora). A caixa do artigo ir mais ou menos mexida será normal e não relevante dado que sofreu uma deslocação, não deixaríamos de colaborar por essa razão.

A intenção verdadeira da interessada, não será portanto devolver o artigo mas sim de o rotular como mau, ao passo que temos dezenas de relatos a indicar exatamente o contrário, o produto é bom e funciona muito bem.

Neste caso, infelizmente, trata-se sim de uma tentativa de expor de forma notoriamente prejudicial a nossa marca e o nosso funcionamento, não se comparando de todo com a realidade que experienciamos todos os dias.
Ao afirmar pela mesma “cuidado com esta marca” e “empresa com uma conduta duvidosa” e “pensem duas vezes antes de comprar porque se quiserem devolver não vão conseguir!” denota claramente a intenção da compradora e o seu baixíssimo nível, absurdamente sem sentido. No mínimo seria expectável uma conduta mais apropriada da própria em pedir uma resolução ao seu caso.

É perfeitamente notório que marcas conhecidas como a FITECH sofram este tipo de situações, ao passo em que aumentamos as vendas, é natural evidentemente que possam existir futuras reclamações, contudo a nossa empresa está sempre disponível para resolução de quaisquer problemas ou infortúnios que possam existir na transação comercial da MY FITECH. É um dos nossos “motores” a satisfação máxima do nosso cliente, sendo que o mesmo sairá da nossa loja com uma boa impressão e não o contrário.

Finalmente, a nossa solução passará pela devolução do artigo para um dos nossos escritórios e faremos o reembolso no próprio dia, mediante o desconto de material estragado.

Obrigado,
FITECH PRO
19 de agosto 2022
Boa noite
Voltámos ao mesmo .. continuam a dizer que rasguei a película quando nas fotos vê se perfeitamente que não. O que fiz foi abrir o saco, como referi. Mais uma distorção da realidade

Mais uma vez querem tentar distorcer a realidade da história. Eu troquei vários e-mails convosco em que me foi inclusive recusado o direito a troca em 14 dias por não ter um motivo e agora já vem dizer o contrário publicamente ?

Bem nem vale muito perder tempo com esta marca. Está tudo à vista e de todos e não será por acaso que as vossas reclamações aumentaram.

De facto, quando se vende é um risco e as reclamações efetivamente fazem parte de qualquer marca.

A diferença está em como as marcas lidam com as reclamações !

Quanto à conduta que referem que eu tive , recordo que troquei vários e-mails convosco e foi me sempre negado a possibilidade de troca.

O Portal da queixa, caso não saibam, permite partilhar experiências dos consumidores com as marcas e é o que estou a fazer! Se disse para terem cuidado com esta marca e para pensar duas vezes antes de comprarem disse sim e volto a reforçar ! É bom que os consumidores sejam precavidos é que vejam se podem ou não confiar nas marcas.

No fundo só estou a partilhar a minha experiência e a alertar os restantes consumidores.

Se a vossa conduta tivesse sido diferente poderia ter partilhado uma experiência mais positiva.

Obrigada !
Esilva avaliou a marca
20 de outubro 2022

Não recomendo ! Esta marca é uma fraude, tenham cuidado! Não comprem !