Fundação COI - Reclamação sobre procedimentos errados, más práticas comerciais que penalizam os utentes

Eugénio Rui Pereira Ribeiro dos Santos
Eugénio Santos apresentou a reclamação
20 de março 2023
Marquei consulta para obtenção de Atestados médicos. O médico recusou-se a emitir os 3 atestados que necessitava pretendendo que marcasse uma consulta para cada um dos 3 atestados que precisava.
Passou o atestado para a carta de condução e recusou-se a passar os atestados para a PSP e para a renovação da Carta de Caçador.
Apesar de me disponibilizar a pagar cada um individualmente, recusou-se a emitir os atestados mandando-me marcar nova consulta.
É uma situação completamente absurda que me obriga a perder tempo e me acarreta gastos de deslocação desnecessários.
Data de ocorrência: 20 de março 2023
Fundação COI
14 de abril 2023
Exmo. Sr. Eugénio Santos,
No seguimento da reclamação apresentada, temos a informar o seguinte:
1. V. Exa. compareceu à CliniCOI Centro no dia 20/03/2023, tendo sido atendido pelo médico, com o propósito de obter atestados médicos para três finalidades distintas.
2. Ora, as finalidades dos atestados (já por V. Exa. enunciados) em nada se assemelham, pelo que cada qual pode implicar exames e diagnósticos próprios, conforme critérios definidos pelo médico. Alguns desses atestados (porte de armas de fogo e renovação da Carta de Caçador) requerem uma verificação mais acurada por parte dos profissionais, como deveria ser evidente.
3. Em função da reclamação apresentada por V. Exa., auscultou-se o médico responsável pelo atendimento, que justificou a decisão de não emitir os atestados para porte de armas de fogo e renovação da Carta de Caçador (conforme ficheiro anexo, de visibilidade privada) por razões médicas, decorrentes da própria avaliação realizada, nunca enunciando qualquer razão de ordem burocrática ou financeira.
4. Não obstante a reclamação apresentada neste canal, V. Exa. dirigiu-se ao estabelecimento no dia 21/03/2023, tendo entregue um ofício dirigido ao médico, juntamente com duas "minutas" já preenchidas com o nome e com a cédula profissional do médico, "afim de serem assinados pelo médico e apensa a respetiva vinheta de modo a que sejam aceites, tanto pela PSP como pelo ICNF" (citação do V. ofício).
5. Evidentemente, não pode o profissional de saúde ser obrigado ou incitado a assinar documentos produzidos por outrem, que não resultem da sua apreciação ou de modelos predefinidos e com critérios próprios.
6. Ademais, o ofício apresentado por V. Exa. em 21/03/2023 contém afirmações que merecerão tratamento noutra instância, nomeadamente:
- “Estou assim na dúvida se me encontro perante um processo de extorsão ou perante um crime de violência financeira contra idosos”;
- “Certo é que, acordei às 4 da madrugada e não consegui mais dormir, tal a indignação e o distúrbio psicológico que a situação me criou”;
- “(…) seria de bom senso que essa instituição se deixasse de práticas pouco honestas para obtenção de lucros absolutamente imorais”.
Instaremos, naturalmente, V. Exa. a comprovar e evidenciar tais acusações em sede legal própria, por atentar contra o bom nome da instituição.
Esta resposta tem um anexo privado
Eugénio Santos
15 de abril 2023
A resposta da Fundação COI não satisfaz a minha reclamação e deturpa as causas da mesma.
Permitem-se responder sem que se identifique o autor da resposta.
Sentem-se ofendidos quando na verdade deviam apresentar um pedido de desculpas.
O que se passou, foi a recusa do médico em cumprir com as suas funções.
È anedótico que argumentem com a complexidade de passar os atestados, no entanto, para a passagem do atestado para renovar a carta de condução o médico limitou-se a auscultar-me e a medir a tensão.
Esquecem-se que os atestados que necessitava já foram passados por outro médico e não foi necessário mais que exatamente o mesmo que para o atestado para renovar a carta.
A reclamação foi feita porque houve recusa do médico em cumprir com a obrigação de passar os atestados.
É evidente que fui lesado nos meus direitos e fui lesado com as despesas adicionais em termos de deslocação e perda inútil de tempo. Fico a aguardar um pedido de desculpas ou a consumação das ameaças com outras instâncias para defender o bom nome da Fundação COI. Certo é que, a minha opinião está formada e a Fundação COI não a recomendo a ninguém.
otico
Fundação COI
17 de abril 2023
Exmo. Sr.,
Em conclusão ao assunto, e dada a insistência no mesmo após a nossa exposição, sublinhamos, caso não tenha verificado devidamente no documento emitido pelo profissional de saúde, que o respetivo parecer evidencia que “os atestados médicos não foram emitidos precisamente como resultado do exame clínico”, não se tratando de uma questão de “complexidade”.
Quanto aos mesmos atestados já terem sido emitidos por outro médico, no passado (sublinhe-se), tal não se sucedeu na CliniCOI, visto que V. Exa. não possui registos clínicos nesse estabelecimento, pelo que não nos podemos responsabilizar ou certificar de que estejam reunidas as condições, atualmente, para satisfazer os pressupostos a que se destinam esses documentos. Nomeadamente, pode-se questionar se uma “auscultação” e uma “mensuração da tensão” são suficientes para fundamentar um atestado que se destina à posse de armas de fogo e à Carta de Caçador.