58.1
  • qualidade@fortestore.com

Forte Store - Reclamação ao abrigo de garantia não aceite

Filipa Meixedo apresentou a reclamação
16 de dezembro 2021
Foi adquirido um par de sapatilhas da marca Pepe Jeans a 14 de dezembro de 2020 relativamente às quais foi apresentada uma reclamação ao abrigo da garantia na loja Forte Store Viana Centro a 20 de novembro de 2021.
A reclamação tem por base o facto dos materiais que compõe as sapatilhas, quer no interior quer no exterior, se estarem a desfazer. Para além de, na zona interior do pé o material estar a ficar com aspeto de cortado/partido e uma delas com uma aplicação descolada.
Acresce que, não obstante o reduzido tempo que as sapatilhas tem, é perfeitamente visível que as mesmas pouco uso tiveram (quer seja porque atravessamos um longo período de confinamento, quer seja por não serem o tipo de calçado mais adequado para o tempo mais quente que seguiu ao confinamento).
Ainda assim, numa primeira resposta à reclamação apresentada, foi-me transmitido que a marca declinou a garantia porque as sapatilhas já tinham mais de 1 ano, ao que tive que esclarecer a vossa funcionária que, por um lado, as sapatilhas não tinham 1 ano e, por outro, a garantia em questão decorre obrigatoriamente pelo período de 2 anos, pelo que não aceitei a resposta e a reclamação foi, supostamente, enviada novamente para a marca tendo-me sido transmitido ontem, via telefone, que a mesma não aceita a reclamação porque se trata desgaste provocado pelo uso.
Mais uma vez, sou obrigada a rejeitar esta resposta, que é da Pepe Jeans e que é da Forte Store, pois por um lado o artigo encontra-se no período legal de garantia e por outro embora as sapatilhas não tivessem sido compradas para embelezar o armário (e não tivesse sido feita nenhuma advertência na compra que não as podia usar sob pena de se estragarem), o uso que tiveram e o estado em que vos foram apresentadas não justificam que 3 materiais distintos se estejam a desfazer. Tal, resulta apenas de defeito e/ou má qualidade dos mesmos.
As sapatilhas ainda se encontram na vossa loja, à qual me deslocarei nos próximos dias para as levantar, bem como a carta resposta da Pepe Jeans a declinar a responsabilidade mas desde já faço saber que também será efetuada a devida reclamação no livro de reclamações pois está a ser negado o acesso à garantia de um artigo.
Lamento ainda a postura da Forte Store.
Data de ocorrência: 15 de dezembro 2021
Forte Store
17 de dezembro 2021
A Forte Store, na sequência da reclamação apresentada, vem expor o seguinte: Aquando da receção do pedido de análise de defeito submetido na nossa loja de rua em Viana do Castelo, o mesmo foi enviado para a marca, como é procedimento habitual, visto não sermos os produtores dos artigos e sim revendedores. Após a análise do artigo pela marca, a mesma concluiu que o defeito apresentado não estava relacionado com a qualidade do produto, mas sim com a sua utilização, durabilidade, manutenção e acondicionamento, daí a rejeição do pedido de análise de defeito.
Uma vez que recusou a justificação da rejeição do pedido de análise de defeito, a reclamação foi reencaminhada à marca a explicar que a compra não tinha de facto ainda 1 ano. Após esse novo pedido de análise a resposta da marca veio igual, ou seja, o defeito não foi aprovado por apresentar defeito de uso e não da qualidade do produto.
A garantia dos artigos por nós comercializados é atribuída somente em caso de defeito comprovado de fabrico. Sendo a marca o produtor do artigo, e tendo maior conhecimentos dos produtos, a Forte Store manteve a decisão do fornecedor.
Pelo exposto entendemos que a presente reclamação deve ser dada como resolvida.
Certos da vossa compreensão, apresentamos os melhores cumprimentos.
17 de dezembro 2021
Face ao estado em a que as sapatilhas vos foram apresentadas, o tempo que tem e o uso que tiveram essa resposta é no mínimo insultuosa!

Mais uma vez lamento a postura da Forte Store que obviamente perdeu o cliente.

Procederei com a reclamação no respetivo livro de reclamações, quer da Forte Store quer da Pepe Jeans.
17 de dezembro 2021
Segundo a Direção Geral do Consumidor (em manual anexo) o consumidor pode acionar a garantia de um bem quando o mesmo:

• "Não é adequado às utilizações habitualmente dadas aos bens do mesmo tipo (ex: o congelador refresca, mas não congela)", no caso em apreço utilizar as próprias sapatilhas, ainda que poucas vezes!

• "Não tem as qualidades e o desempenho habituais nos bens do mesmo tipo e que o consumidor pode razoavelmente esperar, atendendo à natureza do bem e às declarações públicas feitas pelo vendedor,
pelo produtor ou pelo seu representante nomeadamente através da publicidade ou rotulagem (ex: o esquentador cujo vendedor e a respectiva rotulagem indicava como “inteligente”, após a sua montagem
verificou-se que não possui essa caraterística)"; no caso em apreço não é expetável que após poucas utilizações os materiais em causa se deteriorem e que a duração das mesmas seja de poucos meses (com a agravante de durante os mesmos terem tido muito pouco uso).

•"Apresenta um defeito (ex. a televisão não tem som; o casaco tem manchas)", no caso em apreço materiais a desfazer e a descolar.

Importa ainda referir que:

"Caso o consumidor se dirija ao vendedor do bem poderá optar pela reparação, substituição, redução adequada do preço ou a resolução do contrato. Caso se dirija ao produtor ou ao seu representante (ex. concessionário da marca), apenas poderá exigir a reparação ou a substituição do bem)."

Na situação e particular estou a dirigir-me ao vendedor, pelo que mais uma vez informo que, pelos motivos acima expostos, e que já são do vosso conhecimento, estou a fazer uma reclamação ao abrigo da garantia do bem que adquiri.

(Fonte: Conheça os seus Direitos - Garantias dos Bens - ASAEhttps://www.asae.gov.pt)
2 de janeiro 2022
Sem resolução. Reclamação efetuada no livro de reclamações físico da loja, também ela, até ao momento, sem qualquer resposta.
Forte Store
5 de janeiro 2022
A reclamação efetuada no Livro de Reclamações da nossa loja de Viana Centro já foi rececionada na Sede da empresa e já foi reencaminhada para a Autoridade reguladora. A resposta à reclamação foi a mesma dada em loja e colocada nesta plataforma, isto é, o pedido de análise de defeito foi rejeitado e a decisão não foi alterada.
Sem outro assunto.
Certos da vossa compreensão, apresentamos os melhores cumprimentos.
21 de janeiro 2022
Resolução não aceite.
14 de fevereiro 2022
Transcrevo posição da Pepe Jeans face à reclamação apresentada à Forte Store de um artigo da própria marca por ser contrária ao acima manifestado pela Forte Store:

Reply from Pepe Jeans London
7 days ago
Cara Filipa,

Obrigada pelos seus comentários, lamentamos a sua má experiência.
A Pepe Jeans London apenas tem controlo da sua própria loja online/física e da sua coleçao, artigos vendidos e comprados em lojas multimarca sao de responsabilidade dos mesmos que as vendem, visto que já nao nos pertencem.
Transmitimos o seu desagrado à nossa equipa, no entanto nao está nas nossas maos poder resolver o seu problema mas sim a loja onde adquiriu o seu artigo.
Aconselhamos que compre sempre directamente connosco para poder evitar situaçoes semelhantes.

Obrigada
Feliz dia,
Pepe Jeans London Ambassadors Team?
Filipa Meixedo avaliou a marca
11 de abril 2022

Lamento que a marca não respeite o seu principal ativo, os clientes!