Eu, Francisco Mendes, em 16 de Março de 2000 adquiri um veículo Ford Ranger SuperCab 4X4 novo ao concessionário oficial Ford da Figueira da Foz.com o nome Figueirauto, Lda.
Em 27 de Setembro de 2000 este deu entrada na Auto Garagem de Coimbra (concessionário oficial em Coimbra), por este ser o concessionário mais próximo da morada do proprietário do veículo, pela 1ª vez devido a dificuldades de travagem com 7610 Km, no qual ficou 2 dias. Foi feito 0 pedido da bomba principal de travões, na mesma altura foi alertado para um possível problema na caixa de velocidade, devido a esta ao efectuar a marcha atrás começar a cheirar a queimado e perder força;
Apenas dois meses depois é que houve disponibilidade de peças, tendo sido o veículo reparado em 10 de Novembro de-2000, e quando o veículo foi entregue fui informado que tinha sido mudada a bomba de travões, e que a caixa de velocidades não tinha qualquer problema;
A 15 de Novembro de 2000 foi de reboque para a Auto Garagem de Coimbra novamente com os problemas de travões e com a embraiagem queimada, mas ainda a andar, a poder engrenar as mudanças, com 8900 Km, tendo sido mudado o disco de embraiagem, esta foi experimentada pelo chefe de oficina ao lado do dono, mas neste teste esta começou novamente a cheirar a queimado, tendo este dito que o veiculo não tinha forca, nem poderia andar com cargas, mesmo sendo um veiculo de mercadorias.
Devido aos problemas mecânicos continuarem, nomeadamente as dificuldades de travagem, 0 veículo foi levado a um centro de inspecções em 19-06-2001 com apenas 9300km, para realizar uma inspecção facultativa devido a obrigatoriedade desta ainda não ser necessária, 0 qual deu um parecer de que esta tinha graves deficiências nos travões (chumbou com 0 grau máximo, grau 3);
Na data de 03-07-2001 com cerca de 10.000 krn, realizou a l" revisão no concessionário oficial Ford Auto Sobral, em Soure, em que lhe foram detectados problemas nos travões e embraiagem, 0 qual fez 0 pedido das peças ao importador da marca Ford Lusitana;
A 16-08-2001 com 12.500 Km, 0 veículo fica sem embraiagem, a qual teve de ir de reboque para o concessionário Auto Sobral ao abrigo da garantia para ser reparado.
O importador da marca Ford Lusitana recusou o envio das peças, estando até á presente data parada neste concessionário ao sol e chuva. (10 anos!!!!)
A situação foi comunicada à Ford Lusitana, tendo esta respondido que qualquer problema é da responsabilidade dos concessionários, não tendo o importador a ver nada como o caso.
Entretanto foi colocado o caso em tribunal no final de 2001 contra o concessionário que vendeu o veículo (Figueirauto), tento apenas em 2008 sido proferida a sentença.
A vara de competência mista do tribunal de Coimbra proferiu a sentença após cerca de 7 anos em tramitação em tribunal condenado a Figueirauto, que passo a citar:
“reparar o sistema de travagem do veículo marca Ford, modelo ranger 2.5, matrícula 61-43-PE, o disco de embraiagem e o sistema de mudanças, substituindo todas as peças que apresentem deficiência, a suas expensas, por forma a que sejam eliminados.
Definitivamente, os defeitos que apresenta e a proceder a uma pintura completa de toda a carroçaria e a eliminar os pontos de ferrugem nas portas.
Ou, se esta se revelar impossível, a substituir aquele veículo por outro da mesma marca, modelo e características.”
Para meu azar, entretanto o Concessionário Figueirauto deu falência, e neste momento estou sem carro e sem dinheiro.
O concessionário onde se encontra o veículo (Auto Sobral) também já não é concessionário da Ford, não deixando levantar o veículo sem o pagamento da estadia ao longo destes anos todos.
Não compreendo afinal para que serve a garantia da marca, visto todos os problemas terem ocorrido durante os dois anos de garantia…
Agradecia que o importador da marca, que tem conhecimento do caso através de carta registada, se pronunciasse do caso da garantia do veículo, visto poder acontecer com qualquer veículo da Ford adquirido…
pouca divulgação
Voltaria a fazer negócio? Não
Para deixar o seu comentário tem de iniciar sessão.