• Edifício Amoreiras Plaza

FNAC - Clínica fnac: mau serviço prestado

P S V
P V apresentou a reclamação
17 de setembro 2020
Dirigi-me à Clínica fnac, no dia 8 de Setembro, para intervenções necessárias em dois portáteis Apple. Fui atendido, sucessivamente, pelos jovens Daniel Pereira, Daniel Alves e Luís Requicha. O primeiro não soube apontar correctamente o meu endereço de e-mail – razão pela qual não recebi atempadamente o e-mail da Clínica fnac de dia 9 de Setembro – e não conseguiu transmitir ao segundo o que eu pretendia. Este último demorou o cliente na 2.ª exposição do serviço solicitado e, pela primeira vez, pediu os dados de acesso aos portáteis, em virtude da ineficácia do primeiro funcionário. Pedi que fizessem cópias integrais dos dados, 2 para o portátil de 2009 e uma para o de 2019, tendo eu deixado para esse efeito 3 discos externos (2 de 1TB, um de 2,5 TB). Solicitei igualmente que corrigissem falhas de desempenho no equipamento mais antigo – dificuldade de pesquisa na internet, surgia sempre uma página em nada relacionada com a pesquisa – e, no equipamento de 2019, referi que “crashava” com frequência e apresentava, reiteradamente, o teclado inactivo. Assinalei expressamente a necessidade de compatibilizar os equipamentos com a impressora CANON MG5350, dadas as dificuldades recentes em operações com os portáteis. Por fim, sublinhei ainda que desejaria a actualização dos programas e dos computadores. O técnico Daniel Alves informou-me de que o serviço estaria pronto no dia 9 de Setembro, ainda na parte da manhã, e que eu seria posteriormente contactado pela fnac para levantar o equipamento.
No dia 9 de Setembro, recebi uma chamada da fnac pelas 18:10, contacto que não pude atender por ter uma chamada em curso. A linha fnac não permite devolução da chamada sem custos para o cliente, e não voltei a ser contactado pela linha fnac.
No dia 10, rumei à fnac e quando fui recolher o equipamento informático enfatizei que os ambientes de trabalho deveriam estar conformes ao que tinha sido entregue à Clínica fnac, o que não acontecia de todo. Fui forçado a aguardar 3 horas para que repusessem, pensava eu, os ambientes de trabalho. Para meu espanto, Daniel Alves e Luís Requicha não sabiam onde procurar o ambiente de trabalho nos discos externos. Tive de ser eu a informá-los. Tornou-se-me evidente que não foram estes funcionários os responsáveis directos pelas operações feitas nos portáteis e só mais tarde percebi que estes jovens eram apenas mediadores entre mim e o técnico que surge referido nas guias: Amândio Ferreira, da PC Clinic, com o qual eu nunca contactei. Constatei igualmente que Daniel Alves não tinha averiguado, ou não tinha transmitido a necessidade de se verificar a questão da impressora no equipamento de 2009. Tive novamente de esperar que regularizassem esta situação.
Nas 2 guias de reparação da Clínica fnac, da responsabilidade do técnico Amândio Ferreira, constam, entre outros, os seguintes dados: Sistema operativo Windows 95. A que propósito, uma vez que os dois portáteis são Apple (de 2009 e 2019)? Além do mais, a guia relativa ao portátil de 2019 não refere, sequer, que é necessário fazer cópia dos dados.
No dia 10, após chegar da fnac e depois de aí ter perdido uma tarde de trabalho, verifico que os programas Word foram removidos e que o anti-vírus fora eliminado no portátil de 2019. Fui forçado a regressar à fnac, ainda no dia 10, o que implicou mais gastos em viagens Bolt. Constatei então que o colaborador Luís Requicha não sabia como instalar o Word nos portáteis, uma vez que solicitou informação escusada para esse efeito. Ulteriormente, admitiu que não era especialista em computadores Apple. Verifiquei que a Clínica fnac não fez as cópias integrais solicitadas – e também não atendeu a que duas dessas 3 cópias integrais diriam respeito ao portátil de 2009 – antes eliminou programas e informação essencial do meu ambiente de trabalho. Os iBooks, iTunes e o leitor 5K desapareceram. Este último tinha vários vídeos associados, um dos quais importantíssimo. Cansado das negligências da fnac, recorri à iStore para instalar parte dos programas eliminados: os Word e o anti-vírus. Fizeram estas diligências rapidamente e de forma gratuita. Esta epopeia ficou-me por 215 euros – serviços Clínica fnac que não respeitaram o que lhes pedi – e mais 9,11 euros pelas duas viagens Bolt extra. Que indemnização está prevista para o cliente neste caso?
Data de ocorrência: 17 de setembro 2020
28 de dezembro 2020
A resposta da fnac não é, de todo, satisfatória. Reparei também que o "Garage Band", que constava do portátil de 2019, foi à vida, como outros: desaparecidos em combate, na clínica fnac. No que aos portáteis diz respeito, esta clínica é o desastre perfeito.
26 de janeiro 2021
Em virtude do péssimo serviço prestado, terei de recorrer a outra loja para tratar de problemas com o Word (que surgiram posteriormente à intervenção fnac) e com o portátil mais recente. Enfim, é uma desilusão dispendiosa.
14 de fevereiro 2021
Comprei os dois portáteis Apple na fnac, os Word e outros produtos relacionados com os equipamentos, e é esta total falta de vergonha da fnac na assistência ao cliente que teve o supremo azar de confiar na clínica (ou será apenas cínica?) fnac.
P S V
P V avaliou a marca
6 de agosto 2022

A fnac é uma empresa que não só destruiu as boas discotecas que havia em Portugal, acabando por se revelar apenas dedicada a hits discográficos de reduzido interesse, como também se propôs comercializar outros bens de consumo, designadamente computadores, para os quais não tem equipa técnica para zelar pelos interesses dos consumidores. A assistência técnica da fnac é péssima.