55.0

Lisboagás - Faturação

L.S.
L.S. apresentou a reclamação
4 de abril 2019

A minha situação é a seguinte: estou a usufruir de um serviço de gás propano da Galp que não está em meu nome porque vivo numa casa alugada e o contrato da Galp está em nome da senhoria, mas sou sempre eu e o meu marido que pagamos. Nunca tivemos problemas até Novembro de 2018, altura em que veio um técnico da Galp trocar o contador, não sei bem qual a razão para essa troca. No entanto desde essa altura até finais de Fevereiro de 2019 que não recebia as faturas. Cheguei a questionar várias vezes o meu senhorio sobre essa situação e ele dizia que contactava a linha de apoio e que só informavam que tínhamos que aguardar e tanto aguardamos que a fatura n° FT 6090/624 só a recebi em inícios de Março e com um valor exorbitante de 225.94€, ou seja, enviaram o valor de cerca de três meses e meio numa só fatura. Como não posso pagar esse valor de uma só vez, pedi ao senhorio para contactar a linha de apoio e foi efetuado a meu pedido um acordo de pagamento a pagar 18.92€ por mês durante um ano. Em linha assumiram que o erro foi deles mas que tinha que pagar na mesma. Passado uns dias efetuo o pagamento da primeira prestação do acordo de pagamento. Passado poucos dias recebo outra fatura de um período mais curto no valor de 20.21€ referente à fatura FT 6092/3646 e efectuei o seu pagamento. E passado mais alguns dias recebo ainda outra fatura no valor de 111.15€ da fatura FT6091/ 4607 acrescido do valor de 20.21€ referente ainda à fatura anterior que já havia sido paga dentro do prazo, que no total a meu ver é um valor absurdo pois antes de mudarem o contador nunca tive valores tão elevados para pagar e os nossos consumos de gás são os mesmos, não se alteraram os nossos hábitos. Pedi novamente ao senhorio para ligar para a linha de apoio e informaram que se quiser que seja feita uma avaliação ao contador tenho que contactar um número de emergência e que irá alguém ver o que se passa mas que tem um custo que ultrapassa os 20€. Mas estamos a brincar???!!! Já não basta não existir uma linha de apoio gratuita para estes serviços, porque o meu senhorio exigiu que eu pagasse o custo das chamadas para a linha de apoio e com razão pois são chamadas caras e quem usufrui do serviço sou eu e a minha familia, ainda temos que pagar para vir alguém verificar se poderá existir algum problema quando a responsabilidade desta confusão toda é da Galp? Para além do erro no atraso das faturas que levou a estimarem leituras que não percebo, quando era eu que dava a contagem do gás todos os meses antes desta confusão, mas como não tinha a informação do período em que poderia comunicar as leituras do contador deixei de o fazer durante esses meses e como se não bastasse ainda enviam outras duas faturas com períodos de faturação que não têm lógica e a última com um valor que menos lógica tem em que não percebo no que se basearam para chegar a esses valores, se foram contagens por estimativa, se o próprio contador está a contar mal... Na linha de apoio não respondem a estas questões, não ajudam em nada, só dizem que temos que pagar e mais nada. Não acho isto nada normal, e se a Galp não me der uma resposta em concreto a esta reclamação, o meu senhorio que rescinda o contrato ou faça o que quiser que eu até acabo por pagar tudo o que insinuam estar a dever para não causar problemas ao meu senhorio, mas desisto de imediato deste serviço e faço um contrato em meu nome ou do meu marido com outra empresa mais fiável que não a Galp como é evidente. Para já não pagarei a última fatura até ter uma resposta a esta reclamação e se não me agradar a resposta, não quero mais este serviço e o meu senhorio provavelmente irá rescindir este serviço com a Galp, pois não irá mais ninguém usufruir dele uma vez que terei outro contrato em meu nome com outra empresa. Aguardo resposta por parte da Galp para muito breve! Obrigada!

Data de ocorrência: 4 de abril 2019
Lisboagás
2 de maio 2019
Exma. Senhora Liliana Santos,

Na sequência do seu contacto de dia 4 de abril relativamente à reclamação apresentada no Portal da Queixa com o nº 27189519 , sobre o fornecimento de gás natural, informamos que a situação foi incorretamente encaminhada para a Lisboagás Comercialização, empresa comercializadora de gás natural em Mercado Regulado.

Nesse sentido sugerimos que contacte a empresa comercializadora de Gás Propano da Galp.

Lisboagás Comercialização
L.S.