Galp
Galp Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês

5 cuidados que deve ter com os pneus do seu carro

Os pneus são a base do seu automóvel e um garante da segurança de cada vez que está ao volante. Para assegurar viagens seguras, é importante adotar um estilo de condução adequado, mas também ter alguns cuidados com os pneus. Siga estas 5 dicas para ajudar a prolongar a vida útil dos pneus do seu veículo.  


1# Verifique a pressão dos pneus regularmente 


A pressão correta dos pneus evita o seu desgaste prematuro, bem como o risco de perder o controlo do automóvel e ainda ajuda a poupar no combustível. Desta forma, deve verificar a pressão dos pneus com regularidade, de preferência uma vez por mês, ou antes de grandes viagens, pois assim irá garantir maior estabilidade. Não se esqueça que este procedimento deve ser feito apenas quando os pneus estão frios. Para saber a pressão correta para o seu veículo consulte o manual ou vá a uma oficina especializada.  


2# Substitua também as válvulas dos pneus 


Na hora de trocar os pneus, é recomendado que troque também as válvulas, uma vez que são estas que vão garantir a manutenção da pressão correta do ar no seu interior. A não substituição das válvulas pode fazer com que tenha de trocar de pneus com mais frequência do que seria expectável.

  

3# Verifique se os pneus estão em bom estado 


O estado dos pneus não deve ser visto apenas no inverno. Os pneus devem ter uma profundidade mínima de 1,6 milímetros. Se tiver passado este limite, terá de proceder à sua substituição. Como verificar? Estacione o veículo numa superfície plana e verifique as barras de desgaste do pneu. À medida que os pneus se desgastam as bandas vão ficando mais niveladas. 


4# Verifique o alinhamento da direção 


Passar por cima de buracos, subir passeios, ou o desgaste desalinhado dos pneus. Todas estas situações podem desencadear a alteração no alinhamento da direção.  Desta forma, sempre que sentir que o carro está a desviar-se para um dos lados é sinal de que precisa de fazer uma visita à oficina e realinhar a direção. Esta ação ajudará a prolongar a vida útil dos pneus da sua viatura.   


5# Adote uma condução defensiva 


A forma como conduz também irá impactar positiva ou negativamente a saúde dos pneus do seu carro. Assim, sempre que possível adote medidas de condução defensiva, tais como: 
  • Evite arranques rápidos e travagens bruscas; 
  • Tenha atenção aos excessos de velocidade;
  • Evite conduzir em estradas em mau estado de conservação. 
 

Como substituir os pneus do seu carro? 


Não existe um período certo para a troca de pneus, mas esta tarefa deve ser feita idealmente de 5 em 5 anos, desde que não apresentem sinais prematuros de desgaste. Se está na hora de substituir os pneus do seu carro, siga estas dicas: 
  • Substitua os pneus 4 a 4, ou 2 a 2; 
  • No caso de substituir 2 a 2, coloque os pneus novos na parte traseira para evitar as perdas de aderência;
  • Os pneus do mesmo eixo devem ser da mesma marca, rasto, dimensões, código e índice do pneu. 
Caso queira alterar as dimensões dos pneus deverá consultar um profissional especializado. 


MForce com descontos para clientes Galp 


Para que possa manter a saúde dos pneus do seu carro em dia, a Galp estabeleceu uma parceria com a rede de oficinas MForce, com vantagens exclusivas para clientes Galp+, Galp Frota Business, Galp Frota Corporate, App Mundo Galp e Plano Negócios e Negócios Plus. Com esta parceria, os clientes Galp beneficiam de:
  • Descontos numa vasta seleção de pneus; 
  • Descontos em peças e em revisões. 
Conheça todos os benefícios da MForce para clientes Galp aqui


Quer saber mais notícias sobre mobilidade elétrica? Visite o nosso blog Estrada. 

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Galp.