• Edifício Amoreiras Plaza
    Rua Prof. Carlos Alberto Mota Pinto, n.º9, 6ºB
  • contacto@fnac.pt

FNAC - Recusa em devolução do dinheiro de artigo no prazo legal após a compra

Nelma Pimentel apresentou a reclamação
5 de abril 2021
Fiz uma reclamação dia 28/03/21, por recusa de devolução do valor monetário de um smartphone Samsung A20 que comprei na Fnac dia 7 de Março de 2021. O Smartphone em causa tem provavelmente problemas no software de origem pois tive outro smartphone que teve exatamente o mesmo problema. Passado 10 dias da compra tive que fazer reinicialização do sistema de origem e instalar as apps básicas. Continua a dar problemas nas aplicações e escrita. Na fnac, dia 28 de Março, dia em que fiz a reclamação, foi-me dito que mesmo não tendo expirado os 30 dias tinha de ir para garantia e não devolvem o dinheiro. Eu perguntei como sei se o smartphone está avariado dentro de uma caixa selada. Resposta: vai para garantia. Perguntei "e agora, fico sem telemóvel? Se me acontece alguma coisa fico incontactável durante 1 mês se for o caso?". A resposta foi clara: pois, lamento, são regras internas, não podemos fazer na nada.
Até receber o que é meu por direito e contactados no prazo legal, não vou descansar. Contactei 2 vezes por email para a Fnac e 1 vez por telefone, após queixa no livro. Ninguém me soube dar uma resposta. Até lá ando com um telemóvel novo obsoleto.
Data de ocorrência: 5 de abril 2021
8 de abril 2021
8 de Abril de 2021 continuo sem qualquer resposta da parte da Fnac. Nada. Nem está sequer rececionada a queixa que fiz no livro da Fnac Colombo dia 28 de Março no site RTIC. É uma vergonha e falta de respeito para com os clientes.
Deixarei de ser cliente Fnac de certeza absoluta. Vergonhoso.
9 de abril 2021
Mais um dia que passou sem qualquer resposta da Fnac. Contactei a ASAE e enviei a minha cópia da reclamação visto não existir qualquer recepção da queixa e resposta da Fnac no site RTIC. Assim sendo enviei mais um email à Fnac a pedir uma resposta. Principalmente porque o silêncio não faz o smartphone funcionar mais ou menos ( ou melhor, funcionar apenas).
10 de abril 2021
Ontem após 4⁰ email enviado à Fnac, foi me respondido o seguinte e passo a citar "a resposta à reclamação será facultada no prazo para o efeito de 14 dias úteis . Voltaremos ao seu contacto assim que hajam novos desenvolvimentos sobre este processo."
Mais 14 dias?! Para me darem uma resposta simples e óbvia?! Se é por falta de recursos humanos então contratem mais pessoas, estão muitas no desemprego que querem e precisam de trabalho. Mas sinceramente o que me parece é mais para o lado de "ah, esta que espere mais 14 dias, pode ser que desista ou que o telemóvel se parta e assim assunto resolvido para nós". Só que, meus caros senhores da Fnac, nem uma coisa nem outra. Por este andar talvez mais perto do Natal tenha o assunto resolvido. Talvez.
10 de abril 2021
Liguei hoje para a Fnac, mais uma vez. No atendimento ao cliente pós venda lá tiveram que levar comigo outra vez...A resposta não me surpreendeu... "Tem que esperar os 14 dias!" Tenho o quê?! Ouça, se vocês são uns incompetentes não é culpa minha. encaminhe esta chamada gravada para a Fnac Colombo, e diga que dia 15 vou lá pessoalmente e a coisa aí vai ficar muito feia. Faça pressão, envie email, pombo correio, o que quiser. "Ah, eu não posso fazer nada, tem de esperar os 14 dias". Eu acho que que falou comigo deve ter sido um robot ou atendedor automático porque não disse mais nada a não ser isto, e nem se disponibilizou a tentar ajudar. Se até dia 15 não tiver resposta vou pessoalmente a Fnac Colombo e vou trazer o meu dinheiro a bem ou a mal. A escolha é vossa, Exmos. Srs. da Fnac. Disse.
12 de abril 2021
6º email enviado sem resposta alguma.
13 de abril 2021
O sr suposto Antonio Nascimentos, acérrimo defensor dos direitos da fnac e que disse publicamente no portal que eu era ignorante, fez copy paste da resposta que me deu e insultou também outro utilizador lesado na FNAC. Reportei como Spam . E no 6⁰ email que enviei à fnac fiz referência ao espécime.

O mais curioso, ontem à tarde 12 de Abril, esse perfil no Portal da Queixa tinha simplesmente deixado de existir. Criado a 9 de Abril .

Curioso não?
15 de abril 2021
Cantactada a ASAE, hoje e legalmente informada, é o último dia para a FNAC apresentar a solução para a minha situação. Se até ao final do dia de hoje não tiver uma resolução, a ASAE informou-me para enviar para o seu email a minha folha do livro de reclamações da FNAC Colombo , com cópia de todos os e-mails enviados a pedir resolução e cópia da queixa no portal.
16 de abril 2021
Tendo-me deslocado ontem à Fnac Colombo para saber estado da minha queixa, visto ontem ser o último dia de prazo legal para a minha queixa no livro e resposta ter de constar no site RTIC, além de a gerente do turno da manhã de ontem da Fnac Colombo me ter garantido que até às 21h de ontem receberia email a indicar a resposta da entidade, tal não aconteceu, como de resto já esperava. Assim encaminhei para a ASAE a minha cópia de queixa no livro + os 6 emails sem resposta enviados por mim para a Fnac + indicação de 3 chamadas telefónicas para o apoio ao cliente Fnac gravadas. Se só assim resolvo a minha situação, que assim seja.
19 de abril 2021
Recebi um email da FNAC a excusar-se de qualquer responsabilidade e afirmando que o smartphone teria que ir para garantia e eu recusei. Nada que eu não soubesse já. E como estou farta desta situação resolvi o problema à minha maneira. Assim sendo fiquei a perceber o porquê do telemovel não funcionar corretamente: tinha um defeito na motherboard original. Assim a FNAC vendeu-me 2 telemoveis num espaço de 3 anos, os dois com problemas no software e harware de origem, recusou qualquer responsabilidade por vender aparelhos electronicos já avariados e com defeito. Quando hoje falei com a gerente FNAC Colombo, foi muito pouco ou nada prestável, falava por cima de mim constantemente e disse, passando a citar " agora você é que tem de pressionar a a ASAE". Como?! No momento a seguir ligo para a ASAE e respondem que isso é um autentico disparate ( nada que me admire) e aconselhou a fazer outra denúncia no portal da ASAE. Além de ficarem com o meu dinheiro, ainda acham que podem tudo e fazem os clientes de parvos. Posto isto dou por terminado esta queixa que já vai longa e que fica SEM RESOLUÇÃO POR PARTE DA FALTA DE VONTADE DA FNAC.
28 de junho 2021
A ASAE quis que eu submetesse novamente queixa quando me contactaram em Maio, ao qual eu respondi que não faria sentido visto o telemóvel já não estar em minha posse e ter descoberto o problema na motherboard noutra casa de telemóveis. Assim sendo não ficou resolvida. Nem nunca ficará. Deixei de ser aderente Fnac. E nunca mais serei. É a vida, uns perdem outros ganham. Mas não deixei de indicar ao colega (da dita senhora que me mandou pressionar a ASAE e cancelou o meu cartão) o motivo do mesmo cancelamento.
Não que isso me adiantasse de muito mas ao menos ficou a a saber a chefia que tem. Se é que não soubesse já.
22 de julho 2021
Vou marcar como resolvida um coisa que nunca ficou resolvida. Para que fique claro.
Nelma Pimentel avaliou a marca
22 de julho 2021

Pessimo serviço de apoio pós venda e informações falsas e omitidas aos clientes no ato da compra para promover vendas.

Meta-se na sua vida. Eu não venho para o portal da queixa para insultar outros utilizadores portanto não admito que o façam. Se o sr. sem foto acha que sou ignorante, então devia estar no meu lugar e pagar as minhas contas . Quando o fizer, sim poderá dizer. Até lá, remeta-se à sua insignificância. Ninguém pediu a sua opinião. Eu pelo menos não. E não venha com as tretas que estamos num País livre, democracia blá blá blá. Sim realmente estamos num país livre onde as grande empresas lucram e ganham milhões e vendem artigos com pompa e circunstância que não valem um chavelho. Fui enganada pela FNAC uma vez, a segunda não passa. Para si pelos vistos passam todas. Custuma dizer-se que quem não tem nada de bom para dizer deve ficar de boca fechada. E é por muitos que fecham a boca e não reclamam porque a empresa lhes consegue dar a volta, que continuam a faturar. Agradeço o seu comentário mas veio perder o seu tempo. A sua opinião para mim vale tanto como o telémovel que venderam na FNAC, ou seja zero.

Ah e já agora sr Presumido António Nascimento, acho o seu perfil curioso; criado a 9 de Abril de 2021, zero reclamações, 2 comentários, sem foto, sem actividade recente. Fez um perfil no portal da queixa ontem de propósito para me vir insultar, ou foi mesmo porque não tem mais nada que fazer? Ganhe juízo, já deve ter idade para isso.