Performance da Marca
53.5
/100
Razoável
Razoável
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
79,6%
Tempo Médio de Resposta
38,9%
Taxa de Solução
55,6%
Média das Avaliações
44,3%
Taxa de Retenção de Clientes
52,4%
Ranking na categoria
Associações e Instituições Privadas
2 ISQ 89.9
...
Fundação INATEL53.5
Fundação INATEL
  • A Fundação INATEL pela sua história e natureza institucional, é uma organização singular na sociedade portuguesa que se afirma por uma missão, visão e valores organizacionais distintivos, que pretendem contribuir para o bem-estar integral e o desenvolvimento pessoal de cada um, bem como para a inclusão social de todos cidadãos.
    Criada em 1935 como Fundação Nacional para Alegria no Trabalho (FNAT), a Fundação INATEL, hoje tutelada pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, desenvolve atividades de valorização dos tempos livres nas áreas do turismo social, da cultura popular e do desporto amador, com profundas preocupações de humanismo e elevados padrões de qualidade.
    Está presente em todo o país com uma rede de 27 INATEL Locais, 17 Unidades Hoteleiras INATEL, um Parque de Jogos INATEL, vários pavilhões desportivos e o Teatro da Trindade INATEL, em Lisboa.

    A ação da Fundação INATEL envolve uma massa associativa que ronda os 250 mil associados individuais e os 3500 associados coletivos (Centros de Cultura e Desporto).

    A Fundação INATEL é a organizadora de referência, em todo o território nacional, das atividades de ocupação dos tempos livres e de lazer dos jovens, dos trabalhadores, dos seniores, das famílias e das comunidades através de propostas sustentáveis em todos os domínios da sua intervenção.

    Missão
    A missão da Fundação INATEL consiste na promoção das atividades de tempos livres e lazer dos jovens, dos trabalhadores e dos seniores, as quais contribuem para o bem-estar integral e o desenvolvimento pessoal de cada um, bem como para a inclusão social de todos cidadãos.

    Visão
    A INATEL quer ser o organizador de referência em todo o território nacional das atividades de ocupação dos tempos livres e de lazer dos jovens, dos trabalhadores, dos seniores, das famílias e das comunidades através de propostas sustentáveis nos domínios do turismo social, do apoio à cultura popular e da prática do desporto amador. Para tal, deve oferecer serviços diversificados de elevada qualidade e disponibilizar, nas melhores condições, os equipamentos especializados que opera e que melhor apoiam tais atividades.

    Valores
    A INATEL oferece aos seus beneficiários associados e à população em geral serviços que direta ou indiretamente permitem desfrutar, de forma positiva, do lazer propiciando a melhor ocupação dos tempos livres pela conjugação de qualidade e preços acessíveis a todos, praticando a discriminação positiva relativamente aos mais desfavorecidos, o que contribui para a maior inclusão social.
    A INATEL privilegia o reforço da relação de confiança que desenvolveu historicamente com a sociedade portuguesa, a qual se expressa na ampla e diversificada base associativa vinculada à Fundação. Ao mesmo tempo, observa na sua ação profundo respeito pela tradição cultural popular portuguesa, que procura preservar em toda a sua autenticidade

  • 210027000
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Calçada de Santana, 180
    1169-062 Lisboa
  • inatel@inatel.pt

Fundação INATEL - Constrangimentos desagradáveis para os clientes

Resolvida
6/10
Zelinda Maria Vaia Narciso Castanheira
Zelinda Castanheira apresentou a reclamação
28 de setembro 2016

Este mês usei duas vezes os serviços de turismo da Fundação INATEL.
Em ambas as situações me senti constrangida pelas falhas de comunicação encontradas que levaram a sentimentos desagradáveis em dias que deveriam ter sido plenos de bons sentimentos.
Situação 1: INATEL de Oeiras de 02 para 03 de Setembro.
Os meus pais ficaram 1 semana alojados com os 2 netos nesta estância balnear e nós decidimos passar com eles esse fim de semana completo, sendo que seria marcado à altura do seu check-in caso houvesse disponibilidade da estancia para nos receber, isto porque não conseguimos prever com a devida antecedência a nossa disponibilidade de tempo. Á chegada foi-lhes dito que estava tudo cheio só havendo 1 apartamento de sexta para sábado, o valor seria de 73 Euros. A intenção eram as 2 noites mas aceitamos ficar apenas uma. A piscina estava fechada, sem que previamente tivesse sido comunicado aos utentes. Os garotos estavam desolados e claro, os avós também - falha de comunicação grave.
Assim que fizemos o check-in (no dia seguinte) foi-me perguntado porque não ficava mais um dia, ao que respondi não ter havido vaga, a pessoa que me atendeu estranhou e disse que havia. Estranho... Já tendo a vida organizada para regressar a setúbal nesse sábado, não podemos de todo ficar... - falha de comunicação grave.
Quando vamos pagar: surpresa! Foram mais 11Euros que o que tinha sido inicialmente dito - tendo sido alegado que não sabiam que eu não era sócia. Pergunto se não deveriam ter tido o cuidado de perguntar antes de dizer o preço, Sim já não sou sócia graças a estes e outros incidentes que nunca tiveram resposta da parte da Fundação INATEL - agem como autistas pois não estão atentos a nada que não sejam apenas os seus interesses. A questão não foi os 84 Euros pagos, iriamos na mesma e os dois dias em vez de apenas um - foi a falta de comunicação!
Para quem frequentou esta unidade, dá pena vê-la a degradar-se, verifiquei inclusivamente a falta de cuidado na atribuição dos alojamentos a pessoas de mobilidade reduzida, cujo acesso aos apartamentos requeriam a passagem por 2 ou 3 lances de degraus. Trabalho em saúde e avalio Riscos para os utentes no Serviço onde trabalho, confesso que o INATEL de Oeiras é um campo armadilhado para "oferecer" quedas aos seus utentes.

Situação 2: INATEL "Sol Três" Costa da Caparica de 23 para 24 de Setembro (Contexto: 20º aniversário de casamento).
Estada não isenta de apenas uma ocorrência negativa.
Ao fim de semana o horário do pequeno almoço vai até às 10:30h.
Chegamos para a refeição exatamente às 10:00h, sem sequer um "bom dia", o funcionário "super-atarefado" informou-nos que às 10:30h tínhamos de sair pois tinham mesas para pôr destinadas ao almoço. Eu perguntei-lhe perplexa (pensei ter compreendido mal) até que horas era servido o pequeno almoço, pois em todo o lado as portas fecham mas as pessoas terminam a sua refeição, ao que ele me disse que ali não era assim, pois às 10:30h as pessoas tinham de sair.
Infelizmente todos os dias a vida agitada leva-nos a dar pouco tempo a esta refeição que deveria ser uma das mais importantes do dia, desta vez não foi exceção, pois apesar de termos ainda 30minutos não foi fácil... Não tínhamos chávenas, nem copos para beber um simples copo de água. Os alimentos forma-nos sendo gradualmente retirados durante esse momento. Pior foi quando vimos entrar outro casal por volta das 10:30h ao qual tivemos de ouvir novamente os mesmos reparos da parte da tal "criatura mal educada", esse casal ainda teve menos opções pois já lá estavam menos alimentos.

Creio que situações destas não são nada prestigiantes para as instituições.
Estas criticas deveriam ser trabalhadas em equipa para limar as arestas e melhorar a qualidade dos serviços prestados.
Desta vez ninguém me perguntou se era ou não sócia e sei que paguei 54 Euros.
No mínimo estranho...
 

Data de ocorrência: 28 de setembro 2016
Zelinda Castanheira
14 de novembro 2016
Já obtive resposta da Fundação INATEL.

"Bom dia Exmª. Senhora Zelinda Castanheira



Acusamos a receção do e-mail de V.Exª., que desde já agradecemos e o qual mereceu a nossa melhor atenção.



Reportando-nos ao conteúdo do mesmo, queremos apresentar desde já as nossas desculpas pelo atraso na prestação dos devidos esclarecimentos, informando que tal ficou a dever-se a alterações de procedimentos internos da Fundação Inatel, bem como, pelo facto da prestação dos nossos serviços não terem correspondido às suas expectativas.



No que diz respeito, à estadia na U.H. INATEL Caparica, esclarecemos que, a nossa unidade hoteleira não se revê no comportamento do empregado que vos acolheu no restaurante, ou seja, os pequenos-almoços são servidos até às 10h30, altura em que as portas encerram, no entanto, os clientes podem desfrutar da sua refeição nas mesmas condições do que um cliente chegue às nossas instalações ao abrir de portas. Neste sentido, informamos que, irá ser realizada uma reunião com o responsável do restaurante a fim, de aferir qual dos funcionários esteve presente nesse período, para que o mesmo seja abordado no sentido de ficar informado que situações destas são intoleráveis no nosso Hotel.



No que concerne, ao preço cobrado na estadia, temos a dizer, que as reservas efetuadas na plataforma oline – Booking, são sempre cobradas tarifas de não associado.



Relativamente, à estadia na U.H. INATEL Oeiras, temos a referir, que no momento em que foi efetuada a reserva, a mesma ficou definida como alojamento duplo, no entanto, ficaram alojadas 3 pessoas (adultos) e por este motivo foi lançado o valor da cama extra no check-in.



Quanto ao encerramento da piscina da nossa unidade, esta situação ficou a descer-se a vários imprevistos, embora da nossa parte tenha existido a preocupação de alertar os clientes que já tinham a reserva efetuada neste período. Neste sentido, cumpre-nos informar, que foram realizados vários telefonemas para os pais de V.Exª. mas não foi possível o contacto, uma vez, que a reserva foi concluída em Julho e o contacto não foi registado, sendo que, foi feito um desconto de 10% sobre o valor do alojamento.



Por fim, em relação à possibilidade de pernoitar mais uma noite, e uma vez que se tratava de Época Alta, o que muitas vezes acontece é não haver a possibilidade de alojamento mas na manhã seguinte já existirem alojamentos disponíveis, dado que as reservas que não efetuaram o check-in durante a noite são canceladas na manhã seguinte.



Lamentamos o sucedido e todo o constrangimento causado, com a certeza de que tudo faremos para podermos melhorar os aspetos menos positivos relatados por V.Exª.



Esperamos que continue a honrar-nos com a sua presença nas Unidades Hoteleiras da Fundação INATEL."
Zelinda Castanheira
14 de novembro 2016
Bom dia Exmª. Senhora Zelinda Castanheira

Acusamos a receção do e-mail de V.Exª., que desde já agradecemos e o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Reportando-nos ao conteúdo do mesmo, queremos apresentar desde já as nossas desculpas pelo atraso na prestação dos devidos esclarecimentos, informando que tal ficou a dever-se a alterações de procedimentos internos da Fundação Inatel, bem como, pelo facto da prestação dos nossos serviços não terem correspondido às suas expectativas.

No que diz respeito, à estadia na U.H. INATEL Caparica, esclarecemos que, a nossa unidade hoteleira não se revê no comportamento do empregado que vos acolheu no restaurante, ou seja, os pequenos-almoços são servidos até às 10h30, altura em que as portas encerram, no entanto, os clientes podem desfrutar da sua refeição nas mesmas condições do que um cliente chegue às nossas instalações ao abrir de portas. Neste sentido, informamos que, irá ser realizada uma reunião com o responsável do restaurante a fim, de aferir qual dos funcionários esteve presente nesse período, para que o mesmo seja abordado no sentido de ficar informado que situações destas são intoleráveis no nosso Hotel.

No que concerne, ao preço cobrado na estadia, temos a dizer, que as reservas efetuadas na plataforma oline – Booking, são sempre cobradas tarifas de não associado.

Relativamente, à estadia na U.H. INATEL Oeiras, temos a referir, que no momento em que foi efetuada a reserva, a mesma ficou definida como alojamento duplo, no entanto, ficaram alojadas 3 pessoas (adultos) e por este motivo foi lançado o valor da cama extra no check-in.

Quanto ao encerramento da piscina da nossa unidade, esta situação ficou a descer-se a vários imprevistos, embora da nossa parte tenha existido a preocupação de alertar os clientes que já tinham a reserva efetuada neste período. Neste sentido, cumpre-nos informar, que foram realizados vários telefonemas para os pais de V.Exª. mas não foi possível o contacto, uma vez, que a reserva foi concluída em Julho e o contacto não foi registado, sendo que, foi feito um desconto de 10% sobre o valor do alojamento.

Por fim, em relação à possibilidade de pernoitar mais uma noite, e uma vez que se tratava de Época Alta, o que muitas vezes acontece é não haver a possibilidade de alojamento mas na manhã seguinte já existirem alojamentos disponíveis, dado que as reservas que não efetuaram o check-in durante a noite são canceladas na manhã seguinte.

Lamentamos o sucedido e todo o constrangimento causado, com a certeza de que tudo faremos para podermos melhorar os aspetos menos positivos relatados por V.Exª.


Esperamos que continue a honrar-nos com a sua presença nas Unidades Hoteleiras da Fundação INATEL.
Zelinda Maria Vaia Narciso Castanheira
Zelinda Castanheira avaliou a marca
3 de junho 2022

.

Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.