Ginásios - Premium Fitness Clubs

Joana Vitório Figueiredo
Joana Figueiredo apresentou a reclamação
6 de janeiro 2021
Boa noite,
Inscrevi-me no ginásio em janeiro de 2020, como nova sócia do clube das Antas que estava para abrir. Por motivos pessoais a minha subscrição só iria iniciar-se no mês de março, e assim foi. Tive o meu primeiro débito realizado em março, apesar de nem ter usufruido das instalações uma vez que foi nessa altura que o ginásio fechou devido à Covid-19.

Em junho os ginásios reabriram e debitaram-me 13,76 no dia 9. Dia 19 do mesmo mês voltam a debitar 15,84€... sendo que a minha subscrição era de 3,90€ semanais, este valor estava a ser debitado indevidamente. Contactei a Thuanne, pessoa responsável pela minha inscrição a explicar a situação e a resposta foi que esse valor extra dizia respeito ao valores dos aditivos oferta (H2UP e aulas) cuja oferta (de 8 semanas) terminava a 2/07 segundo a informação fornecida pela Thuanne. Ora, fazendo as contas ao período que o ginásio esteve fechado, e ao valor de cada um destes aditivos e da minha subscrição, facilmente se compreende o porquê deste débito ser descabido. Pela lógica que me explicaram, seria normal eu ter feito uma subscrição low cost e estar a pagar quase 30€ num só mês. Obviamente que eu não considerei isto normal e voltei a tentar esclarecer com este contacto que tinha do ginásio que ficou de falar com uma colega Ariana. Passou-se uma semana e continuei sem qualquer contacto, tendo este atraso feito com que eu pagasse mais uma quinzena, no valor de 13,76€ e debitada no dia 3/07.

Voltei a entrar em contacto com a Thuanne, desta vez para informar a minha intenção de suspender a minha inscrição, pois estava a pagar indevidamente e nem estava a poder usufruir do ginásio. A resposta foi que, para consultar e esclarecer os débitos da minha conta e aceder à minha ficha tinha de me descolocar ao ginásio. Na minha ignorância concordei que o iria fazer, porém, por motivos de saúde não me foi possível fazê-lo.

Por essas razões, desde essa altura que ando em troca de chamadas com o ginásio das Antas. Cancelei o meu débito direto para que não me pudessem cobrar mais indevidamente e, para minha surpresa, no mês de agosto já lhes foi possível aceder à minha ficha e débitos e tudo mais através do telefone, pelo que a resposta de ter de ser presencial acabou por se revelar completamente fraudulenta. Dia 28/08 consegui finalmente proceder à suspensão do meu contrato, até ao dia 23/10.

Quando terminou a minha suspensão, com os débitos diretos cancelados a minha expectativa era que o ginásio entrasse em contacto comigo para me informar sobre como deveria proceder aos pagamentos, mas tal não aconteceu. Quando entrei em contacto com o ginásio no mês de novembro informaram-me que tinha em atraso 46,80€ e, por essa razão, não poderia proceder novamente à suspensão. Só o poderia fazer no momento que liquidasse a minha "divida". Dia 1/12 procedi ao pagamento dos 46,80€, exigindo que me suspendessem o contrato pelo período máximo possível tal como havia sido combinado ao telefone com a rececionista Diana.

Mais uma vez o ginásio surpreende-me e dia 10 e 11 de dezembro recebo chamada do PT e da nutricionista e recebo email do Fitness up a dar as boas vindas. Ao que me explicou a nutricionista, eu dei entrada no registo dela como nova sócia. Esta colega ficou com indicações da minha situação e combinou comigo que iria reencaminhar ao gerente para entrar em contacto comigo no próprio dia, contacto esse que nunca recebi. Porém, no próprio dia recebi um documento de faturação com o valor pago (46,80€) mas com informações completamente diferentes da realidade, dizendo 23,60€ diziam respeito ao Horário OffPeak (Plano
quinzenal) de 18 a 31/dez/2020 - periodo esse que o meu contrato estava suspenso.
Entrei em contacto com o ginásio e ninguém me atendeu. Fiquei, mais uma vez, a aguardar informações e a perder dinheiro com a incompetência do ginásio.

Por fim, após ter cancelado o débito direto diretamente no meu banco em julho e após ter já discutido com a rececionista Diana sobre querer que me mandem email com os pagamentos previstos, deparo-me com um débito direto feito no dia 4/01 de 11,80€. Além desse não ser o valor da minha quinzena, ainda acho chocante como conseguiram efetivar um débito direto sem o meu consentimento e após ter cancelado a minha autorização para o fazerem! Por último, além de debitarem o valor que lhes apetece ainda cobram ao dia que lhes apetece, completa falta de consideração pelos seus clientes.

Em jeito de conclusão quero só dizer que, apesar da simpatia dos trabalhadores que me foram atendendo, este é o pior serviço prestado que alguma vez tive conhecimento: não se organizam e estão constantemente a cobrar indevidamente, pois sei de mais situações em que isto aconteceu, sem assumirem responsabilidade por isso no final. Estou completamente desiludida com esta experiência e aguardo que consigam resolver a minha situação de uma vez por todas para poder proceder ao seu cancelamento de uma vez.
Data de ocorrência: 6 de janeiro 2021
Fitness UP
6 de janeiro 2021
Boa Tarde Joana
Acusamos a recepção da sua queixa que lamentamos desde já. Iremos analisar a mesma e posteriormente entraremos em contacto consigo.

UP Cumprimentos,
Joana Gomes
Departamento de Apoio ao Cliente
Joana Figueiredo
13 de janeiro 2021

Continuo a aguardar contacto por parte do Fitness UP.
Fitness UP
23 de março 2022
Caro Sócio

Consideramos que a situação já se encontra devidamente resolvida, contudo, caso exista alguma dúvida adicional, por favor, não hesite em contactar-nos através do email: apoioaocliente@fitnessup.pt.

UP Cumprimentos

Jerusa Salgado