Ginásios - Premium Fitness Clubs
Fitness UP, Lda

Fitness UP - Débitos indevidos e apoio ao cliente péssimo

Nuno Carvalho apresentou a reclamação
5 de maio 2021
No dia 15 de Janeiro, com o novo confinamento, os ginásios fecharam os seus estabelecimentos. Pelo que o meu filho, no dia anterior ao fecho, entrou em contacto presencialmente com o apoio ao cliente na receção do clube das Antas para esclarecer a forma como iriam proceder neste novo fecho. Foi lhe dito que ainda era prematuro dar uma resposta concreta sobre o assunto mas que iria ser contactado, durante o período da quarentena, para então escolher se queria ou não as aulas online (Fitness UP TV), pergunta essa que não tem propósito nenhum para não ser decidida nessa altura, no entanto, quiserem atrasar para uma chamada/email que nunca aconteceu. Deste modo, passados 2 meses e 1/2 sem contacto algum por parte do ginásio, foram cobrados 55€ sem o usufruto do meu filho, dado que ele só utiliza os espaços.
Na 1a semana da reabertura das instalações, o meu filho dirigiu se novamente ao apoio ao cliente da receção para mais uma vez esclarecer a situação e foi questionado se tinha contactado o ginásio até então, e que, se não, a única coisa que puderiam oferecer eram 2 vouchers, 1 no valor de 30€ para consumíveis e outro de 30€ para oferecer a um colega, ou seja, dos 55€ cobrados indevidamente, querem reembolsar 30€ em barras da Prozis e ainda querem ver se ele traz algum colega novo para o ginásio.
Desde logo o meu filho achou inadmissível e rejeitou a "proposta". Questionou também o porquê de não ter acontecido o contacto por parte do ginásio sendo que foi o que lhe disseram no último dia antes do fecho e foi lhe respondido que "deve ter sido erro do colega que o atendeu", sendo que tem 2 amigas que também frequentam o mesmo ginásio e que também se dirigiram ao balcão no último dia e obtiveram a mesma resposta, ficando na mesma situação. Quando confrontado com este facto o atendente diz "pois, não sei."
Então, o meu filho questionou se o ginásio não tinha maneira de saber quem entrou nas aulas online, pois eles afirmam e justificam o valor cobrado por "não saberem" se usufruiu das aulas online. Perguntou se não existia nenhum tipo de log in ou registo/controlo sobre isso, foi lhe respondido que não. Curioso porque após ir averiguar o que era esse tal "UPTV" descobri que para aceder aos conteúdos do site é necessário um log in e é preciso ser cliente fitness up (inserir o número de cliente no registo). Logo, o ginásio tem de saber quem já algum vez se registou (que não é o nosso caso), no entanto, provavelmente as aulas online lá disponibilizadas serão as mesmas que são transmitidas em direto e gratuitamente no instagram público do ginásio ou seja, mais uma vez, não se justifica o valor debitado. Posto isto, o meu filho por ser menor de idade e sentindo se indignado com a situação decidiu que queria escrever no livro de reclamações, pelo que encerrou a conversa e pediu para que eu o acompanhasse no próximo contacto à receção. É de notar também, que antes desta situação e enquanto satisfeito com o serviço, o meu filho trouxe 3 amigos, para agora o ginásio revelar este tipo de postura, tanto para com os clientes na mesma situação, quanto para nós. Quando foi para o inscrever havia números telefónicos de toda a gente, ligavam diversas vezes para o meu filho enquanto ele não estava inscrito. Agora que já está e até já trouxe +3 é assim que procedem.
Entretanto ligou para vários amigos que frequentam o mesmo ginásio, incluindo os referenciados por ele, para saber o que iriam fazer em relação a esta situação, até que um (referenciado) lhe diz que contactou o ginásio a meio do confinamento, e após ter recusado os vouchers, foi lhe proposto o não pagamento das quinzenas procedentes até perfazer o valor pago até então.
Quando me foi possível, sábado, dia 01 de Maio fomos então à receção para obter uma resposta e confrontar o ginásio com esta nova informação, foi nos proposto novamente os vouchers e foram novamente recusados. Quando falamos na situação do amigo dele, e já que os atendentes de balcão não podem fazer muito mais do que oferecer os vouchers, pedi para deixar tudo anotado, tanto a nossa pretensão (obter a mesma proposta) quanto o meu número telefónico, para que mais tarde um superior me contactasse para esclarecer a situação, já que nesse dia não estava presente. Número esse que o ginásio tem de ter pois fui eu que o acompanhei na inscrição e ele é menor de idade, como referi anteriormente.
Mais uma vez, passados 2 dias úteis, nada. Ontem, dirigi me novamente à receção e já com a intenção de trocar de ginásio quando acabar o contrato. Questionei o porquê de não me terem ligado, afirmaram que não tinham o meu número, número esse que apontaram da última vez e que tem de constar na ficha do meu filho. Não pude falar pessoalmente com alguém superior pois "estava numa reunião", mais uma vez, apontaram o meu número telefónico e também a anotação que por este andar a pretensão é mesmo sair quando o contrato acabar. Aguardo mais uma vez contacto.
Acho inadmissível tanto a forma como procederam face ao fecho, quanto à forma como "apoiam" o cliente. Dizem que ligam e não ligam nada, ouvem o cliente mas respondem sempre o mesmo, e a única coisa que têm a oferecer é 30€ em consumíveis e outros 30€ a ver se ainda conseguem angariar mais alguém. De modo a que, se este assunto não ficar resolvido vejo me forçado a desistir desta cadeia de ginásios mal acabe o contrato pois o meu filho e eu não queremos estar a pagar para apoiar este tipo de atenção ao cliente.
Data de ocorrência: 5 de maio 2021
Fitness UP
Boa tarde
Nuno

Acusamos a receção da sua comunicação.

Reportamos a mesma para junto da nossa equipa de Apoio ao Cliente que irá contactá-lo no sentido de esclarecer a sua exposição.

UP Cumprimentos
5 de maio 2021
Aguardo, mais uma vez, o contacto.
5 de maio 2021
Aguardo uma resposta com a resolução do problema e não o envio de respostas tipo "minuta".
Fitness UP
7 de maio 2021
Boa Tarde
Nuno

Boa tarde Nuno

Contudo e em conformidade com a nossa conversa telefónica esperamos ter ido ao encontro da suas expectativas
e ter resolvido a mesma.

UP Cumprimentos,
Nuno Carvalho avaliou a marca
7 de maio 2021

Recomendo, mesmo após ter ocorridoum problema com um dos ginásios da marca, após a reclamação ter sido efetuada a mesma prontamente resolveu o sucedido.