Galp
Excelente
Galp - Estações de Serviço

Galp Energia - Postos de abastecimento Galp em pré-pagamento

Pedro Frazão apresentou a reclamação
26 de julho 2018 (editada a 26 de julho 2018)
Nos postos de abastecimento Galp sou constantemente solicitado a dirigir-me ao ponto de pagamento pois o ponto de abastecimento encontra-se em pré-pagamento. A situação piora quando necessito encher o depósito do automóvel e uso Galp frota ou quando me desloco de motociclo.

Efetivamente para encher o depósito com Galp frota é necessário dirigir-me ao ponto de pagamento, fazer uma estimativa de quanto vou abastecer, ir abastecer, voltar ao ponto de pagamento para acertar a conta e depois então posso seguir viagem.

Se me deslocar de motociclo a situação é ainda pior. Já fui mesmo impedido de encher por completo o depósito, uma vez que o colaborador no ponto de pagamento se recusou a ficar com a minha carteira e capacete como “caução” e disse que não me podia deixar encher o depósito. Tinha que escolher um valor, pagar e depois então abastecer (importante frisar que não posso deixar a chave do motociclo no ponto de pagamento pois por questões de segurança a chave não sai da tampa do depósito quando este está aberto).

Vejo-me constantemente alvo de descriminação que não mereço assim como de perder o meu tempo por algo pelo qual não sou responsável.

Não tenho meios de solução desta situação com exceção de fazer reclamação no livro de reclamações do posto e deixar de utilizar o posto em questão.

Gostaria ainda de frisar que os colaboradores dos postos são sempre impecáveis no trato e resolução da situação e que nem todos os postos Galp mostram este comportamento.

Não pretendo nenhum tipo de compensação ou justificação pela parte dos postos ou da Galp. Simplesmente considero esta uma solução injusta pois os postos e a Galp colocam o ónus da solução sobre o utilizador. Esta forma de mitigar o problema (que é obviamente o dos roubos de combustível por fuga) é a forma mais injusta e confortável pois a empresa não necessita de investir tempo nem dinheiro na solução, fazendo com que o utilizador invista o seu tempo para solucionar um problema que não é seu nem foi criado por si.

Fica o pedido que os postos e a Galp procurem soluções para este problema que não causem transtornos aos seus utilizadores.
Data de ocorrência: 26 de julho 2018
Galp
7 de agosto 2018
Referência: 1-3217432398

Estimado Cliente Pedro Frazão,

Agradecemos o seu contacto, lamentamos a demora na nossa resposta e compreendemos a sua insatisfação relativamente à situação exposta.

Após a análise da situação, gostaríamos de informar que devido ao extraordinário agravamento da frequência com que se registavam situações de abastecimento sem pagamento, vimo-nos infelizmente obrigados a recorrer ao pré-pagamento em algumas bombas e para todos os meios de pagamento.

Caso o estimado Cliente pretenda atestar o depósito, pode efetuar um pré-pagamento com base numa estimativa da capacidade residual do reservatório da sua viatura. Caso não abasteça a totalidade no valor efetuado no pré-pagamento, a fatura é automaticamente corrigida e devolvida a diferença em numerário. Exceto nos pagamentos através do cartão Galp Frota em que a transação é corrigida e emitido o documento com a venda conforme valor abastecido.

Gostaríamos de indicar que pode utilizar o sistema Pay&Go (pagamento automático na bomba), evitando o incómodo do pré-pagamento. Para o efeito, bastará utilizar cartão Multibanco, VISA ou Galp Frota diretamente na bomba.

Acresce referir que quando um Posto está a operar em regime de pré-pagamento, os Colaboradores estão impedidos de abrir regimes de exceção, sob prejuízo de não atuação em conformidade.

Esperamos poder continuar a merecer a sua confiança e preferência.

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

Os nossos cumprimentos,

Mariana Cândido
Serviço a Clientes Galp
clientes@galpenergia.com
707 50 GALP (707 50 4257) - Dias úteis das 09h às 20h
27 de agosto 2018
Exmos. Srs.,

Recebi a vossa resposta que li com extrema atenção. Lamento a demora da minha resposta mas esta deveu-se a ter estado de férias.

Em primeiro lugar o sistema Pay&Go não está disponível universalmente.

Em segundo nem todos os utilizadores dos postos estarão em condições de os utilizar pelas mais diversas razões.

Em terceiro tudo aquilo que referiram na vossa resposta deverá estar obviamente de acordo com as vossas regras e procedimentos mas quero voltar a frisar algo muito importante nesta situação, como já havia referido no meu texto original: "Esta forma de mitigar o problema (que é obviamente o dos roubos de combustível por fuga) é a forma mais injusta e confortável pois a empresa não necessita de investir tempo nem dinheiro na solução, fazendo com que o utilizador invista o seu tempo para solucionar um problema que não é seu nem foi criado por si".

E este é o ponto fulcral da discussão assim como também a razão pela qual reclamo.

Melhores cumprimentos,