Empresa de Transportes Galamas, Lda.
  • Av. Salgueiro Maia, 840 – Abóboda
    2785-503 São Domingos de Rana
  • lisbon@galamas.pt

Galamas - incumprimento de contrato, subcontratação de serviços não autorizada, atrasos e um atendimento lamentável

Catarina Figueiroa Rego
Catarina Rego apresentou a reclamação
4 de junho 2018 (editada a 4 de julho 2018)
Adjudicámos a nossa mudança, que inclui transporte dos nossos bens materiais, assim como transporte dos nossos animais de esimação, desde Lisboa para o Dubai, à Galamas. Só tivemos problemas.

1. Subcontratação de serviço adicional por "mau acesso" a uma terceira empresa, sem autorização por nossa parte (sem mencionarem valores ou que serviço era necessário devido ao mau acesso)

2. Atendimento verdadeiramente lamentável. Literalmente foi impossivel obter qualquer tipo de esclarecimento por telefone e fomos mal tratados quando o tentamos fazer ou um familiar nosso se dirigiu fisicamente á empresa.

3. O serviço adicional que nos forçaram a pagar sob ameaça de não nos entregarem os nossos bens, foi-nos insistentemente enviado em USD e posteriormente em AED, e só a muito custo em EUR, moeda em que e realizamos o pré-pagamentoda mudança que contratamos.

4.Tradução fraudulenta do nosso orçamento ao agente/parceiro que está a efectuar a nossa mudança no destino de forma a justificar o cobro do serviço adicional que se veio a revelar não ser necessário (ver anexo)

5. Inexperiência total em mudanças internacionais e transporte de animais. Pagamos para gerirem a mudança a maior parte das vezes tivemos que ser nós a preencher documentação para a qual não tinhamos competencia para o fazer (nomeadamente termos tecnicos de postos de fronteira, e mençao de tipos de transporte etc etc )

6. Atraso no transporte dos nossos animais de estimação, devido a falta de informação/gestão de documentação

7. Seguro: não especificaram o que estava coberto ou não e recusaram-se a activá-lo.

Empresa com muito formalismo mas infelizmente gerida por gente com muito pouca educação e uma falta de ética profissional que chega a ser verdadeiramente escandalosa. Inicialmente ficamos com muito boa impressão da Galamas, foram bastante acessiveis desde o principio. O Sr. Filipe Pereira visitou fisicamente o armazem onde tinhamos os nossos bens , ao contrario de outras empresas às quais pedimos orçamentos. De frisar que a recolha dos bens, efectuada dia 16 de Abril, correu de acordo com o esperado, foram pontuais e bastante agradáveis durante todo o serviço. A partir de aqui começaram as dores de cabeça. A nossa mudança começou a ser gerida pelo departamento de Exportação e Importação que aparentemente só tem uma pessoa, a Sra. Mónica Dias que claramente não tem experiência para ocupar a posição que lhe foi atribuida.

Transporte de mobiliario e bens pessoais:

Por não termos a morada final no momento do envio dos nossos bens, o nosso orçamento não incluia a mudança para um camião mais pequeno caso vivessemos numa zona de dificil acesso e não pudesse circular um camiao com um contentor de 20". Ora o primeiro problema surgiu de um email onde fomos postos em cópia, entre a Galamas e a ISS agente/parceiro (que está a fazer a gestão da nossa mudança no Dubai e por sinal estava a competir com a Galamas na adjudicação deste serviço e o qual facilitamos á Galamas de forma a poderem apresentar um orçamento mais competitivo e garantir a mudança)) onde nos é comunicado:
"We will advise the client about the extra charges that you will invoice him at destination due to bad access address, that are not included in our estimate. Client is in copy for his information."
ou seja, que a ISS, o parceiro da Galamas do Dubai, nos ia enviar uma factura de um valor desconhecido porque o nosso edificio tinha "mau acesso". Pedimos imediatamente à Galamas/ Senhora Mónica Dias para se por contacto connosco, coisa que não fez voluntariamente. Como era de esperar qeriamos entender exactamente que serviço é que não estava incluido e de que valores estavamos a falar e porque era o agente/ parceiro deles que nos ia passar a afactura se não lhes contratamos nenhum serviço directamente.Somente após várias tentativas de contacto conseguimos falar com esta senhora, cuja reacção foi: Já sabia que esta chamada ia ser uma chatice! e posteriormente desligou o telefone porque estavamos a ser desagradaveis, sem recebermos uma justificação plausivel do que consideravam "mau acesso". Novamente , só queriamos entender exactamente o que se passava, pois a zona onde vivemos não só esta comunicada com as duas principais autoestradas do Dubai, como ainda está em desenvolvimento e circulam vários camiões com contentores nas vias de acesso ao nosso edificio, que inclusivamente tem uma zona e cargas e descargas, já que existem inumeras empresas intaladas no mesmo, que gerem recepçao e envio de mercadorias. Não havia então razão aparente para este suplemento de mau acesso.
Pedimos para falar com a pessoa responsavel neste caso foi o Director, Sr. José Esteves, que não só não nos esclareceu absolutamente nada, como nos disse que o email que tinhamos recebido não estava a dizer que nos iam cobrar um suplemento, senão a questionar à ISS (parceiro da Galamas no destino) se haveria suplemento ou não e porquê. Para alguem que tenha conhecimentos basicos de inglês deixo a interpretação ao vosso critério e confio que poderá verificar que não foi essa a situação. Ou seja, mais uma chamada inutil sem respostas e do qual ainda saiu uma situação caricata, já que questionamos que se realmente o "mau acesso" era uma possibilidade muito forte porque não fomos informados ou aconselhados pelos mesmos a prever esse valor no orçamento, o que seria de esperar já que a Galamas é que era a empresa especialista em transportes. Pois chegou ao ponto de nos dizer " especialista de Transportes? não é bem assim." Adicionalmente pedimos para que fosse qualquer outra pessoa a dar seguimento à nossa mudança pois achamos o atendimento e todos os acontecimentos completamente desaquados e foi-nos negado, pelo que a decepção com o serviço manteve-se. A partir deste momento e tendo em conta o atendimento deplorável que recebemos não tivemos outra alternativa senão restringir a comunicação com esta empresa ao email, o que em certas situações não se revelou muito practico.
Entretanto ainda em relação ao suplemento por mau acesso e depois de muito esforço e insistência lá nos deram uma explicação. A zona onde viviamos aparentemente era restricta à circulação de contentores, o que implicava a mudança dos nossos bens para um camião mais pequeno e cujo servió não estava incluido no nosso orçamento, por um suplemento de 200USD. No entanto esta explicação não fazia sentido, já que haviam contentores 20'( do mesmo tamanho) e inclusivamente superiores em lotes de construção na mesma rua e inclusivamente observamos contentores na zona de cargas e descargas no nosso edificio. Depois da nossa insistência disseram-nos para falarmos com a empresa gestora do nosso edificio, que eles é que nos iam explicar porque é que não podiam circular os contentores, sem qualuqer tipo de preocupação em nos darem uma justificação plausivel. Coisa que ridiculamente fizemos, apesar de sermos conscientes não ser a responsabilidade dos mesmos dar-nos esta resposta. Pois tal como suspeitavamos confirmaram-nos que havia circulação de contentores na zona e não havia qualquer tipos de restrição nem na nossa zona nem em nenhum sitio do Dubai . Voltamos a explicar que o suplemento de "mau acesso" não fazia sentido, chegamos inclusivamente a contactar a RTA que seria o equivalente ao IMT em Portugal que nos confirmou que a zona não tinha a circulação de contentores restricta e que somente fazia falta uma licença, caso não fosse possivel utilizar a zona de cargas e descargas. Esclarecida a questão da restrição de contentores , por fim a ISS fez uma visita ao edificio e chegaram à conclusão que o camião não podia utilizar a zona de cargas e descargas por uma questão de tonelagem. Pedimos então que solicitassem a licença de estacionamento à RTA de forma a resolver esta questão de uma vez. Pois então a resposta que demorou vários dias em chegar, sendo que nos informaram que nesse caso teriam que cobrar um suplemento por terem de deslocar os nossos bens 50 m desde o camião até à porta de entrada, que em nenhum momento foi orçamentado. Desta vez por um valor de 175 USD. A salientar que apesar da nossa insistência, durante cerca de um mês e meio nunca recebemos a cotação em EUR por parte da Galamas, empresa à qual adjudicamos a mudança na sua totalidade e à qual pagamos com antecedência 100% do serviço. A questão é que ficando provado que não era necessária a mudança do camião, este serviço deveria ser coberto pela Galamas como inicialmente orçamentado, pois nos serviços incluido no destino mencionavam que o descarregamento e distribuição dos nossos bens pela residência estava incluido, sem mencionar qualquer tipo de excepção A agravar toda a situação e na tentativa de justificarem este ultimo suplemento de "long carry", a Sr. Mónica Dias envia uma tradução fraudulenta do orçamento que aprovámos, ou assim tenta dar a entender aos seus parceiros ISS, ja que a data de envio do orçamento, referencia e valores em nada coincidem. Nesta tradução (em anexo), esta senhora muda "a passagem para camião mais pequeno" que estava excluido no orçamento inicial e passa a excluir todos os custos com o "dificil" acesso ao edificio. De salientar que adicionalmente nos comunica por email que tudo isto foi feito com a total conivência do Dr. José esteves, Director da Galamas, o qual responde ter total confiança nas acções da sua colaboradora.
Adicionalmente ameaçaram-nos com a não entrega dos nossos bens caso não realizassemos o pagamento de dito suplemento. Ora sendo que actualmente estamos a viver num apartamento sem mobilia desde 31 de Maio vimo-nos obrigados a avançar com o pagamento do mesmo e finalmente a entrega dos nossos bens vai ser efectuada dia 10 de Junho, apesar de que na visita ao armazem nos terem assegurado que o transporte não demoraria mais do que 1 mês/ 1 mês e meio e que somente quando efectuamos o pagamento é que nos informaram que demoraria 2 meses. Situação que chegamos a contestar e dissemos que se não pudessem assegurar a chegada até dia 3 de Junho optariamos por outra empresa que nos ofereceu essa garantia. No momento de efectuarmos o tal pagamento por" long carry"(transporte pela distancia de 50m) fomos informados pela ISS parceiro da Galamas, que já não havia tempo util para pedir a licença de estacionamente e que não assumiriam os custos da mesma e como tal a unica opção era pagarmos a mudança para o camião mais pequeno que já se tinha provado desnecessária, ou atrasos adicionais obrigariam ao pagamento de armazenamento dos nossos bens no armazem deste parceiro.
A acrescentar que o nosso colchão chegou cheio de humidade e ganhou bolor e recusaram-se a activar o seguro pois aparentemente tinhamos que ter mandado limpar o colchao antes de o enviar, questão que nunca foi mencionada pela Galamas ou sequer comunicado num documento de "exclusões ou inclusões do seguro".

Pretendemos que a Galamas honre o orçamento e serviços que lhe foram adjudicados e reembolse o suplemento que fomos obrigados a pagar no valor de 170,93 EUR sob ameaça de não nos entregarem os nossos bens assim como se responsabilize de activar o seguro adequadamente.

Ainda no seguimento da, cito: "chatice" que foi a nossa primeira chamada, pedimos a um familiar para se deslocar à Galamas para avançar com uma reclamação escrita, assim como clarificar outras questes que no batiam certo em relação ao transporte dos nossos animais de estimação. Recusaram-se a efectuar qualquer tipo de atendimento presencial, trouxeram somente o livro de reclamações seguido do comentário (pela Sr. Mónica Dias) a mim só me avisaram que vinha fazer reclamação. Finalmente depois de alguma insistência e de ameaças de chamar a policia (pergunto-me com que motivo? estão clientes a pedir esclarecimentos?!) , agendaram uma reunião.

Transporte dos nossos animais de estimação:

O transporte de animais ao contrário dos nossos bens que seguiram num contentor por barco, foi feito noutra data e por avião. Fomos informados pela Senhora Mónica Dias, que bastava avisar com aproximadamente uma semana de antecedência, a data final de transporte dos mesmos.
Avisamos com 3 semanas de antecedência, e entretanto programamos as visitas ao veterinario necessárias, assim como compra adequada de caixas de transporte etc etc. Na tal reunião que foi agendada a muito custo o Sr. José Esteves forneceu ao nosso familiar um papel assinado com os horarios de check-ups e transporte dos nossos animais de estimação, sendo que só necessitavamos de garantir que tinham chip, que as caixas de trnasporte eram adequada para o transporte em avião, que tinham passaporte, vacinas em dia (que nao especificaram quais e dependendo do pais para onde vão varia) e uma declaração de como estavam aptos para viajar novamente sem mencionar qualquer dito de prazo para validade para as mesmas. No dia 21 de Maio de 2018 os nossos animais de estimação não puderam viajar, pois somente na semana anterior descobriram que era necessário o preenchimento de uma serie de outros formularios as vinhetas dos chips (para alem dos chips) não previstos inicialmente e onde curiosamente mencionavam que toda a documentação se deve começar a tratar com 3 semanas. A destacar que tivemos de ser nós a preencher os tais formularios apesar de solicitarem uma serie de informações tecnicas para os quais não estavamos preparados para preencher, como nomes de postos de fronteira, especificação de tipos de transporte ou a que posto da DGAV dirigir o pedido de certificado de exportação. Havia ainda um atestado que os UAE exigiam que fosse emitido com 24h de antecedência de como os animais estão aptos para viajar e que é necessário para o certificado de exportação. Ora sendo que a recolha dos animais estava agendada para as 7 da manha, de dia 21 de Maio, segunda-feira e a DGAV não esta aberta durante o fim de semana, tivemos de adiar a viagem. Basicamente devido a toda a documentação necessária dia 21 de Maio nunca foi um dia de transporte "realista" jamais poderiam viajar a uma segunda-feira devido a esta limitação. Com nova data marcada regressámos ao veterinario e solicitamos os tais atestados que tinham de ser emitidos 24h antes que acabaram por não servir para nada, ou seja mais tempo e dinheiro perdido, pois só nesse dia se aperceberam que cada um dos nossos animais de estimação tinham um dono diferente registado na documentação e como tal logisticamente teriam de ser dois embarques e a reserva estava feita para um. Escrevemos uma reclamação por email ao Sr. José Esteves já que o próprio se comprometeu que estava tudo em ordem para dia 21, nunca recebemos resposta.
Nova data de viajem e no meio de tudo isto e apesar de ser que o horario do voo era sempre o mesm(com chegada à uma da manha) e depois de semanas de insistência, só 14h antes é que nos conseguiram dar uma previsão da hora de chegada dos nossos animais de estimação ao nosso domicilio,às 6h da manha (pois após aterrarem, são novamente submetidos a uma serie de controlos veterinarios). É chocante como consistentemente não se verifica nenhuma consideração pelo cliente ou organização da vida pessoal e profissional do mesmo. Finalmente os nossos animais acabaram por viajar dia 30 de Maio sendo que foram recolhidos as 7 da manha , aterraram no Dubai à 1 da manha de dia 31 e chegaram bem às 6h da manhã como nos foi informado nas 14h horas anteiores.

Em nenhum momento recebemos sequer um mero pedido de desculpas, nem pelo mau atendimento, nem pelo serviço deplorável que recebemos.
Data de ocorrência: 4 de junho 2018