Galp

Galp Energia - Erro no sistema de facturação

Fernando Lopes Campos
Fernando Campos apresentou a reclamação
3 de janeiro 2017

Venho por este meio enviar para vossa análise os documentos de facturação de
um apartamento que desde Abril de 2016 não está habitado.

Em Abril de 2016 os consumos facturados excediam 199 kw a electricidade e o
e era menor em 7 m3 de gás.

O custo fixo, sem consumo é cerca de 15,00€.

Na folha de excel que anexo, pode verificar-se que paguei 337,19€ onde já estão deduzidos os créditos por acerto, que eu reclamei. Neste mesmo periodo eu deveria de ter pago aproximadamente 122,00€.

Isto quer dizer que o sistema de cálculo com contagens por estimativas, está errado ou viciado.
Eu cheguei a comunicar contagens aos quais acrescentavam estimativas.
Também se pode verificar que há contagens efectuadas pela empresa que são superiores aos valores que constam na contagem de 31 de Dezembro de 2016.

Data de ocorrência: 3 de janeiro 2017
Galp
22 de fevereiro 2017
Estimada/o Cliente,

Recebemos e agradecemos o seu contacto, referente à reclamação apresentada no Portal da Queixa nº 7493417, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Na sequência da exposição apresentada informamos que,foi emitida a nota de crédito nº SE600155149, em 2016/12/29, no valor de 35,23€, que considera leituras comunicadas pelo Operador de Rede de Distribuição e efetua a devolução de 2399kWh, faturados por estimativa no período de 2015/09/08 a 2016/06/08.

A fatura nº SE640167568, emitida em 2016/12/26,deu origem a uma nota de crédito no valor de 23,19€, referente ao serviço de gás natural, que considerou leituras comunicadas pelo Operador de Rede de Distribuição (ORD), em 2016/12/06, sendo que, foi necessário estimar o restante período até 2016/12/23, de forma a poder concluir o ciclo de faturação e ser emitida a fatura.

Salientamos que, nesta fatura, procedemos à devolução total de estimativas faturadas anteriormente, de 341kWh, para o período de 2016/06/03 a 2016/11/23.

Desta forma, a faturação da conta de serviço CS90031760, referente à morada Praceta Maestro Ivo Cruz Nº 225ºEsq., 1500-401 Lisboa, encontra-se correta.

Relativamente à conta de serviço CS90034130, referente à morada Rua João Ortigão Ramos Nº 25 2ºEsq., 1500-363 Lisboa, uma situação de caráter excecional no nosso sistema de gestão comercial impossibilitou que as leituras comunicadas pelo Operador de Rede de Distribuição (ORD) fossem consideradas para efeitos de faturação, sendo as faturas emitidas com leituras estimadas desde o início do contrato, o que desde já lamentamos.

Não obstante, a situação encontra-se ultrapassada, com a emissão da nota de crédito nº SE700022165,em 2017/02/06, no valor de 176,70 €, onde é efetuado o acerto de consumo e devolvidas as estimativas das faturas anteriores.

Em relação à conta de serviço CS90034131, da morada Rua São Gonçalo de Lagos Nº 4 LT R/C Dt., 8900-276 Vila Real de Santo António, verificamos que a faturação se encontra correta, sendo considerada regularmente para faturação as leituras comunicadas pelo Operador de Rede de Distribuição (ORD).

Lamentamos, desde já, a demora na resposta e todos os incómodos causados.

Encontramo-nos disponíveis para qualquer questão ou esclarecimento adicional que necessite, por e-mail para galpon@galp.com ou para a Linha de Atendimento Comercial pelo nº 808 50 30 30 (dias úteis das 9h às 21h).

Os nossos cumprimentos,

Hugo Belchior