• Edifício Amoreiras Plaza

FNAC - Reparação de iPhone

Sandra Abelo
Sandra Abelo apresentou a reclamação
22 de agosto 2019

No dia 27/05/2019, dirigi-me à loja da Fnac do almada forum, ao balcão do serviço de apoio ao cliente , com a finalidade de consultar os colaboradores sobre a reparacao de uma pequena avaria num Tm iPhone 7 34 G... O tm estava completamente novo no exterior e software, apenas tinha deixado de ter
sim ao efetuar/receber chamadas , ou seja , tudo que era redes sociais, som do toque, msg, funciona em pleno, à exceção da conversão ... Após expor a situação ao colaborador,, transmitiu-me que voltasse dentro de uma hora mais ao menos..
Regressei passado três horas , pediram para que esperasse mais uma hora.. Após todo o tempo de espera , entregaram-me o Tm e informar-me que o problema era a coluna áudio superior mas que não conseguiram reparar , pois fazia ruído quando a colocação de uma nova. ..Quando já ia embora reparei que o Tm se encontrava com algo que parecia um risco e questionei-os nesse sentido, ( como disse antes , o Tm encontrava se em perfeitas condições, inclusive tinha uma proteção de vidro), a resposta foi que não , que estava tudo bem, ao ligar a Tm , a luz do ecram permitiu-me a percepção de que o vidro se encontrava completamente rachado ao longo de todo o Tm , questionei o sucedido , e a resposta foi, “ que apenas tinha estalado numa pontinha quando abriram o Tm), o que não era verdade.
Solicitei de imediato a reparacao do mesmo , uma vez que este tinha sido entregue em perfeitas condições .. A resposta foi que o caso tinha que ir pra apreciação, respondi que não fazia sentido tal apreciação, se o dano foi provocado por elas, tinha de assumido pelos mesmos. A resposta foi a mesma , não efetuaram a troca é que o caso tinha de ir para apreciação.. Não tendo nenhum outro Tm de substituição, tive de ir embora com o Tm naquela condição.
Voltei passado uma semana, chamei o responsável e expôs o caso , dado que era situação inadmissível, o fato de terem quebrar o vidro e além de não terem arranjado , ainda tentaram omitir o sucedido... Entretanto já tinha chegado o r dessa tal apreciação.. A resposta dada pelo responsável de loja na altura, foi que a Apple assumia o dano no valor de trezentos e poucos euros ( não sei o valor ao certo mas era mais ou menos isto) e que eu só tinha de pagar a diferença no valor de cento e poucos euros para um equipamento novo e de igual modelo.. No momento eu estava indecisa, e foi o próprio responsável aconselhar a troca , uma vez que ficava com o problema resolvido é só tinha de pagar a diferença é ficava com um equipamento novo ... É de salientar que foi o próprio responsável a fazer as contas no computador do balcão do apoio ao cliente ( para me
informar da diferença do custo de um novo, pois eu não fazia a mínima ideia),e encontravam-se no balcão mais quatro colaboradores a participar na ação.
Como de momento não tinha outra móvel , para poder substituir, fiquei de voltar para a entrega do equipamento.
No dia 24 de junho da presença do meu marido e mais quatro colaboradores presentes no balcão ( mais uma vez ocorrentes da situação) , fui entregar o Tm e a informação, relativa ao exchange as condições forem novamente repetidas e coincidentes com as que o responsável de loja me tinha informado, relativamente aos valores da troca.
Passaram três semana sem qualquer contato da Fnac no sentido de poder ir levantar o novo equipamento.. Desloquie-me então à loja para perceber o porquê da ausência de resposta até à altura e fui informada que já podia efetuar a troca mas o valor a pagar era o contrário , ou seja , eles assumiam os cento e poucos euros e eu teria de pagar os trezentos e tal.. É claro que se a indignação já existia devido a todo o mau serviço prestado , aquele era o cúmulo..Solicitei novamente a presença do responsável do balcão para expor a situação , que me respondeu que não tinha autoridade para resolver a questão .. Mais uma vez, fique sem Tm e continuei à espera.
Passado mais ou menos duas semanas, recebi uma chamada telefónica da Sra (*), responsável do Back office que me transmitiu que a situação tinha sido apresentada à Administração e o Sr. Diretor (**) disse que o seu colaborador tinha feito uma pequena confusão ao transmitir os valores na altura e para me “ compensar “em vez de 180/190 algo do género ( inicialmente falado que eu iria pagar , agora invertido), eles assumiam 200€, ou seja , mais 20€ , e eu continuaria a pagar os trezentos e tal ...Ridículo, para não dizer gozar com o cliente, não esquecendo que o dano causado pela Fnac , ou seja a quebra do vidro, tem um custo de 149,90€ ,
somado ao valor da película, seria aproximadamente o valor que “ gentilmente e para me compensar “, a Fnac me oferecia, ou seja , nenhum . uma vez que a reparacao dos danos causados pelos mesmo , acedia , praticamente aquele valor.

É de salientar que quatro pessoas para além do responsável participaram nesta conversa , na primeira intervenção e outras quanto pessoas/colaboradores na segunda , ou seja , quando voltei para entregar o Tm e a informação/valores fora sempre coincidentes , ou seja , eles assumiam os trezentos e pouco e eu os centro e pouco na troca do equipamento.

Concluindo:

Para além do péssimo serviço prestado desde do início e da tentativa de me enganem ao partir o vidro e não darem conhecimento.. Solicitei a resposta da Administração por escrito e foi-me dito que tal não era possível, pois não é procedimento da Fnac .. Solicitei um contato telefónico ou um e-mail , para poder contatar o responsável, também foi informada que tal não era possível, ou seja barram o cliente a qualquer troca de informação com os responsáveis, a não ser presencialmente...

Inclusive perdi toda a informação que continha naquele Tm ,pq a troca não foi imediata, e não tinha gravado na claude , porque isso exigia um custo é de momento não tinha disponibilidade financeira para tal.

Devido à demora na resolução fui obrigada a comprar outro equipamento, por me encontrar sem nenhum ,o que prejudicou gravemente a minha situação financeira, desnecessariamente uma vez que o anterior reunia todas as condições necessárias para as minhas necessidades.

Sinto-me lesada, desrespeitada, enganada,
por uma entidades como a Fnac que devia primar pela qualidade,
honestidade de serviço e tal não acontece, uma vez que , faz o que bem entende lesando os clientes.

Atentamente,

Sandra Abelo