Galp Marca Recomendada Marca do Mês
Galp - Estações de Serviço

Galp Energia - Erro na gestão de cupões da app mundo

Rudolfo Nobre apresentou a reclamação
5 de agosto 2022
No dia 25 de julho de 2022 abasteci 48,51 litros de gasóleo simples no posto Galp de Carnaxide, na Rua Sertório Monte Pereira, dirigi-me ao balcão de pagamento com o cupão de desconto Galp que me foi atribuído na app Mundo Galp, no valor de €0,06/litro, com o código 700582513877723273. Depois de algumas tentativas, a funcionária do posto referiu sempre que estava a dar erro e que não podia fazer mais nada para aplicar o desconto. Teria de ser eu a ligar para uma linha de contacto da própria Galp.

Depois de contactar esta linha, de acordo com o que me foi solicitado, enviei a reclamação por escrito, para o email clientes@galp.com, com foto do talão do abastecimento e printscreen do cupão.

Em resposta, o apoio ao cliente Galp, indicou que o cupão "já havia sido utilizado (...) no dia 09-07-2022". Tudo certo, mas se já não era válido, porque é que 16 dias depois continuava a estar disponível na app com a indicação de estar "válido até 31/7/2022"?

O apoio a cliente Galp ainda tem a falta de vergonha de sugerir que faça eu a gestão de cupões manualmente, arquivando o cupão depois de o utilizar. Meus senhores, isto não faz sentido nenhum, além de que se trata claramente de um bug da app Mundo Galp: já usei outros cupões na app Mundo Galp e, uma vez utilizados e deixando de ser válidos, estes desapareceram da app (por exemplo, numa campanha em que ofereceram em simultâneo dois cupões de desconto de €0,06/litro - quando usei o primeiro, passei a ter apenas um disponível na app; quando usei o segundo, deixei de ter qualquer cupão). Isto é o que acontece em QUALQUER app que ofereça descontos.

Com a agravante de, até ao dia anterior ao do abastecimento que venho reclamar, ter disponível um outro cupão, de €0,10/litro, que escolhi não usar por ter sido tornado público que no dia seguinte, o do abastecimento, o preço do combustível iria baixar, sendo mais vantajoso usar o cupão de €0,06 que a app me dizia estar válido (entre o desconto e a redução de preço de combustível prevista). Obviamente que, estando a app atualizada e disponibilizando apenas os cupões válidos (que pelos vistos era só um), teria utilizado o cupão de €0,10/litro, no dia anterior. Esta informação errada da app serviu de base a uma decisão em que fui claramente prejudicado, motivo pelo qual exijo ser compensado do desconto que não me foi atribuído, num total de €2.91, correspondente aos 48 litros abastecidos ou, em alternativa, que me atribua novo cupão de desconto no valor do que teria beneficiado (€0,10/litro) se um cupão inválido não me tivesse induzido em erro.

Se não corrigirem esta situação e não procederem à compensação devida, vou considerar que, agora que têm conhecimento do erro, me estão conscientemente a enganar, pelo que terei de, não só recorrer aos meios e entidades ao meu dispor para efetuar a reclamação devida, como de considerar terminar o contrato de fornecimento de gás e eletricidade que tenho com a vossa empresa.

Cumprimentos
Data de ocorrência: 5 de agosto 2022
5 de agosto 2022
Caro Cliente,

Obrigado pelo seu contacto que registou no Portal da Queixa com o nº 78698822

Vamos analisar a sua exposição e dar-lhe uma resposta com a maior brevidade.

Pode ainda falar connosco através de:
• Telefone: 800 200 200

Com os nossos cumprimentos,
Serviço a Clientes Galp
10 de agosto 2022
Caro Cliente,

Informamos que por e-mail foram prestados os esclarecimentos referentes ao seu contacto que registou no Portal da Queixa com o nº 78698822

Para qualquer outra dúvida, pode contactar-nos através:
• Telefone: 800 200 200

Com os nossos cumprimentos,
Serviço a Clientes Galp
15 de agosto 2022
A Galp contactou-me telefonicamente e, depois, por email indicando que "Após analise da situação exposta, cumpre-nos esclarecer que houve um constrangimento relativamente ao seu cupão na APP Mundo Galp, contudo informamos que a situação já se encontra resolvida, tendo sido atribuído um novo cupão. Adicionalmente, e de forma a compensar, enviamos um sharecode de 10 cêntimos que poderá utilizar após o fim da campanha com validade até 31/12/2022, utilizando agora os descontos da campanha em vigor. "

Deveria, portanto, ter recebido um cupão de 6 cêntimos por litro e ADICIONALMENTE um outro de 10 cêntimos. Só recebi o de 10 cêntimos, uma vez que o de 6 cêntimos recebe a mensagem de erro de já ter sido usado. Avisei o apoio a cliente da Galp, que se fez de despercebido e me disse que tinha recebido um cupão de 10 cêntimos.

Tudo bem, vou deixar a reclamação como resolvida uma vez que o meu objetivo era receber o crédito do desconto que não me foi atribuído ou novo cupão de 10 cêntimos por litro, o que foi conseguido. Mas não podia deixar de expor como funcionam as promessas desta empresa bem como o quão frágil é esta app Mundo Galp.
Rudolfo Nobre avaliou a marca
15 de agosto 2022

Quando uma marca apenas se empenha realmente em resolver uma reclamação do cliente quando este a torna pública, isso diz muito sobre sobre a forma como a marca trata os seus clientes.