Mediação Imobiliária - Agentes

Fracção Exacta - Proposta de compra fraudulenta

Daniela
Daniela apresentou a reclamação
8 de setembro 2018

Empresa fraudulenta e com pessoas pouco profissionais. Nomeio sobretudo a vendedora Sandra, o responsável financeiro Ruben Sousa e o responsável comercial Bruno Xavier. Perante a sua incompetência e devido unicamente a falta de honestidade com total desprezo pela responsabilidade no assunto perdi muito dinheiro num negócio da venda do meu imóvel que esta empresa, sob as pessoas dos nomeados, apresento a minh reclamação.
Tinha o meu imóvel à venda quando esta empresa, por intermédio da vendedora Sandra, informa em inícios de Junho ter comprador interessado e que aceitava as condições para a compra. Retirei nessa altura o anúncio do imóvel de todas as plataformas considerando a reserva para o tal comprador. Nessa altura indicaram me que o comprador tinha urgência na compra e como dependia esta venda da compra para mim de outro imóvel iniciei o processo de procura de imóvel tendo encontrado um imóvel ideal e comunicando-o á empresa. Fui informada a 26 de Julho, após muita insistência da minha parte, dos documentos necessários à assinatura do contrato de compra e venda. Enviei os documentos nesse mesmo dia. Esta empresa foi sempre adiando a data da assinatura e perante apenas o meu contacto ia adiantando desculpas para a sua não realização: existia erro no documento da compradora, depois o comprador não tinha disponibilidade, chegaram a marcar data e no momento em que chego ao escritório para assinar contrato acusam-me que afinal o comprador tinha tido um imprevisto. O tempo foi passando e diariamente lhes contactava para saber o ponto de situação. Sempre me foi dito que estava tudo a andar mas perante a minha insistência avisam-me em agosto que afinal só assinam contrato após avaliação ao imóvel. A avaliação ao imóvel é feita e positiva. A esta altura a empresa informava -me que o crédito habitação do comprador estava aprovado. Estávamos já em meados de agosto. As dificuldades em conseguir falar com a vendedora começam a ser muitas, não atendendo chamadas nem devolvendo as mesmas. Num último contacto com sucesso esta assegura-me que a assinatura será na sexta feira seguinte, enviando me minuta do CPCV a 27 de agosto. Foi a última vez que consegui falar com a vendedora. Após inúmeras tentativas fachadas e ultrapassada mais uma vez a data acordada, exigi falar com o responsável. Foi assim que no dia 6 de Setembro reuni pessoal com o seu responsável financeiro Ruben Sousa e responsável comercial Bruno Xavier. Sem qualquer preparação para a reunião estes não apresentam qualquer solução. Sou nesta altura informada que o comprador tem dívida no banco de Portugal e que por esse motivo o processo de aquisição do imóvel se arrasta. Perante esta informação repentina e fornecida apenas perante a minha insistência questiono se é prática adequada omitir ao cliente tal informação. Estive 2 meses a aguardar face às constantes desculpas que me iam dando sendo que agora sei que tenho um mês para que o meu crédito caduque, cessando as condições acordadas e iniciando novos processo com condições menos favoráveis. Foram mais de 2 meses que tive sem publicitar o meu imóvel e foi também graças à má fé com que agiram que paguei a avaliação do imóvel que ia/vou comprar bem e celebrei CPCV. Deram-me garantias, deram-me a palavra que o negócio ia para a frente mas que eu tinha rapidamente que comprar outro imóvel para eles poderem comprar o meu. No final de contas mentiram quando disseram desde o início que o crédito do comprado estava aprovado, o que me fez avançar com o meu. Para além da falta de profissionalismo e honestidade, na reunião os responsáveis demonstraram-se altamente petulantes e sendo inclusive rudes e insensíveis face ao sucedido

Data de ocorrência: 8 de setembro 2018

Nós tivemos um caso idêntico. Desde Julho deste ano (2021) contactamos esta agência para vender o nosso apartamento. O que nos foi dito foram as propostas do custo da quantia que iria ser vendida. A partir daí, a partir de meados do mês de Julho, o mês todo de Agosto, e princípios de Setembro, com visitas atrás de visitas. Todos eles sem interesse nenhum pelo nosso apartamento, era como se fosse uma visita a um museu, ou seja, só para ver, tendo sido em mês de férias.
As visitas saíam, não havia feedback nenhum por parte da vendedora, era preciso que no dia seguinte lhe telefonasse a questionar o que os clientes acharam, e era de forma constante. Por isso, a vendedora que nos calhou era incompetente, para além de ter metido férias duas vezes e deixou o negócio pendente, e na imobiliária ninguém sabia dizer por onde ela andava. E tanto que essa senhora vinha nos visitar, e nós a pensar que iria falar sobre o apartamento, ela enrolava com a vida particular dela, coisa que não nos interessava nada.
Chega Outubro, decidimos então falar com o responsável da agência, visto que não estávamos a ver isto avançado. Esse mesmo senhor chegou a estar interessado no imóvel, sendo que foi a primeira visita de entre outras. Disse-nos que não ficou interessado, decidindo adquirir outro apartamento perto da nossa zona. E para nos compensar dessa situação, resolve dizer que nos iria ajudar.
Aumentou o preço do imóvel e recebemos duas visitas. Da última visita, que foi recentemente, ficaram interessados no apartamento, ao ponto de quererem avançar rapidamente com a escritura. Praticamente semelhante à sua situação que menciona em cima, mas na compra de um imóvel para nós nunca falavam. E ainda teríamos de ser nós a tratar das burocracias (certificado energético, advogado, certidão de herdeiros - visto que o imóvel é uma herança com filhos, eu um deles), coisas que podia ser tratado pela imobiliária, se é para o que pagamos pela comissão. E falando em comissão, queriam-nos cobrar mais do que os 5% do que o combinado, sendo que uma parte é para um dos colegas de outra imobiliária muito conhecida.
Ficamos muito insatisfeitos com todo este enredo, uma autêntica perda de tempo, e aconselho às pessoas para quando meterem um imóvel à venda, que verifiquem primeiro como interagem com esta imobiliária. O meu exemplo que estou a demonstrar, como o comentário da senhora, são exemplos de situações que se passaram, por isso estejam atentos a isso.