António Meireles, S.A

Meireles - Fogão meireles e 604 x - entregue sem ficha electrica

Carla Monteiro
Carla Monteiro apresentou a reclamação
7 de setembro 2018

Cópia desta reclamação enviada também através de formulário pelo vosso site.

Gostaria de vos dar conhecimento da situação que estou a vivenciar depois da aquisição de um fogão vosso através da Worten:

Encomendei on-line um Fogão MEIRELES E 604 X.

A entrega correu normalmente, mas qual não foi o meu espanto quando fui informada que não trazia ficha elétrica. Vem o cabo e cabe ao cliente proceder à instalação! Isto não faz nenhum sentido! Nem tão pouco existe informação prévia sobre este facto, É a mesma coisa do que me entregarem um frigorífico sem ficha! Ainda pensei chamar um eletricista lá a casa para fazer a instalação, mas depois lembrei-me que isso poderia comprometer a garantia do produto. Liguei para a linha de apoio ao cliente que me disse que podia solicitar o serviço numa loja Worten, mas que claro tem custos! Após fazer uma reclamação no portal da queixa a Worten ofereceu-me a instalação elétrica.
Ontem o técnico deslocou-se a minha casa e eis que me diz que não pode fazer a instalação porque tenho de ter uma caixa de derivação. Como? Uma quê? Fico atónita. Ora bem, eu comprei um fogão. Não um equipamento complicado, não um equipamento industrial. Comprei, na qualidade de consumidora leiga, um eletrodoméstico para uma cozinha normal e assumo que como todos os outros eletrodomésticos eu só tenho de ligar à ficha! Até porque - recorde-se - não há qualquer informação em lado nenhum seja no site da Worten, seja na linha de apoio ao cliente, seja nas lojas que é preciso instalações especiais para ligar o fogão! E claro que a assistência elétrica providenciada pela Worten não executa este tipo de trabalhos! Tenho de ser eu a contratar um eletricista para montar uma caixa de derivação na minha cozinha para poder ligar o raio do fogão! Eu não sei em que mente isto fez sentido, mas na minha, não faz nenhum. Eu comprei um fogão, eu só queria poder ligá-lo e cozinhar, ponto.

Liguei para a Worten, pois face a tantas dificuldades prefiro devolver o fogão. Estou a aguardar que me liguem para me confirmar se aceitam ou não a devolução, visto que já passaram os 15 dias de troca. Pois...é que o tempo voa entre informações mal dadas e visitas de técnicos...

Aguardo novos desenvolvimentos nesta saga. Considero que quer a marca que vende, quer a marca que fábrica estes fogões - Meireles -deve repensar a sua política de informação ao cliente e de pós-venda. O que está a acontecer comigo, não lembra a ninguém.

Com os meus melhores cumprimentos,

Data de ocorrência: 7 de setembro 2018
Carla Monteiro
10 de setembro 2018
Resposta da marca:

"Bom dia Exma. Sra. Carla Monteiro,

Desde já agradecemos o seu contacto e preferência pela marca Meireles.

A caixa de derivação é a caixa que se encontra por detrás de uma ligação com ficha, só é necessário abrir a caixa e ligar diretamente nos fios, não é um procedimento complexo, mas é aconselhável ser realizado por um técnico especializado, tal como é informado no manual de instruções dos produtos.

Alguns clientes preferem converter o cabo numa ficha elétrica para ligar na tomada, é possível, mas não é recomendável devido à potência do fogão.

Alguma questão adicional estamos ao dispor.

Com os melhores cumprimentos,"

Relancei:

"Bom dia,

Obrigada pelo rápido feedback.

As razões pelas quais o fogão vem sem ficha podem ser legítimas mas essa informação não é dada em lado nenhum e um consumidor leigo não é obrigado a saber tal coisa.

Eu não tenho nenhuma caixa de derivação nas redondezas do fogão. Só tenho uma tomada elétrica normal.

Quanto à instalação ser da responsabilidade do consumidor fico um pouco confusa face à informação constante nos vossos manuais.

Pedia o vosso esclarecimento.

Grata pela atenção,"

E resposta final:

"Bom dia,

A alimentação do cabo elétrica é a ligação que o fogão leva, todas as partes elétricas estão ligadas ao mesmo cabo para ser possível a instalação.

O esquema demonstra como têm ser colocados os fios caso seja necessário realizar uma adaptação à instalação da casa, que pode ser monofásica, bifásica ou trifásica, essa alteração terá de ser realizada por um especialista podendo ser o fabricante, serviço pós-venda ou pessoas qualificadas, esse esquema refere-se à alteração do cabo de alimentação e não à instalação do produto.

Com os melhores cumprimentos,"

A ter em consideração quando pensar comprar um fogão eléctrico em particular desta marca... :(
Meireles
24 de outubro 2018
Bom dia Exma. Sra. Carla Monteiro,
Conforme foi informado por e-mail o qual transcreveu:
“ A razão pela qual os fogões não levam ficha elétrica é por questões de segurança, nenhum modelo de fogão leva porque os mesmos têm de ser ligados a uma caixa de derivação por causa das potências, o mesmo se passa com os fornos elétricos de encastre.

A instalação dos produtos é da responsabilidade do consumidor, algumas lojas oferecem o serviço, quando o mesmo não é oferecido cabe ao utilizador proceder ou contratar a instalação.”
É dever do consumidor procurar informar se o produto que está a adquirir preenche os seus requisitos, para isso pode contactar a marca ou solicitar informação na loja, é impossível para nós enquanto marca enumerar todas as caraterísticas que o produto tem, no entanto, uma consulta ao manual, disponível no nosso site, seria suficiente para perceber qual o tipo de ligação.
Atentamente
Marketing Meireles