Ginásios - Premium Fitness Clubs

Fitness UP - Desvinculação contratual

Themísis Oliveira
Themísis Oliveira apresentou a reclamação
7 de agosto 2019
No passado dia 05 de março de 2019, celebrei com o ginásio dirigido por V. Exas. situado no Braga Parque um contrato de frequência do mesmo, nas modalidades de plano anual, comprometendo-me a comparecer, sempre que possível, tendo aditivos de aulas do grupo prestige e bebidas vitaminadas. Ficou definido para o contrato uma duração anual e, para o serviço acordado, o pagamento combinado de 6,79€ semanais conforme contrato de adesão.
Durante os meses subsequentes, o contrato foi cumprido por ambas as partes, dentro das condições definidas, tendo eu efetuado todos os pagamentos nos prazos definidos, inclusive sendo retirado em débito direto. Infelizmente, conforme tive oportunidade de comunicar com antecedência, comuniquei a funcionários do ginásio, que não iria poder continuar a frequentá-lo, uma vez que passarei a ter Residência em outra localidade que não teria franquias da Fitness up ( Braga para Gaia), que a deslocação até a unidade mais próxima seria além da minha possibilidade ( cerca de mais de uma hora a pé e 2 autocarros, já que me encontro sem viatura própria) , além de que ocorreu também a mudança da minha atividade profissional autônoma noutro distrito, situado a algumas centenas de quilômetros do ginásio (GAIA) , conforme comprovativo apresentado presencialmente perante a funcionária.
Face ao descrito no parágrafo anterior, venho por este meio Comunicar que fui informada que seria retirado quantia correspondente ao período não frequentado dos 10 dias subsequentes ao da informação da rescisão, além dos valores já pagos referentes a 2 euros semanais por semana frequentada, portanto, a serviços que acabarão por não me ser prestados, CIENTE de que a Lei de Defesa do Consumidor, assim como o Código Civil resguarda o meu direito garantido para os fatos ocorridos, devido a imprevisibilidade do ocorrido e tendo em conta a reclamação feita em livro de reclamações e dirigido a entidade competente no momento da comunicação presencial da rescisão, venho tornar público o facto acontecido julgando que as cláusulas contratuais impostas por tal entidade são abusivas ao consumidor, nomeadamente sobre a imprevisibilidade de factos ocorridos contra minha vontade que levaram a rescisão contratual.
Data de ocorrência: 7 de agosto 2019
Fitness UP
9 de agosto 2019
Boa tarde Themísis

Informamos que a mesma está sob análise no Departamento de Apoio ao Cliente, e que entraremos em contacto consigo com a maior brevidade possível.

UP Cumprimentos

Jerusa Salgado
Themísis Oliveira
17 de agosto 2019
Face a resposta dada pela marca em questão, não dou por resolvida a situação exposta.
No e-mail enviado a mim pelo departamento de apoio ao cliente, foi me dito que a questão suscitada na presente reclamação teria sido pelo facto "de não concorda em pagar um valor que lhe foi apresentado aquando do seu pedido de cancelamento de contrato. " Mas o que foi questionado foi a quantia cobrada nos dias subsequentes a NÃO utilização dos serviços, por motivo de ter uma comunicação anterior, uma vez que me foi retirado e cobrado o valor de 13,58 referentes a semanas NÃO utilizadas logo após o cancelamento devido a mudança de residência e de trabalho, conforme pode-se ler na minha reclamação acima e no próprio livro de reclamação e no qual não obtive resposta.
Ainda dizer que embora a justificativa dada seja "Ao invés de cobrarmos a totalidade do contrato, o Fitness UP apenas quer ver restituído o valor da diferença de um contrato com vínculo para um contrato sem vínculo." colocando a justificativa por eu ter escolhido um plano promocional menos dispendioso que aderia ao contrato, ao invés de "ter um plano de ginásio mais dispendioso", não justifica em nada a reclamação aqui referida e também a cobrança da multa, ao qual considero particularmente abusiva contra o consumidor.
No mais, nesse mesmo portal têm-se diversas reclamações idênticas a cancelamentos contratuais e pagamento de valores devido a mudança de residência e trabalho deste mesmo ginásio, que espero sinceramente serem apreciadas e analisadas a respeito desses tipos de contratos por parte dos ginásios pelos órgãos competentes, devido a ferir integralmente o direito do consumidor.

Por fim , manifesto por esse meio, minha insatisfação com relação a essa empresa, na qual fiquei como cliente 2 ANOS e tive uma enorme decepção como cliente.
Sem mais considerações...
Fitness UP
23 de março 2022
Caro Sócio

Consideramos que a situação já se encontra devidamente resolvida, contudo, caso exista alguma dúvida adicional, por favor, não hesite em contactar-nos através do email: apoioaocliente@fitnessup.pt.

UP Cumprimentos

Jerusa Salgado