Fitness Hut Marca Recomendada Marca do Mês
84.5
Fitness Hut, SA
  • Promover experiências no mundo do fitness a um preço muito acessível.

• Av. D. Félix Niza Ribeiro n.º7, 2ºC.
    2740-314 Porto Salvo
  • apoiocliente@fitnesshut.pt

Fitness Hut - Rebentamento de cadeado do cacifo

Inês Penacho apresentou a reclamação
27 de maio 2018

No passado sábado, 26 de maio de 2018, por volta das 9 horas e 45 minutos fiz o meu login de entrada no ginásio FitnessHut de Coimbra. De seguida, dirigi-me aos vestiários para colocar os meus pertencentes num cacifo. Como já é habitual, há sócios que colocam os seus pertences num cacifo e não os fecham com cadeado. No primeiro cacifo a que me dirigi, o N.º 1, encontrava-se com pertences, mas não tinha cadeado. Passei então ao cacifo seguinte, o N.º 3, não verifiquei qualquer existência de pertences pessoais de outro sócio, e coloquei os meus pertences, fechei o cacifo com cadeado e dirigi-me para a aula de Bodypump das 10 horas. De seguida, fui fazer a aula de RPM das 11 horas, que terminou por volta das 11horas e 55 minutos.
Depois do fim da aula de RPM, dirijo-me ao meu cacifo e não consigo abri-lo porque o cadeado que estava no cacifo não era o meu. Dirijo-me de seguida à Gym Service a expor a minha situação ao qual sou informada que o meu cadeado foi rebentado, porque uma Sócia tinha lá deixado a chave do carro e o cartão de cidadão e eu tinha lá colocado também os meus pertences. Perante esta ocorrência, para mim estranha, porque quando lá coloquei os meus pertences não reparei em evidências de outros pertences, dizem-me; “Era a primeira vez da senhora no ginásio e não sabia que era preciso cadeado” e questionaram-me se “tinha feito a aula de Bodypump”, porque foi por essa a hora da ocorrência e que “a Senhora assinou um papel para dar autorização para rebentarem o meu cadeado”.
No meu ponto de vista a Sócia deve ter colocado os pertences de tal forma que não eram visíveis quando se abria o cacifo, devido às dimensões dos mesmos. Estes devem ter ficado de canto junto à porta e não eram nitidamente visíveis. Frequento o ginásio há aproximadamente 2 anos, já tenho encontrado cacifos abertos com pertences pessoais e nunca lá coloquei os meus pertences, se no sábado os pertences estivessem visíveis não teria colocado os meus pertences.
A Gym Service informou-me que a Sócia deu autorização para rebentarem o meu cadeado, pois bem, então porque é que essa autorização não foi apresentada à dona do cadeado e que tinha a maioria dos pertences no cacifo?
O momento do rebentamento, pelo que percebi, foi quando estava a decorrer a aula de Bodypum. Uma vez que estavam poucos sócios no ginásio, relativamente a outros dias, e as próximas aulas eras às 10 h e 30 min (FIT MOVES) e às 11 h (RPM), questionei porque não foram perguntar a quem pertencia o cacifo N.º 3, ao qual a Gym Service me respondeu “Ah, a Senhora tinha um filho pequeno e não podia ficar à espera”. Ou seja, a mesma pessoa que abandonou a sua chave do carro e o seu cartão de cidadão num cacifo aberto, não podia esperar que perguntassem de quem era o cacifo e ainda deu autorização para rebentaram o cacifo de outra sócia e o Fitness Hut aceitou por bem esta situação.
Ora bem, o Fitness Hut, têm afixado no seu ginásio a seguinte menção “O Fitness Hut não se responsabiliza por objetos, artigos roubados ou perdidos nos cacifos ou qualquer zona do clube. Utilize sempre um cadeado seguro. Encontre cadeados resistentes e com códigos nas máquinas de venda automática SHOP@HUT. Quando ativar o código do seu cadeado, não utilize sequências simples, como por exemplo 1234 ou 0000”. Perante esta afixação, o que me têm a dizer sobre terem rebentado o meu cadeado para terem acesso ao cacifo, com os meus pertences contidos no mesmo?
O Fitness Hut rebentou o meu cadeado com a autorização de outro sócio, como posso sentir-me segura a deixar os meus pertences num cacifo fechado com cadeado resistente como vocês sugerem se mesmo assim, rebentaram o cadeado sem primeiro confirmarem se se encontra nas instalações o utilizador do cacifo, neste caso o cacifo nº. 3 do vestiário feminino?
O que se passou no sábado foi uma ocorrência em nada ética, desrespeitosa, perante a minha pessoa e questiono:
1. Quem é a outra sócia para autorizar abrir um cacifo que não é dela e que está livre para outro sócio?
2. Quem é o Fitness Hut para rebentar o meu cadeado, com autorização de um terceiro sem a minha presença?
3. Quem me garante que a chave do carro e o cartão de cidadão da outra sócia estavam no Cacifo N.º 3 do vestiário feminino?
Questionei a Gym Service, relativamente ao pagamento de um novo cadeado, se a sócia tinha dado autorização para rebentarem o meu cadeado, deveria ter sido informada do pagamento de um novo cadeado, ao qual não tive resposta. E reforço, não tive acesso a nenhuma autorização assinada pela outra sócia para abrir o meu cacifo, nem o meu cadeado rebentado.
Se após o rebentamento do meu cadeado, o cacifo n. º3, foi fechado com o cadeado da Gym Service, a outra Sócia deveria ter sido informada que deveria de adquirir um cadeado para a substituição do meu cadeado rebentado a fim de eu não ficar prejudicada com o rebentamento do meu cadeado. Que deveria ler muito bem o que esta afixado sobre a guarda dos pertences no interior do Fitness Hut. Assim, evitava-se esta situação desagradável.
Após esta situação, já não procedi com o treino que tinha planeado para a manhã de sábado e, dirigi-me a uma loja de chaves e comprei um novo cadeado, mesmo sem me sentir segura para deixar os meus pertences num cacifo devido à lamentável situação ocorrida.
Na tarde de sábado, liguei duas vezes para o ginásio Fitness Hut para questionar quem me pagava a fatura do novo cadeado, mas não fui atendida.
A Gym Service pediu-me desculpa pelo sucedido, mas um simples pedido desculpa para a falta de respeito e consideração por um sócio não é suficiente. No mínimo deviam ter-me dado logo um novo cadeado ou pedir para comprar um e apresentar a fatura. Para além disso já não prossegui com o treino planeado para a manhã de sábado.
Exijo ser recercida dos danos causados dos quais não me sinto em nada culpada.

Data de ocorrência: 27 de maio 2018
Cara Sócia,

Lamentamos desde já a situação ocorrida.
Como refere a menção “O Fitness Hut não se responsabiliza por objetos, artigos roubados ou perdidos nos cacifos ou qualquer zona do clube. Utilize sempre um cadeado seguro. Encontre cadeados resistentes e com códigos nas máquinas de venda automática SHOP@HUT. Quando ativar o código do seu cadeado, não utilize sequências simples, como por exemplo 1234 ou 0000”, embora os sócios não são obrigados a fechar os seus artigos com cadeado.
Neste caso a socia em questão, deixou apenas porta chaves e Cartão de cidadão no cacifo.
Quando regressou viu o fechado e impedida de retirar os seus pertences.
Com isto dirigiu se ao Gym service de serviço, e após preencher declaração de autorização de abertura de cacifo, foi aberto e confirmado pelo Gym service que se encontravam de facto os pertences da sócia, como várias testemunhas.
O Gym service retirou os pertences da socia, e tornou a fechar o cacifo com um cadeado do ginásio.
Como obvio, não se poderia interromper aulas para perguntar um a um de quem era aquele cacifo.
Tentou se proceder da forma mais correta, fechando novamente o cacifo e aguardando que o socio lesado fosse ter com um membro do staff, e se explicaria a situação do ocorrido.
Se a Socia lesada assim pretender, o Fitness hut ira restituir-lhe o cadeado aberto, por um dos nossos.
Caro Fitness Hut,
Como refere a menção “O Fitness Hut não se responsabiliza por objetos, artigos roubados ou perdidos nos cacifos ou qualquer zona do clube. Utilize sempre um cadeado seguro. Encontre cadeados resistentes e com códigos nas máquinas de venda automática SHOP@HUT. Quando ativar o código do seu cadeado, não utilize sequências simples, como por exemplo 1234 ou 0000”, e como me referiram em resposta "embora os sócios não são obrigados a fechar os seus artigos com cadeado", se vocês não se responsabilizam, se os sócios não têm de ter o cacifo fechado, então vocês são nitidamente os responsáveis por terem rebentado o meu cacifo, senão, porque têm essa menção no ginásio?
A vossa resposta é politicamente correta, mas questiono, onde foram aplicados os vossos procedimentos para este tipo de situações, se eventualmente existirem, porque não foram aplicados. Os pertences da outra sócia poderiam não estar no meu cacifo, e sim noutro. A senhora em questão poderia ter-se enganado no número do cacifo. Se vocês confirmaram que os pertences da outra sócia estavam no cacifo fechado com o meu cadeado, porque não me foram apresentadas evidências de tal ocorrência? E passo a exemplificar: declaração de autorização, prova de testemunhas e o meu cadeado rebentado. No meu ponto de vista, como sugestão de melhoria, deveriam verificar os vossos procedimentos e nos contratos que assinamos vir de forma explicita o que pode acontecer em situações semelhantes a esta.
Como referi na minha reclamação, e pela hora da Fatura/Recibo em anexo, assim que sai do ginásio, fui comprar um novo cadeado, pelo que não pretendo que me deem outro, a não ser que achem que deva colocar mais que um cadeado no cacifo. Uma parte do vosso procedimento, deveria ser entregar no momento um novo cadeado, porque hoje fui ao ginásio e quis fechar o meu cacifo. Posto isto, podem ver na fatura que enviei junto com a reclamação o valor do cadeado, que até é bem acessível, e retribuir-me o valor que paguei.
28 de maio 2018
Reforçado a minha posição, relativamente ao vosso argumento "Como óbvio, não se poderia interromper aulas para perguntar um a um de quem era aquele cacifo.", estava no momento apenas a decorrer a aula de Bodypump e as aulas são várias vezes interrompidas por sócios, gym services ou outros instrutores para ir buscar material de treino, para dar um recado ou apenas para um momento de brincadeira e nenhum sócio leva a mal. O problema seria ter uma atitude ética, que demoraria um minuto numa aula a questionar "em voz alta de quem era o cacifo N.º 3 do vestiário feminino?" Penso que nenhum sócio levaria a mal, esta situação poderá vir ainda a ocorrer a qualquer outro sócio.
16 de julho 2020
Caro/a cliente,

Antes de mais, agradecemos a sua comunicação.
No seguimento da mesma, consideramos que a situação já se encontra resolvida, contudo, alguma questão não hesite em contactar-nos.

Atentamente,
A equipa Fitness Hut
Ver perfil de
28 de maio 2018

Ainda esta a tempo de apresentar queixa na policia. Se o ginásio afixa avisos em como nao se responsabiliza pelos bens pessoais dos clientes entao vao ter muito que explicar!