Friparque-Comércio de Acessórios de Máquinas de Lavar e Refrigeração Lda

Friparque - Devolução de valor pago

Manuel da Conceição Costa
Manuel Costa apresentou a reclamação
2 de março 2020
Transcrevo correspondência trocada com a empresa
De: Manuel Costa
Enviada: domingo, 23 de Fevereiro de 2020 17:12
Para: Friparque - Acessórios
Assunto: RE: ( Sem Assunto )
Exmºs Senhores,
Acuso a recepção da vossa mensagem que agradeço. Como deram o acordo à devolução da importância paga, sem no entanto indicar modo, informo que poderão fazer transferência para o NIB 003300000000972095305, para encerrar o assunto.
Notem que nem pressão psicológica, mas um aviso, que costumo fazer a todas as Entidades das quais tenho de utilizar o Livro de Reclamações Electrónico. De qualquer modo o aviso está activo até ao fim do mês.
Cumprimentos
Manuel Costa
Enviado do Correio para Windows 10
De: Friparque - Acessórios
Enviado: 17 de fevereiro de 2020 23:13
Para: mcosta99@sapo.pt
Assunto: RE: ( Sem Assunto
Em resposta ao seu email somos a comunicar:
Lamentamos o episódio surgido e provocado por uma das partes.
O nosso objetivo é estar ao lado do cliente, sempre que seja possível.
A razão é um ponto que todos pensamos ter , discriminando sempre de forma parcial para pensar que a temos.
Neste caso, e por circunstâncias a que somos alheios, esta aproximação não sucedeu.
Referente ao valor pago aquando da entrega para orçamentação, foi informado ao balcão este procedimento que está afixado para todos os clientes de forma coerente.
Por iniciativa unilateral da Friparque, e não por tentativa de pressão psicológica e escrita, decidimos devolver o valor pago, apesar de ter o dever de o pagar, pois somos uma empresa idónea.
Agradecemos, sinceramente, que no futuro, não requisite os nossos serviços, ficaremos extremamente agradecidos por tal.

De: Friparque Online

À:
GERÊNCIA
FRIPARQUE - COMÉRCIO DE ACESSÓRIOS MÁQUINAS LAVAR E REFRIGERAÇÃO, LDA

Exmºs Senhores
Em 3/2/2020 entreguei na vossa loja um exaustor marca Meireles, MET390X, para reparação, (ficha 22000511), com informação do orçamento prévio, solicitando urgência dada a natureza deste eletrodoméstico. Foi-nos assegurado que logo, seria informado do custo da reparação. Fiz um pagamento de 20,00 €, para emissão do orçamento.
Como não recebi qualquer contacto, a partir de dia 5, tentei telefonar para obter a informação, nunca sendo atendido, até que dia 7 me dirigi ao balcão para a solicitar.
O colaborador que me atendeu, informou-me, que deveria estar a aguardar a informação do custo das peças, consultando o terminal na sua frente, depois dirigiu-se à traseira do edifício, voltou ao terminal, muito atrapalhado depois de fazer consultas informou que o custo da reparação seria de 191,90 €, já que o motor estaria avariado. Avisado de que o custo do equipamento novo era de 149,00€ e não iríamos fazer a reparação, ele muito irado afirmou que “um carro às peças custa mais do que um inteiro”. Comentei com a minha mulher que deveríamos, futuramente, quando adquiríssemos um novo equipamento, informarmo-nos de quem prestaria a assistência, pois pela quarta vez que utilizamos os serviços da empresa, sempre fomos mal servidos. Após isto, o colaborador passou para além da ira, a ser furiosamente e extremamente inconveniente, dizendo que era nossa obrigação fazer a limpeza do equipamento, que estava muito “porco”, em altos berros.
Levantamos o equipamento e verificamos que ele não tinha sido mexido, pelo que ele não podia saber que o defeito era do motor.
Levamos o equipamento a um “habilidoso” e uma hora depois o exaustor estava limpo e a trabalhar. Tratava-se de uma porca solta, que apertava a ventoinha ao veio do motor. O “habilidoso” muito rapidamente limpou a gordura que durante o trabalho de 4 anos se foi acumulando no interior e que não é visível sem ser desmontado.
Para ter a certeza de que não foi incúria minha, o depósito da gordura, consultei várias lojas, sendo todas unânimes que, todos os exaustores acumulam gordura.
Continuo a afirmar, o que exasperou o colaborador “sempre que adquirir um novo eletrodoméstico, vou verificar quem presta a assistência pós-venda”.
Porque a Friparque não teve qualquer intervenção no equipamento, para o que liquidei a factura 2020A22/203, venho solicitar a devolução do seu valor, até ao dia 18 do corrente. Se isso não se verificar, farei uma reclamação no livro de reclamações, reservando-me, ainda, o direito de publicitar esta mensagem, como e pelo meio que entender por conveniente.
Melhores cumprimentos
Manuel da Conceição Costa
Data de ocorrência: 2 de março 2020
Friparque
2 de março 2020
boa tarde

já demos a resposta a este cliente via email.
nada temos acrescentar alem do que ja foi dito:
… De: Friparque - Consultas
Enviado: 28 de fevereiro de 2020 19:24
Para: mcosta99@sapo.pt
Assunto: RE: RE: ( Sem Assunto )

Boa noite

A informação que lhe passamos foi que devolvemos o valor.
Mas contabilisticamente, para empresas, tem de haver uma nota de credito assinada pelo cliente.
Por forma a justificar a devolução do valor a nível fiscal.

Nada mais podemos fazer.
Queira cumprir requisitos legais exigidos pelas instancias Portuguesas.
Manuel Costa
3 de março 2020
Qualquer contabilista sabe que não lei ou norma contabilística que impeça que os documentos possam ser validados por várias maneiras, entre as quais a anexação do comprovativo da transferência bancária.
A minha presença na empresa está fora de questão, porque na última vez que aí estive fui enxovalhado por um colaborador, perante 8 pessoas, 3 conhecidas, que se encontravam á espera de serem atendidas. O enxovalho teve como origem o facto do motor ter gordura, tendo eu, posteriormente comprovado, junto de estabelecimentos que comercializam o produto e técnicos que reparam o equipamento, que a limpeza teria de ser feita com intervenção técnica.