55.0

Lisboagás - Corte no abastecimento de gás

FJAntunes
FJAntunes apresentou a reclamação
25 de julho 2016

No passado dia 19/Jul a minha fornecedora de Gas (Lisboagas) suspendeu/cortou o abstecimento de gas por alegado atraso no pagamento de 2 faturas. Achei estranho porque há 10 anos que tenho DD e nunca falhei com nada. Em contacto com a linha de apoio fui informado que em Março alguem tinha ligado para este numero e solicitado o meu numero de contrato de abastecimento e uma semana depois teria chegado á lisboagas um pedido de cessação de contrato e no mesmo dia um pedido de adesão sendo os moldes to contrato sempre iguais, mas o dd ter-se-ia perdido no meio deste processo. Como nunca aderi a nenhum novo contrato (quer por telefone quer por contacto directo) fiquei abismado com a justificação que para alem de ter ficado 2 dias sem gas agora tenho de suportar todos os encargos com a nova ligação e na galp não me dizem quem é a suporta operadora nem que fez o novo contrato. será esta situação possivel?

Obrigado

Data de ocorrência: 25 de julho 2016
Lisboagás
28 de julho 2016
Exmos. Senhores,

Na sequência do Ofício do dia 26 de julho, respeitante à reclamação apresentada pelo Reclamante Fernando Jorge da Silva Antunes, sobre o fornecimento de gás na Rua Fernando Gusmão, Nº 9, 6º A, em Lisboa e informamos que:

A suspensão do serviço de gás foi motivada pela falta de pagamento atempado da fatura emitida em 10/05/2016, com data limite de pagamento até 31/05/2016.

Esta situação deu origem à emissão do Aviso de Eventual Suspensão de Fornecimento em 06/06/2016, com nova data limite de pagamento 29/06/2016,contendo a indicação que a não regularização do valor implicaria a suspensão do fornecimento a partir da data 01/07/2016.

Deste modo, confirmamos que todos os encargos associados estão corretamente faturados, dado que a fatura e o aviso foram emitidos dentro dos prazos previstos, tendo sido disponibilizadas referências bancárias para pagamento e informados as datas limite para a respetiva regularização.

Informamos ainda que foi rececionado um pedido, através do Gestor de Processo de Mudança de Comercializador (GPMC), para transição do Código Universal de Instalação associado a este fornecimento para Mercado Livre.

Dado que estavam reunidas as condições para a mudança, e de acordo com o regulamento da ERSE o contrato foi encerrado na Lisboagás Comercialização em 28/03/2016, no entanto essa situação foi retificada mediante a reposição contratual.

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Iolanda Reis
Lisboagás Comercialização

Número de fornecimento: 8553479
FJAntunes
29 de julho 2016

Relativamente ao comentário da Lisboagas nao creio que traga algo de novo, pois tais informações já foram disponibilizadas por telefone. Relativamente ás cartas que informam terem enviado, reafirmo o que anteriormente disse, ou seja, não recebi qualquer carta desde o inicio de março quando entrei em contacto com a Linha de apoio para alterar a morada de correspondencia. Morada esta que já validei com a linha de apoio e esta correcta. Acho ainda estranho não ter recebido qualquer mensagem ou email a informar do valor em divida e aindo á raiz do problema, ou seja, o porque do debito directo ter sido desactivado, porque em 10 anos de cliente sempre tive este dd activo e nunca falhei com qualquer pagamento, razão essa para não validar se o debito estar a ser realizado ou não.

Quanto á mudança de fornecedor de gas continuo á espera de uma resposta seja ela da ERSE ou da Lisboagas porque não realizei qualquer alteração contratual ou de fornecedor, esperando assim que os responsaveis por essa alteração sejam punidos e que não seja eu a suportar os encargos que vou ter com esta situação, para alem de ter ficado 2 dias sem gas.
Se a Lisboagas não tem qualquer responsabilidade no processo, eu acredito, mas eu também não tenho e espero que haja alguém a defender os consumidores para algo que estas situações que na minha opinião são fraudulentas.

O que gostaria de ver esclarecido pela Lisboagas era:

1) Aviso de atraso no pagamento (seja carta, mensagem, telefonema, email ou o outro) e não acredito não terem o meu email, porque sei que o meu contacto movel e email esta na V/ base de dados.

2)O que também acho estranho é o facto do Debito directo não ficar activado automaticamente quando contrato retornou á Lisboagas em Março, tendo-o eu sido informado quando me desloquei à loja do cidadão da Laranjeiras para liquidar o valor em divida que o DD já estava novamente activo. Clarifiquem sff?

Obrigado