Galp Marca Recomendada Marca do Mês

Galp Energia - Fatura errada

Célia Cristina Duarte Inácio
Célia Inácio apresentou a reclamação
7 de janeiro 2020
No dia 28 de Novembro de 2019 recebi uma fatura de gás com a leitura errada (em vez de 151m3 tinha 298m3, com valor de 720.57€ a pagar). Na tentativa de resolver esse assunto liguei para o primeiro contacto que é fornecido na fatura, o número (de valor acrescentado, que só percebi no final da chamada) 707502002. Fui muito bem atendida, disseram-me para tirar fotografia do contador com a contagem à data e enviar para o email linhagalpgas@galp.com, pedindo a rectificação da factura. Assim que acabei o telefonema recebi mensagem da minha operadora a dizer que a chamada seria cobrada à parte, já que o meu tarifário não comportava chamadas para números 707; 3,2€+IVA, ou seja 3,94€). Enviei email no mesmo dia com a foto de contador e printscreen da mensagem da minha operadora de telefone. No dia 29 de Novembro de 2019 ligaram-me do 210058736 a pedir desculpa pelo "susto" e a pedir a nova contagem. No dia em que recebi a minha fatura telefónica reencaminhei-a para a GALP a perguntar quem é que me ressarcia do valor de 3,94€ da chamada de valor acrescentado. Este novo email tem data do dia 11 de Dezembro (relativamente ao primeiro email só recebi resposta automática) e reencaminhei também o email do dia 28-11-2019. Responderam à questão de rectificação da factura, mas quanto ao meu pedido de pagamento dos 3,94€ à minha operadora telefónica (valor que tive de gastar para tentar resolver um problema da responsabilidade da GALP) apenas disseram que teria de fazer o pedido para o "operador correspondente". Quando perguntei quem era o operador correspondente não obtive resposta; só voltei a ter resposta no dia 18 de Dezembro, depois de eu enviar novo email (com o comprovativo de pagamento do valor em dívida, que à data apenas tinha vindo num "aviso de eventual suspensão de fornecimento de gás" que chegou no dia 18-12-2019) e reenviar a minha fatura da operadora telefónica com a chamada para o número 707. E a resposta foi a seguinte: "Relativamente à chamada efetuada para os nossos serviços, informamos que colocamos à sua disposição vários meios de comunicação com a nossa empresa, à parte do contacto telefónico, e de forma gratuita, nomeadamente o e-mail linhagalpgas@galp.com, site Galp Energia e o nosso Balcão Digital através do link que indicamos seguidamente: * PROIBIDO *://gpl.Galpenergia.com/balcaodigitalgpl/. Sobre a questão do valor pago pela chamada efetuada, lamentamos a situação ocorrida mas não podemos dar provimento à respetiva devolução do montante."
Data de ocorrência: 7 de janeiro 2020
8 de janeiro 2020

Estimada Cliente Célia Inácio,

Recebemos e agradecemos o seu contacto, referente à reclamação apresentada no Portal da Queixa nº 35417320, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Para qualquer dúvida, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para esclarecer as suas questões.

10 de janeiro 2020

10 de janeiro 2020
Os devidos esclarecimentos quanto ao erro na fatura foram dados no dia 18 de Dezembro, através do email recebido e ao qual me refiro na reclamação. Os esclarecimentos quanto ao valor que tive de gastar pelo telefonema que vos fiz, para resolver um problema criado pelo vosso sistema, está longe de estar esclarecido. Não é de ânimo leve que se recebe uma fatura de mais de 700€ e se tem discernimento para pensar que o número telefónico facultado na fatura, para vos ligar, é de valor acrescentado. Assim sendo continua em aberto a questão sobre quem me vai ressarcir dos 3,94€ que gastei para vos telefonar, no intuito de resolver um erro da vossa responsabilidade.
28 de janeiro 2020

28 de janeiro 2020
A GALP continua a responder-me que não me paga os 3,94€ e que tem outros canais pelos quais posso entrar em contacto. Esta resposta não me resolve a questão, portanto para mim a reclamação não está resolvida. Se o sistema da GALP consegue emitir uma fatura onde a estimativa de consumo de gás apresenta o dobro do valor que o meu contador marca, também consegue emitir uma nota de crédito onde me deduza o valor de 3.94€ do meu consumo de gás, por exemplo. Assunto ainda por resolver!
3 de fevereiro 2020
Referência: 1-3421430654

Francisco Fernandes
3 de fevereiro 2020
Assunto por resolver! Não me ressarciram dos 3,94€ e, pior, continuam a dizer que não podem pagá-los e que é do conhecimento geral que os números 707 são taxados. Fiquei a saber que ia pagar quando terminei o telefonema e recebi a mensagem da minha operadora.
5 de fevereiro 2020
Referência: 1-3422695175

Célia Cristina Duarte Inácio
Célia Inácio avaliou a marca
13 de abril 2020

A única resposta que a marca teve para me dar foi que eu tinha outros meios de comunicação para além do número de valor acrescentado. Os 3,94€ que tive de gastar para resolver um assunto da sua inteira responsabilidade continuam a fazer parte do meu prejuízo. O sistema da marca consegue emitir uma fatura errada, de mais de 700€, mas não tem capacidade para emitir uma nota de crédito de 3,94€. Será eternamente uma situação NÃO RESOLVIDA