Galp Marca Recomendada Marca do Mês

Galp Energia - Violação das leis de protecção ambiental

Luís Manuel de Oliveira Martinho do Rosário
Luís Rosário apresentou a reclamação
28 de abril 2019

Comprei num posto de combustível Galp 1 litro de óleo 100% sintético R5W30 (Galp Fórmula LS) em embalagem plástica, tendo entregado uma embalagem vazia idêntica referente a uma compra anterior. Esta embalagem foi automaticamente atirada para um balde de lixo / papeleira localizado junto ao balcão, à minha vista. Perguntei de imediato se a embalagem seria posteriormente separada e enviada para reciclagem, tendo-me sido dito que não, terminantemente e sem hesitações. Não queria naturalmente que a embalagem tivesse aquele destino, pelo que a recuperei.

As empresas estão obrigadas por lei a fazer a retoma para reciclagem de materiais recicláveis entregues pelos clientes, pelo que considero que, com o acto descrito, o posto Galp incorreu em violação flagrante das leis vigentes de proteção ambiental.

Talvez mais grave ainda, o insólito ato sugere que: (i) nos postos de combustível Galp outros resíduos recicláveis (incluindo resíduos plásticos, resíduos oleosos e resíduos de combustíveis) possam não ser processados adequadamente de acordo com a lei; (ii) os procedimentos descritos possam não ser específicos do posto que utilizei, correspondendo antes à política geral da Empresa (Galp Energia) responsável pelos muitos postos de combustível congéneres existentes no país.

Sendo condenável em qualquer empresa, a não observação das leis de proteção ambiental pelo posto Galp que utilizei (ou por todos os postos Galp ou pela Galp Energia no seu conjunto) é particularmente grave considerando a participação que o Estado Português detém na Empresa.

Sinto-me verdadeiramente ofendido na qualidade de cidadão, naturalmente muito preocupado com a necessidade de defesa intransigente do ambiente a todos os níveis!

Data de ocorrência: 28 de abril 2019
14 de maio 2019
Referência: 1-3346955386

Estimado Cliente Luís Rosário,

Informamos que no dia 14-05-2019, o Posto em causa procedeu ao envio da resposta relativamente à situação exposta, através de carta.

Esperamos poder continuar a merecer a sua confiança e preferência.

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

Os nossos cumprimentos,

Susana Pereira
Serviço a Clientes Galp
clientes@galpenergia.com
707 50 GALP (707 50 4257) - Dias úteis das 09h às 20h
Luís Rosário
14 de maio 2019
A resposta não tem substância, é inconclusiva e não constitui base para se perceber a linha de acção da empresa face à reclamação.

Reafirmo o que pretendo: 1) Esclarecimento completo da política dos postos Galp e da política da Galp Energia relativamente à reciclagem (ou sua ausência) de materiais recicláveis entregues pelos clientes; 2) Esclarecimento completo da política dos postos Galp e da política da Galp Energia relativamente à reciclagem (ou sua ausência) de qualquer resíduo reciclável produzido no decurso da sua atividade normal, incluindo resíduos plásticos, resíduos oleosos e resíduos de combustíveis; 3) Alteração documentada, detalhada e verificável de qualquer procedimento relativo ao manuseamento dos referidos resíduos que esteja em desacordo com a lei.

Caso esta reclamação não seja resolvida satisfatoriamente, com celeridade e de acordo com as várias vertentes descritas, levá-la-ei ao conhecimento da Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação da Assembleia da República (AR), da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT), da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC) e de outras entidades públicas e privadas relevantes, incluindo associações ambientais e de consumidores.

Adicionarei à reclamação original o facto de a empresa se ter recusado objectivamente a prestar qualquer esclarecimento relevante.
27 de maio 2019
Referência: 1-3350444849

Estimado Cliente Luís Rosário,

Recebemos e agradecemos o seu contacto, referente à reclamação apresentada no Portal da Queixa nº 27730719, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que por e-mail foram prestados os devidos esclarecimentos.

Para qualquer dúvida, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para esclarecer as suas questões.

Com os nossos cumprimentos,

Susana Pereira