52.5
Lisboagás Comercialização SA

Lisboagás - Tentativa de manipulação de mercado

Tiago André apresentou a reclamação
7 de março 2017

Resumidamente, em dois cenários diferentes:
Em 2015 - Esta empresa fez com que durante 3 meses estivesse sem gás natural em casa, aquando do contrato feito por mim com a EDP. Prejudicou o decorrer do processo prestando falsas declarações (informava que tinha comunicado à EDP a permissão de activar o Gás em minha casa quando na realidade não comunicava). Apenas 3 meses depois quando contratei o gás com a GALP directamente aprovaram todo o processo em 1 semana. Notou-se visivelmente uma forma de burla para desviar clientes alheios.
Alguns meses mais tarde, porque não tinha intenção de continuar a compactuar com este esquema de burla - Quis mudar de operador para a EDP. Aí o processo foi célere mas durante 6 meses a GALP continuou a cobrar indevidamente apesar do fornecedor de gás já ser a EDP. Pararam de o fazer após dezenas de contactos.

Em 2017- Casa nova. Durante 2 semanas continuou a usar a mesma estratégia - Não informava a EDP da possibilidade de activação de gás natural em casa. Após dezenas de horas e chamadas e ter ameaçado com comunicação social e DECO, a LisboaGás comunicou de imediato a informação necessária à EDP, informação essa que a EDP necessitava para avançar com o contrato de gás. Em paralelo nestas duas semanas a GALP informava-me que se fizesse contrato com eles em 5 dias tinha já o problema resolvido e o gás activado.

Estes foram os únicos dois contratos de gás natural que fiz ( habitualmente fui sempre cliente de bilhas de gás compradas) e tiveram exactamente os mesmos contornos, fazendo-me ver que a LisboaGás e a GALP Energia usam do seu antigo monopólio na área do gás de forma a prejudicar a concorrência e adquirir clientes indevidos.

Esta situação deve ser denunciada e devidamente sancionada porque é bastante suspeito nas duas tentativas de contrato a LisboaGás agir da mesma forma.

Data de ocorrência: 7 de março 2017
Lisboagás
7 de dezembro 2018
Gás Natural 2017-07-03 13:33:39

ASSUNTO: Reclamação Portal da Queixa

Exmo. Senhor,

Na sequência do e-mail de dia 8 de março, relativamente à reclamação apresentada no Portal da Queixa com o nº 8681917 sobre a ligação de fornecimento de gás, informamos que a situação reportada não é do âmbito da Lisboagás Comercialização, pelo que sugerimos que contacte o Operador de Rede e Distribuição Lisboagás através do e-mail distribuicao.lisboagas@galpenergia.com ou para o nº. 808 200 343.

Informamos ainda que com o nº de contribuinte 227376803 não temos registo de contrato de fornecimento de gás natural ativo na Lisboagás Comercialização.

Encontramo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional, através do e-mail lisboagas@galp.com ou do número 808 506 009 (dias úteis das 09h às 21h).

Pedro Costa
Lisboagás Comercialização

CC: 80659719
9 de junho 2019
Se faz favor removam informação sensível (NIF) que é ilegar expor assim publicamente face ao RGPD. Obrigado.
Lisboagás
27 de junho 2019
Exmo. Senhor Tiago André,

Na sequência do seu contacto de dia 09 de junho, relativamente à reclamação apresentada no Portal da Queixa com o nº 8681917 sobre a comunicação de 03/07/2017, informamos que não nos é possível remover ou editar a resposta anterior dado que a comunicação foi iniciada pelo consumidor.

Iolanda Reis
Lisboagás Comercialização