Galp

Galp Energia - Devolução da Caução Garrafa Gás Pluma

PauloReal
PauloReal apresentou a reclamação
2 de junho 2017

Adquiri em 23 de Novembro de 2011, num revendedor autorizado Galp gás energia de Santarém, uma garrafa de gás pluma, pela qual paguei €30,00 de caução.
Tenho em minha posse quer a cópia do talão referente ao depósito de caução, quer o talão referente ao pagamento efectuado por cartão bancário.

Afim de proceder à entrega/devolução da garrafa pluma e receber o respectivo valor da caução, dirigi-me a um revendedor da minha actual área de residência - Massamá - nomeadamente o Supermercado Continente, onde já anteriormente tinha comprado garrafas de gás.
Apresentei o depósito de caução e solicitei o reembolso do valor da garrafa vazia.

Negaram-me a devolução e aconselharam-me a dirigir-me a uma Estação de Serviço GALP próxima e aí fazer o pedido de devolução/reembolso!

Dirigi-me então à Estação de Serviço GALP de Massamá para fazer a entrega da garrafa e receber o respectivo reembolso contra a entrega do documentos comprovativo da caução.

Negaram-me o reembolso da devolução da caução e remeteram-me para Santarém, onde havia comprado a garrafa em 2011 afim de receber os €30,00!?

PERGUNTO: O QUE É PRECISO FAZER PARA RECEBER AQUILO QUE TENHO DIREITO A HAVER, UMA VEZ QUE TENHO PROVA DE PAGAMENTO E TENHO OS DOCUMENTOS QUE O ATESTAM??

Data de ocorrência: 2 de junho 2017
Galp
15 de março 2018
Estimado Cliente Paulo Real,

Acusamos a receção do seu e-mail, referente à devolução de garrafas, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos o incómodo causado e compreendemos a insatisfação demonstrada relativamente a este assunto.

Gostaríamos que compreendesse as razões que nos obrigam a adotar o referido procedimento: A caução funciona como uma garantia da devolução da garrafa que é entregue ao Cliente no momento da primeira aquisição de gás. Caso não existisse esta caução, não haveria qualquer incentivo à devolução das garrafas vazias, estimulando o desperdício e a ineficiência que, em última análise, seriam todos os consumidores a suportar. Este princípio está aliás previsto na legislação Portuguesa.

Assim sendo, a caução deverá ser restituída mediante o reembolso ao Cliente do exato montante que este tiver pago quando efetuou a primeira aquisição. Ora é precisamente para esse efeito que se torna imprescindível que, no momento em que pretende a devolução do montante que pagou, o Cliente seja portador do recibo que lhe tiver sido passado com a aquisição. Tal constitui uma decorrência normal da necessidade de ser garantido que o revendedor está a proceder à devolução do montante que o Cliente tiver efetivamente pago, a si ou a outro Revendedor.

Este assunto foi oportunamente estudado com Associações de Defesa do Consumidor, que reconheceram que não poderíamos fazer mais do que reembolsar os Clientes pela exata quantia referida no comprovativo de caução.

Compreendemos contudo que em muitos casos não seja possível efetuar a apresentação desse documento, quer porque essa aquisição possa ter sido efetuada há muitos anos, quer porque poderá na ocasião não ter sido exigida a prestação de caução. Nestas situações, os Revendedores estão igualmente instruídos no sentido de procederem à entrega ao Cliente do montante de 3€ por garrafa, justamente para evitar que essas garrafas sejam abandonadas.

Mais informamos que o Revendedor Galp Gás:
Nome: Ferreira & Dias Lda
Morada: Rua Elias Garcia nº 163 B, 2745-149 Queluz
Contacto: 214 350 319

Colocamo-nos à sua disposição para prestar qualquer esclarecimento adicional que considere necessário.

Agradecemos o seu contacto e esperamos poder continuar a merecer a sua confiança e preferência."

Colocamo-nos à vossa disposição para prestar qualquer esclarecimento adicional que considere necessário.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Andreia Martins

Serviço a Clientes Galp Gás
linhagalpgas@galpenergia.com
707 502 002 – Dias úteis das 09h às 19h
PauloReal
PauloReal avaliou a marca
17 de fevereiro 2022

Muita demora e entropia para resolução.