• Edifício Amoreiras Plaza

FNAC - Cancelamento de encomenda

Nuno Miguel Fernandes Diogo
Nuno Diogo apresentou a reclamação
19 de maio 2016

Venho por este meio reclamar a encomenda supra mencionada.
No dia 17/05/2016 11:28,confirmaram a recepção e o pagamento da minha encomenda ao qual ao qual atribuíram o Nº 07OFWY6106S4S, alegando que iriam proceder ao tratamento do meu pedido.
No dia 18/05/2016 ás 07:37, acusei novo email a informar-me que confirmaram a expedição do artigo em questão, pedindo desculpas por o mesmo ter sido expedido com atraso.
Qual o meu espanto quando hoje 19/05/2016, pelas 06:02, acuso um novo email da Vossa parte, informando-me que procederam ao cancelamento da minha encomenda ao qual atribuíram um novo Nº OUUNFCZIZN8X8, sem que para tal me tivessem elucidado da razão que motivou tal decisão.
Refira-se que no dia 14/05/2016, fiz login no site online da FNAC, completei todos os passos para adquirir o artigo em questão e, por fim procedi ao seu pagamento. Como tal retiraram de imediato o dinheiro da minha conta, fazendo-o vosso, cobrando-se de um serviço, como se já me tivesse sido prestado.
Note-se ainda que a loja online, em momento algum deu a entender ou colocou o sobredito artigo sem stock ou com a indicação de "ESGOTADO".
Eu acho inadmissível, uma loja com as dimensões da FNAC, aceitarem encomendas dos clientes, sem aferirem no respectivo inventário se ainda tinham disponível para venda os artigos em questão. Ainda para mais, produtos em promoção.
O preço com a percentagem em promoção do artigo que adquiri foi a Fnac quem o fez e decidiu colocar no site virtual.
É responsabilidade da Fnac e, não dos clientes, a aceitação e confirmação das encomendas que lhe são feitas, bem como inserção na respectiva página de vendas online a indicação do produto como "ESGOTADO", não tendo sido o caso, tal como acontece nas grandes lojas online por exemplo na " Amazon".
Pelo exposto, eu não posso sair prejudicado da compra que fiz, quando não existiu qualquer indicação em contrário a informar-me da não existência do referido produto para venda. A responsabilidade da colocação de artigos em promoção para alienação sem a indicação de "PRODUTO ESGOTADO", cabe aos gestores da página online da Fnac, a menos que seja intenção por parte dos mesmos, exercer Publicidade enganosa, agindo de má-fé com a intenção de atrair consumidores. Julgo que não seja o caso.
Assim, solicito que na falta do artigo que adquiri em promoção, me seja devolvido outro com igual características, de igual valor sem a promoção, uma vez que o erro e a responsabilidade na condução de todo este imbróglio não me ser imputada a mim.
Caso a minha pretensão que julgo ser justa, legitima e, servir para minimizar os transtornos que toda esta situação me está a causar, irei como cidadão/consumidor nacional titular de deveres, mas também de direitos, accionar todos os mecanismos legais ao meu alcance para que seja feita justiça.

Data de ocorrência: 19 de maio 2016