Galp
Galp Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês

10 cuidados a ter antes de viajar de carro nas férias

O verão convida a longas viagens na estrada. Se planeia viajar de carro, seja até ao Algarve, até ao norte ou ao interior do país, deve antes prestar atenção ao estado do seu automóvel e a tudo o que precisa para fazer uma viagem confortável.  Estas dicas são para si.


O que ter em conta antes de viajar de carro?

1# Verifique o estado dos pneus 

Viajar de carro com pneus gastos ou danificados é um perigo. Já viajar com pneus sem a pressão correta pode ainda prejudicar os consumos e a manobrabilidade do automóvel.

Sendo assim, verifique o estado dos pneus e, se necessário, ajuste o nível de pressão ou troque-os.


2# Faça um check-up de segurança e se necessário uma revisão  

Antes da sua viagem, agende um check-up de segurança na sua oficina. Este check-up é especialmente útil para verificar e testar componentes fundamentais do carro, tais como o sistema de travagem, a suspensão, os filtros e óleo, etc.

Se durante o check-up for identificado algum problema, terá tempo de o reparar antes de viajar de carro.


3# Verifique (e recarregue) o ar condicionado 

Viajar de carro durante o verão é mais confortável quando se tem o sistema de ar condicionado a funcionar corretamente. Tanto fica mais confortável dentro do carro, como garante a boa qualidade do ar que respira. Sendo assim, desloque-se à sua oficina para verificar o ar condicionado e, se necessário, proceda ao carregamento do mesmo.


4# Ateste o líquido limpa-vidros  

O pior que pode acontecer ao viajar de carro é ter a visão obstruída. E em viagens longas, o carro tende a acumular sujidade no para-brisas. Antes de se fazer à estrada, ateste o líquido limpa-vidros para que possa limpar o vidro do carro sempre que precisar.


5# Verifique o pneu sobressalente, colete e triângulo 

O pneu sobressalente deve estar cheio e com os níveis de pressão correta. Verifique também se tem dentro do carro o colete, o triângulo, o macaco e demais ferramentas para mudar o pneu, caso surja essa necessidade. 

Se o seu carro tem um kit anti furo em vez do pneu sobressalente, assegure-se que sabe utilizar esse kit e que o mesmo se encontra em ordem.




6# Planeie a sua rota priorizando o bem-estar ao volante  

Quanto maior for a viagem, maior será a necessidade de descansar. O recomendado é parar a cada duas horas de viagem para esticar as pernas, respirar ar puro e comer ou beber alguma coisa. É muito importante que não passe demasiadas horas ao volante, por isso, planeie a sua rota tendo em conta o descanso necessário. 

Outra dica durante o planeamento: tenha em conta os seus consumos e as distâncias, de forma a garantir que nunca fica sem combustível ou sem bateria. Utilize a app Mundo Galp para descobrir o posto de abastecimento Galp mais próximo de si. 


7# Retire do carro tudo o que não precisa

Quanto mais artigos levar no carro, maior será o seu peso e, por consequência, maior será o seu consumo de combustível. Além disso, não vai querer ficar sem espaço no carro para levar o que realmente precisa para umas férias memoráveis, certo? Então, antes de viajar de carro e partir para a aventura, retire tudo o que não é necessário para a sua viagem.


8# Teste a capacidade da bagageira 

E por falar em bagagem, não seja surpreendido no momento de colocar as malas na bagageira e arrancar. Ainda antes de viajar, teste a sua capacidade e verifique se tudo o que precisa de levar cabe no automóvel. Caso contrário, poderá ser necessário adquirir uma mala de tejadilho.


9# Atenção à documentação obrigatória 

Evite problemas e constrangimentos com as autoridades durante a sua viagem. Antes de viajar de carro, garanta que reúne toda a documentação do automóvel e a sua documentação pessoal. E se cruzar a fronteira do país, pelo sim, pelo não, leve consigo o seu Certificado Digital de vacinação ou de recuperação da Covid-19. 


10# Faça check a esta lista de acessórios essenciais para o seu carro 

Por fim, aconselhamo-lo a verificar esta lista de acessórios essenciais antes de realizar a sua viagem. Aqui encontrará acessórios imprescindíveis para qualquer viagem, tais como o kit de primeiros socorros, o para-sol, entre outros artigos que tornarão a sua viagem de carro mais confortável e segura.


À procura de ideias para uma roadtrip de verão? 

Que tal viajar de carro ao longo da famosa Estrada Nacional 2, a espinha dorsal do país? Aceda ao nosso roteiro completo da EN2.


Artigo adaptado do website estrada.galp.pt. Consulte o artigo original.


Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Galp.