Galp

Galp Energia - Cativação ilícita

Hugo Filipe Moreira Lopes
Hugo Lopes apresentou a reclamação
27 de novembro 2017

Recentemente fiz um abastecimento de 10€ num posto GALP.
Quando vejo os meus movimentos diários do cartão de débito MASTER CARD,vejo que me foram retirados 100€ (385rs) mais 30rs de impostos.
Após praticamente ter mandado cancelar o cartão visto ser a segunda vez que o evento ocorre, pensei que aquando do meu abastecimento alguém teria utilizado indevidamente o meu abastecimento.
Dirigi-me ao posto, e recebo a seguinte justificação:

Quando o abastecimento é pago com cartão estrangeiro, a GAPL cobra 100€, e devolve o restante passados alguns dias.
O gestor não soube justificar a razão de me retirarem 100€ sem autorização. Não soube também informar quantos dias a GALP ficaria com o meu dinheiro.
Não me soube dizer também quem iria pagar o imposto IOF que me foi cobrado indevidamente.

Posteriormente liguei para o meu banco (SICREDI) e lá me informaram que não sabiam qual a origem desse pagamento.
Liguei para a MASTER CARD e fui informado que esses 385rs não eram nenhum tipo de taxa do operador do cartão.

Liguei para a SIBS e fui informado que era uma ação normal a pedido da GALP e que nada tem a ver com SICREDI, nem MASTER CARD nem SIBS (posso confirmar que em 1 mês a abastecer praticamente diariamente a única vez em que ocorreu foi com a GALP).

Gostaria de saber quem se irá responsabilizar por um pagamento de imposto que não foi autorizado por mim.

(Passados 4 dias da data do segundo abastecimento ainda não houve a devolução da cativação)

Data de ocorrência: 27 de novembro 2017
Galp
4 de janeiro 2018
Referência: 1-3156917714

Estimado Cliente Sr. Hugo Moreira Lopes,

Acusamos a receção do seu e-mail o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos o incómodo causado e compreendemos a insatisfação demonstrada relativamente a este assunto.

Relativamente ao exposto pelo estimado Cliente, informamos que quando efetua uma transação num terminal de pagamento automático com um cartão de crédito, fora do seu território, o banco de origem desse cartão, para autorizar a transação, cativa 100€ na sua conta, que é o valor máximo que poderia abastecer.

Posteriormente é efetuado o acerto entre o valor cativo e o valor efetivamente dispendido no abastecimento. Caso verifique a falta deste acerto na sua conta, será necessário que solicite esclarecimentos junto da sua entidade bancária (banco de origem).

Os valores associados à transacção e que ficam cativos pela entidade SIBS, por procedimento podem levar cerca de sete dias a ser repostos.

Colocamo-nos à sua disposição para prestar qualquer esclarecimento adicional que considere necessário.

Agradecemos o seu contacto e esperamos poder continuar a merecer a sua confiança e preferência.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Eurico Jaime
Serviço a Clientes Galp
clientes@galpenergia.com
707 50 GALP (707 50 4257) - Dias úteis das 09h às 20h

Com a Galp só há problemas. A culpa é de quem ainda privilegia esta marca. Ainda se não houvesse outras no mercado...

Ver perfil de
17 de fevereiro 2018

Se. Jorge Capão,
Não é a Galp q retem o valor. É a entidade bancária. E nem todos os bancos fazem isso. E não é só com a Galp que acontece.