FXP - Comércio de Automóveis, S.A.
  • E.N. 8 - Mealhada, Km 4,3. 2670-492 Loures
  • apoio.cliente@fxp.pt

FXP - Fiat 500L

Cláudia Almeida
Cláudia Almeida apresentou a reclamação
26 de junho 2019

Após alguma negociação, assinei, a 30 de Maio de 2019, contrato de promessa de compra e venda para a aquisição de uma Carrinha FIAT 500L 1.6 Multijet 16v 120cv Lounge, nova com 0Km.
data em que foram pedidas as matrículas do referido carro.
Sabiamos que a carrinha com as especificações que queríamos estava apenas disponível no Stand MCoutinho Douro, apesar de ter realizado a promessa de compra no Stand FXP de Loures, pelo que sabíamos que teríamos de esperar uma semana que esta ficasse disponível em Loures.

No entanto, a mesma demorou 21 dias a chegar. Esta referência ao tempo sería irrelevante, não fosse a situação que descrevo a seguir.

Dia 21 de Junho, o vendedor entra em contacto telefónico comigo e diz-me que o carro já chegou, que já está disponível para levantamento mas que primeiro gostaria de falar comigo sobre um detalhe...
Questionei qual o teor do detalhe e a custo, talvez por vergonha, me responde que o carro não vinha a 0Km (ou com aqueles estritamente necessários para a sua movimentação do contentor para o stand, reboque, etc) mas sim com 355Km que não sabiam justificar.
Isto é, não sabia a FXP como é que aqueles quilómetros tinham sido feitos e por quem, visto que as matrículas tinham apenas sido pedidas para o contrato comigo. Em estado perplexo, e em tom de brincadeira (por mesmo achar que o vendedor estaria a brincar comigo) disse que ao telefone que queria 1€ por cada quilómetro a mais na carrinha, ao que o vendedor anuiu.

Logo que possível, dirigi-me à FXP para perceber o que se tinha passado e inspeccionar com detalhe o carro que me estava a ser entregue.
Verificámos que a mesma já não se encontra no estado de novo, nem sequer tinha aquele cheiro característico de carro novo, frustrando-se assim toda a nossa expectativa quando se compra um carro novo.
Notou-se claramente que o Stand onde a carrinha se encontrava não a tratou com o devido cuidado.

Não só pelo facto deste apresentar os tais 355km, que ninguém tem a certeza de como foram feitos e por quem, mas por apresentar vários sinais de uso.

Situação que em muito nos ( ao meu marido e a mim) espanta pois, como concessionários da marca têm uma obrigação de transparência para com o consumidor final que não foi aqui respeitada.

De alguma forma, e de boa fé, aceito que a FXP não tivesse conhecimento disso quando, através do vendedor (*), esteve a negociar as condições de compra do veículo em questão pois este não estava à data debaixo da sua alçada, no entanto, não posso aceitar que quando se avançou para o Contrato de Promessa de Compra e Venda, a situação em que se encontrava o veículo não fosse do seu conhecimento de forma a assegurar que este correspondia a todas as caracteristicas descritas ao consumidor final.

Como já referi, o veículo apresenta bastantes quilometros injustificados e que não nos foram de forma alguma comunicados, tendo apenas conhecimento destes no dia de sexta-feira, 21-06-2019,quando, supostamente, o veículo já estaria disponível para levantamento.

Nós sabiamos que se tratava de uma viatura que estava parada no stand Mcoutinho Douro há algum tempo. Repito PARADA.

Não sabíamos, por não ter forma de o saber, que a viatura tinha sido usada e depois colocada para venda em estado de nova.

Veríficou-se, na sexta-feira, quando fomos ver o veículo que este apresentava várias marcas de uso no seu interior, nomeadamente:

*Uma marca de pastilha (ou qualquer coisa semelhante) colada na prateleira da bagageira;
*Marcas de ter suportado peso no separador da bagageira para os bancos traseiros de forma a que esteja este abaulado;
*Marcas de raspagem nos plásticos dos bancos traseiros;
*Riscos no pára brisas;
*Um pequeno buraco no vidro traseiro do lado direito, que poderá comprometer a aplicação das películas escurecidas nos vidros (oferta do vendedor e requisito meu pois tenho um bebé),
cuja marca ou FXP, em momento algum, se prontificou a reparar, substituir, de forma a corresponder às necessidades do cliente ou mesmo ao seu dever de conformidade com o contrato assinado.
Logo, por tudo o acima descrito, não podemos considerar que corresponda ao que foi negociado como se de um carro novo se tratasse!
Após reportar todos estes defeitos e inconformidades ao Vendedor, este sugeriu que a FIAT estaria disponível para negociação de forma a que eu ficasse satisfeita com o negócio e concluísse o mesmo, pelo que sugeriu que fosse para casa, calmamente fizesse um e-mail a enumerar todos os problemas identificados e fizesse a minha proposta mas, também me deixou escapar que como o carro chegou à FXP com os tais quilómetros a mais e incorformidades, que poderiam ser um factor de inviabilização do negócio, a própria marca se responsabilizava por recolher a viatura e enviá-la para outro mercado para venda, de forma a que a FXP não ficasse com uma matrícula pendente nas suas vendas.
O que influenciou bastante a forma como este assunto esta a ser conduzido!

Durante o fim-de-semana, enviei e-mail ao vendedor conforme combinado, enumerando as inconformidades e solicitando uma redução no preço da venda ou em alternativa uma extenção da garantia com a revisão incluída, e até terça feira não obtive qualquer tipo de resposta, o que estranhei pois este costuma ser bastante atencioso e responsivo.
Liguei para o stand, quando não é o meu espanho me dizem que o mesmo estaria de férias. Solicitei falar com o gerente de loja pois quis saber quem é que estava a dar o devido seguimento ao meu assunto.
Quando falei com o gerente de loja, o Sr. (**), este não tinha sequer lido o meu e-mail, pelo que não estava a par do assunto mas prontificou-se a falar com quem de direito e tornar a contactar-me com uma solução para o meu problema.

Passadas uma duas horas, recebo um e-mail muito pouco atencioso dum Sr. (***), que se intitulou de Responsável pelo Departamento Comercial, que passo a reproduzir:
"Exma. Senhora

Acusamos a receção do V/ email que, desde já, agradecemos.

A FXP, enquanto empresa concessionária da marca FIAT, não pode aceitar a hipóteses apresentadas.

Foi com total clareza e transparência que o nosso vendedor contactou com a Sra. D. Cláudia Ferreira, no passado dia 21/06, após o feriado do dia anterior, para comunicar que o facto do veículo encomendado ter chegado com 355 quilómetros registados.

Perante a proposta que a Sra. D. Cláudia Ferreira efetuou durante esse contacto telefónico - ser compensada com um euros por cada quilómetro registado - após anuência da FIAT, a FXP transmitiu-lhe que essa proposta havia sido aceite.

Assim, caso a Sra. D. Cláudia Ferreira queira manter o presente negócio de compra e venda deste veículo que foi matriculado com o propósito do presente contrato, a FXP manterá a proposta já aceite.

Por outro lado, na hipótese da Sra. não pretender manter o presente negócio, a FXP devolverá o valor do sinal e encomendará, caso seja essa a V/ pretensão, outro veículo com as características que nos indicará.

Queira-nos inteiramente ao dispor de V. Exa.

Os nossos melhores cumprimentos,
(***)
Resp. Departamento Comercial

LOURESFOR | FXP
Loures – Carregado – Amadora – Torres Vedras – Lisboa"

Como tudo estava devidamente acordado para que fossemos buscar o carro durante a corrente semana, já tinhamos inclusive alterado o contrato de seguro da nossa carrinha Alfa Romeo 156 para a FIAT 500L a partir de terça-feira dia 25 de Junho, motivo pelo qual gostaríamos de fazer um test-drive de forma a verificar o comportamento da Fiat e o estado dos seus pneus, que nem isso nos foi dada a possibilidade.

Claramente este Responsável pelo Departamento Comercial, assim como o próprio gerente da loja, não tinham visto o estado do veículo quando este chegou à FXP ou sequer sabe o que é estar em conformidade com o contrato assinado ou tem conhecimento dos requisitos legais do incumprimento contratual ou Lei da Venda de Bens de Consumo e das Garantias a Ela Relativas, pois se soubesse não substimaria a inteligência do cliente desta forma.

Saberia que derivam consequências para a FXP pela não conformidade.
Saberia que é considerada uma não conformidade com o contrato o facto de "Não serem conformes com a descrição que deles é feita pelo vendedor ou não possuírem as qualidades do bem que o vendedor tenha apresentado ao consumidor como amostra ou modelo", o que aqui se verifica!

Que o vendedor responde perante o consumidor por qualquer falta de conformidade que exista no momento em que o bem lhe é entregue; e, constitui um Direito do Consumidor que em caso de falta de conformidade do bem com o contrato, seja reposta o seu estado sem encargos, por meio de reparação ou de substituição, ( coisa que nunca foi sequer sugerido pelos representantes da FXP, muito menos por este Sr, (***)) à redução adequada do preço (que foi o que solicitei via e-mail) ou à resolução do contrato.

Foi exactamente isso que eu solicitei no e-mail enviado e obtive a resposta acima descrita.

Mais, um responsável pelo Departamento Comercial que se mostra completamente alheio à obrigação de devolver a quantia paga a título de sinal em dobro por ser da responsabilidade da Concessionária caso não se avance para a conclusão do negócio face às marcas e quilómetros que o veículo apresenta, que se estivesse no estado de Novo como acordado não existiria.

Que tenta não relevar o facto de o sonsumidor ter até direito até de uma indemnização pelos danos patrimoniais e não patrimoniais que eventualmente sofra pela não realização do negócio por culpa da concessionária!

Ao receber esta resposta que me parece apenas descabida e até desrespeitosa, liguei para o Stand e solicitei falar com o Gerente que me disse que ia tantar averiguar o assunto e que depois até ao final do dia me ligaria ou alguém do departamento jurídico entraria em contacto comigo, o que atá à data não aconteceu!

Data de ocorrência: 26 de junho 2019
Cláudia Almeida
Cláudia Almeida avaliou a marca
18 de agosto 2021

Um nojo! Profissionais a enganar os compradores. Incumprem o contrato de promessa de compra e venda e remetem-se ao silêncio. Despedem os colaboradores... enfim, já deviam ter sido encerrados.