• Edifício Amoreiras Plaza

FNAC - Alteração de configuração e formatação PC ASUS

Gabriela Contreiras
Gabriela Contreiras apresentou a reclamação
28 de outubro 2017

No dia 27 de Junho de 2015, adquirimos na loja da FNAC Cascais, um computador ASUS da serie K550JX-XX076H I, modelo FX50JX (Anexo 1), pelo valor constante no Anexo 2.
O computador nunca teve nenhum problema, sendo o seu desempenho excelente.
Em Janeiro último a bateria deixou de carregar, apesar de funcionar em plenas condições ligado à corrente elétrica, permanecendo assim até ao momento em que recorremos ao serviço pós venda da FNAC, em 25-06-2017 (Anexo 3).
O referido computador trazia de origem dois drives (C: e D:).
Recorremos ao serviço pós venda da FNAC, onde solicitámos a substituição da bateria, no entanto o funcionário que nos atendeu, informou que uma vez que o computador estava dentro da garantia, teria de ser enviado ao representante da marca, pois a bateria era parte integrante do mesmo e como tal, também estaria coberto pela garantia.
Alertaram-nos para a necessidade de procedermos a uma cópia da nossa informação existente no computador por uma questão de salvaguarda, assim procedemos, em momento algum nos informaram da possibilidade de qualquer alteração no computador..
Cerca de duas semanas depois, recebemos um SMS informando que a bateria, contrariamente ao esperado, se encontrava fora do âmbito da garantia e que a sua substituição tinha um custo de 57,55€. Aceitámos o orçamento via e-mail e uns dias depois recebemos novo SMS indicando que poderíamos levantar o computador (Anexo 5, Anexo 6 e Anexo 7).
Assim sendo na tarde do dia 15-07-2017 procedemos ao levantamento do computador.
Quando chegámos a casa e demos inicio à reposição das cópias de salvaguarda que tínhamos, verificámos que:
• O computador vinha ligado, facto que demonstra um serviço pouco cuidado.
• O desempenho do computador era demasiado lento face ao que era habitual no “nosso computador”
• O sistema operativo Windows 10 não correspondia à versão que tínhamos instalada.
• A drive D: tinha desaparecido
• O modelo do computador era agora um X550JX da serie X
Fomos analisar o relatório da intervenção, onde informavam que:
• Tinham procedido à atualização da BIOS.
• O sistema operativo tinha sido reinstalado para a versão original, mas a realidade é que o computador originalmente trazia o Windows 8.1 e o que instalaram foi o Windows 10 Home Edition.

Regressámos à FNAC e expusemos a situação, sendo que até à data já procedemos a três reclamações por escrito no respetivo livro de reclamações (Anexo 8, Anexo 12 e Anexo 13), sendo a última no passado dia 19-07 e uma internamente para a FNAC (Anexo 11), não levantámos o computador, contudo até à data em nada resultou pois a FNAC/ASUS alegam que:

• Que o modelo X550JX é o mesmo que o K550JX, mas a realidade é que no site da ASUS correspondem a series e modelos distintos.
• Que são procedimentos da ASUS formatar os discos e instalar os sistemas operativos e que o cliente deveria saber os protocolos da marca antes de entregar o computador para arranjo, no entanto no site da ASUS apenas falam de actualizações de software e não de sistemas operativos ou formatação de computadores.

A FNAC apenas nos contactou por SMS, sendo que a última vez no dia 22-07, informando que poderíamos levantar o computador, mas quando lá chegámos estava tudo nas mesmas condições.
Pelo exposto, solicitamos a vossa ajuda na para a resolução desta situação sendo neste momento nossa pretensão a devolução do valor de aquisição do computador e da bateria de substituição, baseada nos seguinte argumentos:
1. Porque a anomalia reportada padecia apenas da substituição de uma bateria, que é uma peça exterior do computador e para o qual não haveria a necessidade de qualquer das ações efetuadas.
2. Porque procederam à formatação do computador, sem necessidade alguma e sem autorização do proprietário.
3. Porque procederam à atualização de firmware, atualizando a BIOS, sem necessidade alguma e sem autorização do proprietário.
4. Porque alteraram o nome do computador sem autorização do proprietário.
5. Porque alteraram o nome do produto sem autorização do proprietário.
6. Porque não há como repor o computador tal como era de origem.
7. Porque não informaram o cliente, nem tão pouco pediram autorização, para fazer qualquer formatação, apenas sugeriram para o cliente proceder à salvaguarda da informação por uma questão de precaução.
8. Porque não informaram antecipadamente o cliente das ações a tomar, ficando o ônus da decisão da sua realização por parte do proprietário do computador.
9. Porque não faz parte de protocolo da assistência da ASUS, a formatação do computador, pois as informações disponibilizadas no site da ASUS, mencionam apenas para atualização de software e não formatação integral de qualquer disco ou atualização de firmware.
10. Porque considerarmos abusiva e até mesmo uma violação de privacidade, o facto de manusearem um objeto pessoal de terceiros, sem o consentimento prévio do proprietário.

Data de ocorrência: 28 de outubro 2017

este assunto não está já resolvido e concluído?