• Edifício Amoreiras Plaza
  • contacto@fnac.pt

FNAC - Garantia não aceite

Luis Pereira apresentou a reclamação
15 de setembro 2020
Ontem, dia 14/09/2020, dirigi-me à Fnac do Fórum Almada para accionar a garantia de um produto que comprei a 10/11/2017 (TP-Link AV500 Powerline Wifi Kit). Sendo que a garantia para a generalidade dos produtos é de 2 anos, este explicitamente diz na caixa que o fabricante dá uma garantia de 3 anos. Considerando a informação constante na caixa (que influencia o consumidor no momento da compra) a garantia deste produto é de 3 anos e como tal, tendo avariado agora, está perfeitamente dentro das condições da garantia.
No entanto, a Fnac diz-me que na loja só aceitam 2 anos de garantia e que eu teria de entrar em contato com o fabricante para fazer vingar o meu direito de garantia de 3 anos.
Sinto-me lesado nos meus direitos. Não concordo com esta postura da Fnac que no momento da venda não me disse que a garantia era menor do que a indicada no produto. É a Fnac que tem o contato com o fabricante/distribuidor e não eu, consumidor final, que tenho de procurar em Espanha, ou na Alemanha ou onde quer que seja (já que em Portugal não existe) o contacto do fabricante/distribuidor.
Pretendo fazer vingar o meu direito à garantia nos mesmíssimos moldes em que o produto me foi vendido pela FNAC: se no momento em que me venderam o produto ele tinha 3 anos de garantia então quando é necessário accionar essa mesma garantia a FNAC não se pode escusar às suas responsabilidades.
Data de ocorrência: 15 de setembro 2020
25 de março 2021
9 de abril 2021
22 de abril 2021
Continuo à espera que a FNAC respeite a garantia.

Mas você deu-se ao trabalho de ao menos pesquisar por um contacto da marca? parece-me que não a marca tem contactos disponíveis no site. e não a fnac ou qualquer outra marca, não tem a obrigação de aceitar esse artigo em garantia.

A FNAC só tem obrigação de vender e depois quando há problemas o cliente é que tem de lidar com o fornecedor num país estrangeiro, é isso que acha? Lamento que pense que os seus direitos são tão limitados.

Ver perfil de
9 de abril 2021

Não senhor Luis, o senhor é que acha que tem direitos, os quais que nem sequer existem.
A Fnac enquanto vendedor, se o mesmo não estiver publicitado em nome da FNAC ou o Contrato assinado não for com a FNAC dos anos adicionais de garantia a mesma não tem que assumir os restantes anos de garantia.

Para referencia: Decreto-Lei n.º 84/2008:

f) «Garantia legal», qualquer compromisso ou declaração assumida por um vendedor ou por um produtor perante o consumidor, sem encargos adicionais para este, de reembolsar o preço pago, substituir, reparar ou ocupar-se de qualquer modo de um bem de consumo, no caso de este não corresponder às condições enumeradas na declaração de garantia ou na respectiva publicidade;

g) «Garantia voluntária», qualquer compromisso ou declaração, de carácter gratuito ou oneroso, assumido por um vendedor, por um produtor ou por qualquer intermediário perante o consumidor, de reembolsar o preço pago, substituir, reparar ou ocupar-se de qualquer modo de um bem de consumo, no caso de este não corresponder às condições enumeradas na declaração de garantia ou na respectiva publicidade;

Neste caso a garantia será voluntaria, pois conforme as condições de garantia expostas na FNAC(contrato assinado entre si e a FNAC ao efetuar uma compra na loja) só tem a obrigação legal de aceitar dentro dos dois anos, como já se estende para alem dos dois anos, a extensão de garantia sera assumida PELO PRODUTOR, visto essa mesma estar a ser publicitada pelo produtor e não pela FNAC.

Como o sr Miguel Santos indicou contacte a marca diretamente

Lamento informa-lo mas, deixe de ser ignorante e comece a pesquisar melhor. :/

cit.: "Lamento informa-lo mas, deixe de ser ignorante e comece a pesquisar melhor. :/"
Fiquei deveras impressionado com o seu nível de conhecimentos e educação. Adiante.