56.7

Flypremium - Abuso de confiança, retenção indevida de viatura

Mafalda Martins Araujo
Mafalda Araujo apresentou a reclamação
3 de março 2021
Deixamos a nossa viatura para ser peritada na sequencia de um acidente em 23/10/2020 na oficina Flypremium na Rua Faria de Guimarães no Porto.

Contactamos a Flypremium telefonicamente em Dezembro após termos tido conhecimento por parte de um técnico avaliador a trabalhar para Empresa subcontratada pela Allianz que a nossa viatura estaria já arranjada, situação à qual éramos alheios e que estranhamos face às dificuldades em que estávamos a incorrer com as Seguradoras envolvidas à data e até hoje.
Nesse momento desconheciamos tal situação, nunca nos foi comunicado pela Flypremium qual o orçamento do arranjo ou dada qualquer autorização por nós para procederem ao arranjo da viatura sinistrada, a qual foi deixada na oficina da Flypremium apenas para peritagem por parte da Ageas Seguros.

Em vários contactos telefónicos foi-nos referido por colaboradora da Flypremium que efectivamente a viatura estava arranjada e que foi uma decisão da oficina pois as peças demorariam mais de 15 dias a chegar e queriam agilizar o processo para que depois da decisão da Seguradora não tivéssemos que aguardar mais tempo. Por várias vezes ao longo dos meses questionámos quem tinha dado autorização à reparação sem nunca tal nos ter sido indicado pela Flypremium
Presencialmente em 03/03/2021 foi confirmado ao meu marido, olhos nos olhos, por colaboradora da oficina que não teriamos dado acordo ao arranjo, existindo testemunha dessa afirmação.
A única autorização dada por nós foi para revisão da viatura, sugerida após contacto telefónico, tendo a Flypremium remetido documento para pagamento e este sido efectuado de imediato. Nunca até hoje recebemos qualquer orçamento ou factura para pagamento do arranjo do sinistro o que confirma que efectivamente não existiu da nossa parte autorização.
Não podemos deixar de estranhar que num contacto telefónico em 24/02/2021 nos tenha sido sugerido, agora por Responsável da Flypremium a activação da franquia de danos próprios do nosso seguro, sendo que aparentam estar em concordância com a postura da nossa seguradora (Seguro Directo) que faz Grupo com a seguradora do carro que nos embateu (segurado na Ageas Seguros) e que procedeu à peritagem. Tomaria a liberdade de pensar que parece ser um esforço concertado entre todas as partes para agravar seguros e garantir um serviço que nunca por nós foi autorizado nem a nós foi informado qual o valor, para benefício quer da Seguradora quer da Flypremium prejudicando-nos.
Quando dissemos que iríamos apresentar queixa na polícia se não perrmitissem o levantamento da viatura o discurso do responsável da Flypremium alterou-se e agora sugeriram que enviassemos informação do processo nas seguradoras de modo a verem se podiam interferir e desbloquear o mesmo pois teriam relações "privilegiadas" com as Seguradoras.
Mais uma vez estranhamos que só vários meses depois se tenham disponibilizado para tal.
Como das 4 seguradoras envolvidas, nenhuma nos imputa qualquer responsabilidade no sinistro mas duas imputam responsabilidades entre elas o assunto não se resolveu atá à data.
Não só não temos a viatura connosco, a qual foi reparada sem conhecimento de orçamento ou autorização da nossa parte, como tive oportunidade de constatar que está numa cobertura das instalações da Flypremium, ao sol e chuva, com várias marcas na pintura não só dos elementos como de animais que a sobrevoam, a degradar-se, mais uma vez prejudicando-nos.
Data de ocorrência: 3 de março 2021