Fixando, Unipessoal Lda

Fixando - Esquema elaborado

Hugo
Hugo apresentou a reclamação
28 de setembro 2022
Depois de muita procura achei este um dos melhores sites de encontrar trabalhos, isto porque via pessoas a solicitar recentemente, quando me juntei como especialista tentava falar com vários clientes mas muitos nem sequer viam a mensagem, reportei à fixando e a resposta deles é que se o número for válido não devolvem créditos... Não percebo que sentido isto faz, aliás, um cliente que abordei disse-me que já nem estava interessado no trabalho mas não queria tirar a solicitação, quando reportei isto à Fixando disseram-me outra vez que desde que o número esteja válido não interessa mais nada, como já vi aqui no portal da queixa vou voltar a dizer: um bom esquema para se aproveitar de quem precisa de trabalho
Data de ocorrência: 28 de setembro 2022
Fixando
20 de dezembro 2022
Caro Hugo Serôdio,

Lamentamos profundamente que a sua experiência com a Fixando não tenha correspondido às suas expectativas.

Como explícito na nossa Política de Devolução de Créditos, os créditos gastos numa oportunidade de negócio são devolvidos automaticamente quando:
- O potencial Cliente não validou o número de telefone e após 72 horas a sua proposta de orçamento não foi visualizada;
- O potencial Cliente cancelou o seu pedido nas primeiras 24 horas. São excepção a esta regra as Categorias Urgentes.

Qualquer Especialista poderá ainda solicitar um reembolso dos créditos gastos nas seguintes situações:
- Após 72 horas a sua proposta de orçamento não foi visualizada, o potencial Cliente tem um contacto de telefone válido mas não atende as chamadas do Especialista.
- O potencial Cliente é desrespeitoso / utiliza linguagem imprópria com o Especialista através das mensagens trocadas na plataforma Fixando.

Todas as solicitações estão sujeitas a avaliação por parte da Equipa de Suporte Fixando, sendo esta uma avaliação individual e imparcial e a decisão depende de diversos critérios objectivos, nomeadamente dos critérios mencionados na Política de Devolução de Créditos, da demonstração de interesse por parte do Cliente na proposta, do motivo de denúncia apresentado pelo Especialista e da validação dos contactos do Cliente - sendo o cliente contactado quando for pertinente.

Compreendemos que possa ser frustrante para os Especialistas não conseguirem fechar negócio com todos os clientes. No entanto, conforme explicitado nos nossos Termos de Utilização, os Clientes Finais são os únicos responsáveis pelo conteúdo e rigor de qualquer informação prestada, isto é, pelos seus pedidos e actualização de estado dos mesmos. Compete, ainda, ao Cliente avaliar as propostas e serviços apresentadas pelos Especialistas, sendo a verificação e análise das mesmas da sua inteira e exclusiva responsabilidade. O Cliente pode, inclusivamente, optar por não selecionar nenhum dos Especialistas que o contacte para a apresentação das respectivas propostas, reconhecendo que a Fixando é um terceiro na possível relação contratualmente estabelecida entre Cliente e Especialista.

A Fixando, como uma plataforma de intermediação, limita-se, na sua intervenção, a recolher os pedidos dos Clientes Finais e as inscrições dos Especialistas prestadores de serviços, divulgando aqueles a estes, de forma a permitir o processo de escolha do cliente final.

Neste sentido, a Fixando não se responsabiliza pelo cancelamento de trabalhos, rejeição das propostas e/ou perda de interesse nos pedidos por parte do Cliente, independentemente do tempo que tenha passado entre a realização do pedido e a desistência do projecto (apenas se a mesma ocorrer nas primeiras 24h após o Cliente realizar o pedido, os créditos são sempre automaticamente devolvidos).

Assim, tal como explícito na Política de Devolução de Créditos, na denúncia de pedidos não é garantido que haja reembolso de créditos gastos.

Da parte da Fixando, não garantimos o cumprimento da prestação dos serviços nem a aceitação dos orçamentos enviados por parte dos Especialistas. Contudo, o sucesso dos Especialistas da Fixando é fundamental para nós e, por isso, da nossa parte, asseguramos que os clientes da nossa plataforma são sempre notificados cada vez que recebem uma proposta dos profissionais e posteriores contactos através do chat da plataforma. E, caso o cliente não tenha visualizado a proposta ao final de algumas horas, a Fixando volta a entrar em contacto contínuo com o cliente. Existem, inclusive, vários mecanismos presentes na plataforma de sensibilização e educação para o investimento financeiro dos Especialistas aquando a realização da proposta de orçamento e para a importância de contactar directamente com o Especialista após o recebimento de uma proposta (ainda que não seja uma resposta favorável) e de actualização do estado do pedido (em caso de adjudicação ou de já não necessitarem do serviço requerido).

Lamentamos qualquer incómodo que tal descrito possa causar, contudo são as directrizes em vigor.

Não obstante, compreendendo que os Clientes, ao mesmo tempo, têm o direito de procurarem a prestação do serviço externamente, perder o interesse e/ou a necessidade do serviço - situações estas alheias à Fixando e nas quais não temos controlo - aconselhamos sempre os Especialistas a comunicar com os Clientes através de chamada logo após o envio da proposta ou o mais brevemente possível, para garantir que toda a informação da sua proposta é transmitida de forma perceptível, tomar conhecimento do actual estado do pedido e incrementar a possibilidade de serem contratados. Caso estes não atendam, aconselhamos ainda ligar mais tarde noutro horário, como, por exemplo, ao final do dia, ou enviar uma mensagem através de SMS e/ou WhatsApp, de modo a combinar a melhor hora para contactar.

De qualquer forma, e sempre que considerar que as situações não respeitam os critérios de qualidade Fixando e se adequam na nossa Política de Devolução de Créditos, sublinhamos que poderá reportar o pedido na plataforma, no final da descrição do mesmo, de forma a que a nossa equipa possa analisar o mesmo e, caso se aplique, fechar o pedido e, se a denúncia se enquadrar, reembolsar os créditos gastos.

Da nossa parte, asseguramos que continuaremos a trabalhar todos os dias para optimizar a plataforma Fixando e contribuir para o sucesso dos profissionais que utilizam a plataforma. Infelizmente imprevistos acontecem, mas não é um sinal negativo, uma vez que vão sempre existir clientes com disponibilidade e necessidade pelos serviços que oferece.

Ficamos ao dispor para qualquer outro esclarecimento.

A Equipa Fixando