FiXiT Service Center - Reparação de telemóvel

Beatriz do Carmo Vieira Jara
Beatriz Jara apresentou a reclamação
5 de janeiro 2021
Boa tarde, venho por este meio demonstrar o meu descontentamento pelo serviço prestado pelo Sr. Dmytro Tkach, em meados de Maio dirigi-me à loja FiXITservicecenter para reparar o meu telemóvel com o problema de não carregar. O sr. disse que no dia seguinte estaria pronto e mandava mensagem. Passaram -se 2/3 dias e não obtive qualquer tipo de resposta, então a minha filha fez o favor de passar na loja e perguntar pelo telemóvel, à qual disseram que se tinham esquecido de o arranjar. No dia 1 de Junho, recebo a mensagem de que podia ir buscar o mesmo. O sr. Dmytro pediu desculpa pela demora e disse que tinha posto uns papeis por cima do telefone e que se tinha esquecido dele, quando cheguei a casa, coloquei o cartão da operadora e verifiquei que não o detectava. Desloquei-me novamente à loja e disse o que se passava, o sr. respondeu que estava tudo bem, depois começou por dizer que tinha apanhado humidade ... enfim com mil e uma desculpas. No entanto quando foi levar o telemóvel pela segunda vez pedi-lhe para que me guardar toda a informação do cartão de memória. Ao fim do dia a minha filha foi busca-lo e verificámos que continuava com o mesmo problema, e que o cartão de memória estava estragado. Em suma o telemóvel foi com o problema de não carregar, levou uma nova porta microUSB, quando liguei à corrente já dá sinal de carregamento mas quando o ligo ele não inicia. Venho então por este meio exigir a responsabilidade ao técnico.
FiXiT Service Center - Reparação de telemóvel
13 de janeiro 2021
Continuo a aguardar uma resposta
24 de fevereiro 2021
Boa noite,

1. No dia (22.05.2020) A primeira deslocação da Sra. BEATRIZ DO CARMO VIEIRA JARA com o número fiscal 152364099 às nossas instalações foi por motivo de que o telemóvel da marca HUAWEI cor DOURADO, Modelo CUN-L21, com número de série HMNBBCE6C1518930 e IMEI: 863533039946351 e o qual pela descrição da senhora "não ligava". O telemóvel foi revisado na frente do cliente: O equipamento não ligava, não dava qualquer tipo de sinal, os botões não reagiam, display não apresentava qualquer tipo de imagem, bateria estava abaixo da voltagem mínima (descarregada), o cabo de USB não tinha qualquer conexão com o telemóvel, não carregava, não conectava com PC, foi tudo verificado e demonstrado na frente do cliente, conclusão provisória: Micro USB danificado. Todos os acessórios, Cartão SIM e cartão SD devolvidos para o cliente, marcadores de umidade estavam INACTIVOS.

2. Após a desmontagem do equipamento, comprovou-se que a avaria é Micro USB (Porta de carga) além disso tinha as pistas de montagem as linhas de dados e alimentação do USB obstruídas, utilização imprópria, muito incorrecta, todas elas foram recuperadas com sucesso (sem qualquer custo adicional), e o MicroUSB foi substituído em seguida por um novo, o telemóvel voltou a funcionar normalmente. Foram feitos vários testes das funções básicas como:
Potência de carga - Amperímetro; - 0.99 mAh - OK;
Bateria - Multímetro - 3.9V - OK;
Conexão PC - ADB - Detectável - OK;
Botões físicos; Todos a responder Volume +/- POWER - OK;
LCD e Touchscreen - Marcador de emergência; Apresenta e responde - OK;
Tudo OK!

3. A senhora BEATRIZ JARA foi avisada por uma SMS (1.6.2020 15:51) após a conclusão da reparação. Em relação a demora do processamento do pedido, a senhora foi directamente avisada que vai demorar uns dias (mínimo 4 dias úteis), o facto de ter demorado uns dias extra foi devido a elevado fluxo de reparações - foi deslocado numa estante incorrecta onde tinha só documentos, verdade, já pedi desculpa pela demora.

4. No acto da entrega no dia (2.06.2020), novamente, o telemóvel foi revisado na sua frente, ligado, foi comprovada a conexão de Micro USB no computador, foi comprovada a carga estável, foram comprovados todos os componentes e parafusos na frente da Sra. BEATRIZ JARA, comprovado o LCD e Touch, comprovados os botões - telemóvel em pleno funcionamento. Avaria resolvida e comprovada na sua frente, indicadores de umidade confirmados na sua frente, continuavam inactivos(brancos). O cliente levou o equipamento.

5. Mais tarde Sra. BEATRIZ JARA volta novamente às instalações a informar-me que encontra-se com dificuldades de usar o seu cartão SIM. Brevemente, verifiquei o telemóvel, e observei que o SIM estava inserido ao contrário, o qual eu no mesmo instante virei e inseri de forma correcta e devolvi para o cliente, não verifiquei mais nada.

6. Depois, a Sra. BEATRIZ JARA insistiu que continuava com o telemóvel sem funcionar correctamente, facto do qual eu estranhei porque comprovamos tudo antes e estava tudo a funcionar na perfeição. Então comecei a fazer uma nova análise do zero. Poucos minutos depois verificaram se todas as janelas dos indicadores de humidade activas(vermelhas) na parte superior do equipamento e na parte inferior do mesmo. O telemóvel foi devolvido sem custos.

7. No dia (09.06.2020) a Sra. BEATRIZ JARA veio as instalações novamente com o pedido de copiar todos os dados do seu cartão MicroSD que estava inserido no telemóvel para um suporte de dados alternativo no caso (Pen Drive), foi aceite e mais tarde verificado que o cartão de dados MicroSD estava danificado, e impede a conclusão da tarefa. Devolvido sem custos.

Desde então não tive mais nenhum contacto com a Sra. BEATRIZ JARA. Até Dezembro de 2020 em que recebo um email automático deste serviço de reclamações, e não estava a receber antes só porque não tinha o meu correio electrónico de serviço sincronizado. Onde então verifiquei que ao longo dos tempos a Sra. BEATRIZ DO CARMO VIEIRA JARA insatisfeita com o meu serviço (do qual eu não tinha minimo conhecimento), estava a inserir reclamações uma após outra, no total de 3 (#42757820 - 2020-07-03; #48726020 - 2020-11-09; #52257821 - 2021-01-05) e comentar as próprias reclamações várias vezes.
A demora da minha resposta é simplesmente por motivo de não ter tempo por ter imenso serviço, e além disso tive dificuldades de registar-me através de login social nesta plataforma no entanto foi resolvido com sucesso posteriormente. E finalmente consegui Gerir a minha marca(para poder responder as reclamações), 3 delas, que são todas da Sra. BEATRIZ DO CARMO VIEIRA JARA, o qual não foi possível antes, pois mesmo depois de registar se com sucesso é necessário de passar por uma verificação e requer algum tempo e dados, ao contrário do processo da reclamação em si.

Agora, Exma. Sra. BEATRIZ DO CARMO VIEIRA JARA a minha resposta logo para todas as suas 3 reclamações (que são todas iguais) e também as questões e as dúvidas:

Em primeiro lugar quero lhe dizer, que ao repetir a mesma reclamação/pergunta não vai resolver o seu problema de outra forma ou melhor, nem melhorar a qualidade deste serviço online, pelo contrário vai dificultar a vida das pessoas que utilizam esse plataforma e também os que estão a geri-lo, incluindo a mim e a si, podia ter se deslocado às minhas instalações e conversar educadamente onde podia tirar todas as suas dúvidas em relação ao sucedido. Mesmo na internet, deve se sempre seguir a Netiqueta, sobre qual o mais certo a senhora nunca nem ouviu a falar, pode saber mais sobre, clicando nesse link:

Em segundo lugar chamo a atenção da senhora que deveria ter mais cuidado ao utilizar o seu telemóvel, pois trata-se de um equipamento no seu caso, sensível à humidade e não pode ser molhado nem salpicado com qualquer tipo de líquidos. Em excepção de alguns líquidos específicos, porém, não é a questão agora e não vou aprofundar o assunto.
O problema do seu telemóvel foi totalmente resolvido nas nossas instalações, e eu nao posso tomar a responsabilidade da senhora expor o seu telefone a umidade que corresponde a uma utilização totalmente imprópria do seu equipamento, sobre isso pode ler mais informações no manual de instruções do seu telemóvel. Ou então compra um telemóvel à prova de água. Além disso, a avaria com a qual veio aqui, foi novamente originada pela incorrecta utilização do seu equipamento por sua parte.

Em terceiro lugar, o cartão de memória que deixou aqui para copiar os dados na sua última visita estava totalmente inacessível, ou seja danificado, e isso é um problema bastante comum que pode ocorrer por vários motivos em qualquer momento, sobre isso pode ler e aprender mais aqui:

Em 4º lugar, eu não tinha conhecimento de que o seu telemóvel deixou de funcionar (carregar o sistema android parece) posteriormente (um mês depois, calculo pela data de reclamação), acabei de saber através da sua reclamação, passo a citar Sra. BEATRIZ JARA disse “Em suma o telemóvel foi com o problema de não carregar, levou uma nova porta microUSB, quando liguei à corrente já dá sinal de carregamento mas quando o ligo ele não inicia. Venho então por este meio exigir a responsabilidade ao técnico.”

Então sendo assim, o telemóvel ligava aqui, verificamos juntos, a senhora levou equipamento totalmente funcional e um mês depois deixou de ligar, e a senhora decidiu publicar três reclamações aqui em vez de chegar nas instalações e resolver o problema com educação. E além disso a senhora foi avisada após o dia que verifiquei a umidade dentro do seu equipamento que iria somente piorar a situação do telemóvel nesse estado e que deve ser feita uma lavagem ultra-som, simplesmente não quis ouvir ou entender e foi se embora.

Agora a minha pergunta, qual é a responsabilidade que está a exigir? Está a comprovar que o meu trabalho foi bem feito e funciona até hoje na sua frase citada (MICRO USB - Carrega). Os problemas alheios que está a descrever em todo o lado, é responsabilidade somente sua pois foram originados já depois, por si mesma. Não posso impedir-lhe de maltratar o seu telemóvel nem de utilizar de forma incorrecta. Nem exigir da senhora que deve aprender mais sobre MicroSD, MicroUSB, micro electrónica, ultra-som, Sistema operativo Android, como utilizar o telemóvel, como inserir SIM, como carregar, ou escrever online.

Espero responder a todas suas questões. Se tiver mais dúvidas não hesite em contactar.

Com os melhores cumprimentos.
Dmytro Tkach
23 de março 2021

Em primeiro lugar atendendo a lei de proteção de dados, os mesmos deviam ser protegidos (numero fiscal, IMEI...). Quem me diz a mim que não foi o Sr. que o não soube manusear, pois o feedback de outros clientes não são nada positivos, neste momento é a sua palavra contra a minha. Deixo apenas um alerta que a FIXIT Service Center deixa muito a desejar e com pouca confiabilidade.

Por ultimo a maneira como trato os meus equipamentos só a mim me diz respeito e é graças a esses descuidos que o Sr. tem emprego.

Cumprimentos
Beatriz do Carmo Vieira Jara
Beatriz Jara avaliou a marca
14 de outubro 2021

Não voltarei lá e direi a toda a gente os maus resultados que tive