Galp Marca Recomendada Marca do Mês
Galp - Estações de Serviço

Galp Energia - Estimativas por excesso

José Almeida apresentou a reclamação
8 de julho 2020
A minha fatura deste mês é aproximadamente o dobro da média de consumos. Como o mês passado já houve emissão de fatura com base em leitura real, não compreendo como é que a fatura deste mês se baseia numa fatura de acerto, que é acima da média.
Estão a cobrar o dobro da minha média de consumo, com base numa fatura de acerto ?

Liguei para a linha de apoio, onde o Sr. João, de forma arrogante e pouco profissional, não soube esclarecer mais nada para além da informação acima. Perguntei por diversas vezes o motivo do valor, e a resposta foi sempre no sentido da minha comunicação de leituras. Eu perguntei sobre cálculos, o Sr João responde que devo comunicar leituras.

A responsabilidade das leituras é da empresa que fornece o serviço. Quando estimam, a estimativa deve ser com base no consumo real dos últimos meses, e não com base numa fatura de acerto.
Data de ocorrência: 8 de julho 2020
8 de julho 2020
Estimada/o Cliente José Almeida,

Obrigado pelo seu contacto que registou no Portal da Queixa com o nº 43145220

Vamos analisar a sua exposição e dar-lhe uma resposta com a maior brevidade.

Pode ainda falar connosco através de:

13 de julho 2020
Referência: 1-3466430752

Estimado Cliente José Almeida,

Até ao momento não nos foi possível enviar-lhe uma resposta referente ao seu contacto que registou no Portal da Queixa com o nº 43145220.

Em breve enviaremos uma resposta definitiva.

Pode ainda falar connosco através de:

5 de agosto 2020
Referência: 1-3466430752

Estimado Cliente José Almeida,

Informamos que por e-mail foram prestados os esclarecimentos referentes ao seu contacto que registou no Portal da Queixa com o nº 43145220

10 de agosto 2020
A minha última fatura foi muito abaixo do habitual, o que confirma que fui cobrado por estimativa em excesso.

Foram cobradas 2 faturas consecutivas de "acertos", sendo que a seguinte é muito abaixo da média. Penso que este evento só pode significar que as faturas de acertos foram cobradas de forma excessiva. Dito de outra forma, a Galp Gás, após ter sido avisada da cobrança excessiva, fez uma pequena redução, que aparentemente foi muito aquém do que devia ter sido. Significa que a Galp Gás fica com o dinheiro dos consumidores durante um pelo menos um mês de forma indevida e conveniente.
21 de agosto 2020
Referência: 1-3474719572

25 de agosto 2020
Exmos Srs,
A Galp Gás cobra por excesso quando existem leituras estimadas, conforme comprova o histórico de consumos apresentado.
A Galp Gás enuncia que na Fatura nº FT 6004/16612 no valor de 3,69€, com leitura real de 285 m3,  o consumo foi de  0 m3. Este facto não corresponde à verdade, uma vez que existiu efetivamente consumo. O que aconteceu foi que por terem cobrado em excesso na fatura estimada anterior, não resulta nenhum consumo adicional no mês seguinte.
Este facto implica que a Galp Gás cobra indevidamente dinheiro aos seus clientes mesmo antes de se verificar o consumo que a vossa empresa alega. Independentemente de as leituras serem ou não comunicadas, as estimativas deviam basear-se na média de consumos de vários meses de referência, de forma a que estas situações não se verifiquem; que garantidamente não trazem bom nome à vossa empresa.  Agradeço a vossa diligência para evitar estas situações desagradáveis futuramente.
21 de setembro 2020
Referência: 1-3477484824

NAUC
José Almeida avaliou a marca
15 de março 2022

Enganos que se vão resolvendo