54.5

Lisboagás - Interrupção lamentável do fornecimento

Vasco Teixeira
Vasco Teixeira apresentou a reclamação
11 de junho 2022
No passado dia 2 de maio, a LisboaGás, de surpresa, interrompeu o fornecimento do gás no meu apartamento apesar de ter todos os pagamentos em dia e de ter fornecido as leituras pedidas, que cancelavam a visita técnica por eles agendada unilateralmente, sem esperarem por qualquer resposta.
Quando liguei para a LisboaGás foi-me transmitida essa informação pelo telefone.
Na imagem anexa, segue a prova de que a comunicação das leituras do gás e também da luz foram fornecidas à empresa comercializadora edp comercial pelo Whatsapp.
Considero inaceitável que, sem o pré-aviso de 20 dias de antecedência, como a lei exige, que tivessem interrompido o fornecimento do gás no domicílio.
Só no dia seguinte, depois de telefonar para LisboaGás foi restabelecido o fornecimento com todos os inconvenientes que daí advieram.
A 2 de maio, eu estava em casa e nem tocaram à campainha. Limitaram-se a desligar o gás sem aviso, tendo durante algumas horas ficado convencido de que o esquentador novo tinha uma avaria.
No dia seguinte recebo no email um relatório técnico assinado pelo técnico que supostamente realizou desligou o gás: Rafael Cândido.
O que é que este técnico não fez que deveria ter feito?
1 – Não tocou à campainha.
2 – Não contactou o titular do contrato telefonicamente, apesar de ter o número que consta no seu relatório técnico.
3 - No local onde desligou o gás não colocou nenhum autocolante indicador do mesmo.
4 – Não colocou nenhum aviso no correio, nem havia qualquer sinal, papel, documento da visita do Técnico Rafael Cândido, ao local.
Apenas o relatório enviado por e-mail no dia seguinte.

Só depois de verificar os bicos do fogão me apercebi que não podia ser avaria do esquentador. Liguei, então, para os serviços da LisboaGás à meia-noite para saber o que tinha acontecido: disseram-me para ligar e desligar o gás 2 vezes no quadro esperar 15 minutos que o gás haveria de ser retomado.

Como a torneira estava fechada a partir do exterior essa indicação não poderia resultar. Disseram-me ao telefone que deveria ligar no dia seguinte no dia seguinte caso não resultasse. No dia seguinte verifiquei no e-mail que tinha um relatório de uma visita técnica no dia anterior onde se afirmava que eu não estava em casa, apesar de estar. Não fui contactado de qualquer outra forma.

Foi aí que tive a certeza de que o fornecimento tinha sido interrompido.

Quando liguei para a LisboaGás para devolverem o fornecimento, avisaram-me logo que o serviço era pago.
Considero um absurdo ter que pagar um serviço por um corte injusto de gás que não provoquei porque não devo nada à LisboaGás nem ao fornecedor EDP e forneci as leituras atempadamente
Além disso, nesse dia estava de folga e por isso estava em casa e a impressão com que fiquei é que o técnico foi lá, fechou a torneira e foi embora sem deixar rasto.
Pretendo reclamar contra a atitude abusiva da LisboaGás, que lesa os clientes desta forma.
A atitude monopolista e autoritária e até desonesta da LisboaGás que, com o único objetivo de mudar o contador, fecha o gás a um cliente pagador e cumpridor de modo a conseguir os seus intentos.
Foi isso que fizeram quando reestabeleceram o fornecimento: mudaram o contador.
Tenho filhos e não pude cozinhar para eles nesse dia, nem pudemos tomar banho.
Considero ilegal o fecho do fornecimento pois não houve um pré-aviso de corte nem motivo para tal.
Considero ilegal que cobrem para restabelecer o fornecimento, pois nada devo ou devia à LisboaGás ou à EDP.
Gostaria que a ERSE tomasse uma atitude relativamente ao abuso de posição dominante de determinadas empresas de energia e irei também queixar-me a DECO e tornar o mais visível possível, este evento de prepotência de empresas que não respeitam os clientes nem nutrem por eles qualquer empatia.
Data de ocorrência: 11 de junho 2022
Lisboagás
17 de junho 2022
Caro Vasco Teixeira,

Informamos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida através de e-mail no dia 17/06/2022.

Encontramo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional, através do email lisboagas@galp.com ou do número 808 506 009 (dias úteis das 9h às 21h).

Serviço a Clientes

Gás Natural
Vasco Teixeira
Vasco Teixeira avaliou a marca
12 de agosto 2022

aguardo reparação dos danos causados e o Portal da Queixa fechou a reclamação,