Venho por este meio apresentar uma reclamação relativa a uma compra efetuada através do marketplace da FNAC. Comprei um produto que foi expedido da China, mas o pagamento foi feito diretamente à FNAC, pelo que esperava naturalmente receber uma fatura válida com NIF português para poder inserir como despesa na minha atividade.
Contactei o apoio ao cliente da FNAC para solicitar essa fatura com o meu número de contribuinte, mas informaram-me que esse pedido teria de ser tratado diretamente com o vendedor externo (que opera a partir da China). O vendedor acabou por enviar uma "fatura" por e-mail, mas esta não tem qualquer validade legal em Portugal, sendo emitida por uma entidade chinesa sem qualquer menção ao IVA português ou à legislação fiscal aplicável.
O produto foi comprado com uma taxa de IVA de 23%, incluída no preço final, o que reforça ainda mais a minha expectativa de receber uma fatura válida em território nacional. Ora, se a venda é feita através da plataforma FNAC e o pagamento é processado por esta empresa, considero inaceitável que a responsabilidade fiscal seja completamente delegada ao vendedor externo, ainda por cima fora da União Europeia.
Data de ocorrência: 8 de maio 2025
Para deixar o seu comentário tem de iniciar sessão.