Galp
Galp Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês

Conheça as vantagens do anticongelante para o seu automóvel

Com o tempo frio, é importante não descurar a manutenção do seu automóvel e o anticongelante é um dos elementos em que deve sempre pensar. 

Mas afinal o que é o anticongelante e porque é tão importante para o bom funcionamento dos carros? 

 

O que é o anticongelante? 

O anticongelante é o líquido que ajuda a assegurar o bom funcionamento do motor do seu automóvel, mesmo quando a temperatura baixa. Daí também ser apelidado de líquido de refrigeração. 

Trocando por miúdos, este líquido impede que a água do radiador dos carros congele com o frio do inverno rigoroso. 

Além disso, o anticongelante contribui, ainda, para o sistema de arrefecimento do automóvel, ajudando a regular a temperatura do motor, e evitar o aparecimento de ferrugem. 

 

Como funciona o anticongelante? 

O anticongelante é integrado no sistema de arrefecimento do carro, que funciona em circuito fechado. Este sistema é composto pelo radiador, bomba de arrefecimento e ventoinha. 

Estes circuitos existem, pois os motores de combustão interna produzem grandes quantidades de calor, ajudando assim a extrair esse calor e a evitar avarias. Ou seja, no sistema de arrefecimento a bomba faz circular o anticongelante pelo bloco do motor e cilindros quando existe esta necessidade de baixar a temperatura. 

Assim, o carro consegue ter uma temperatura de funcionamento estável, que por norma ronda os 90ºC. 

 

Quais os benefícios para os automóveis? 

Escolher o melhor anticongelante para a sua viatura é essencial para prolongar a vida do seu carro. Conheça todos os benefícios do anticongelante. 

 

1# Evita que o motor congele e ajuda a manter a temperatura estável 

Como falámos, quando os termómetros descem é o anticongelante que vai evitar que o motor do carro congele, mesmo em cenários de temperaturas negativas. Este líquido ajuda a manter a temperatura do carro estável, o que permite um melhor desempenho do motor.  

 

2# Ponto de ebulição mais elevado 

O anticongelante faz com que o ponto de ebulição do líquido que se encontra no radiador aumente dos habituais 100ºC da água, passando para os 163ºC. 

 

3# Protege o automóvel da corrosão 

O anticongelante contém, ainda, pequenas quantidades de anticorrosivos que protegem algumas peças, como o radiador, a bomba da água e o termostato. Desta forma, este produto ajuda em larga medida a aumentar a vida útil do seu automóvel. 

 

Quando devo mudar o anticongelante do meu carro? 

Para evitar problemas no motor do seu carro, o líquido anticongelante deve ser mudado a cada 2 anos ou a cada 30.000 km. Assim, evitará danos e reparações mais graves para o automóvel e também para a carteira. 

 

Galp Care: controle a temperatura do seu carro 

Para ajudá-lo a prolongar a vida útil do seu carro, a Galp disponibiliza dois anticongelantes.  

O Galp Care Anticongelante Premium, à base de etilenoglicol e com uma tecnologia de aditivação de carboxilatos, isenta de silicatos, fosfatos e nitritos, é um produto de longa duração que garante uma proteção eficiente à congelação e ao sobreaquecimento dos sistemas de refrigeração durante todo o ano.  

Já o Galp Care Anticongelante é indicado para motores de combustão interna, como camiões, autocarros, maquinaria de obras públicas, a gasolina ou a diesel, e radiadores com componentes de alumínio. É também fabricado à base de etilenoglicol, com inibidores que oferecem uma proteção à corrosão, congelação e ao sobreaquecimento dos sistemas de refrigeração durante um ano.   

Ambos estão disponíveis na versão concentrada – para diluir com água destilada – ou na forma diluída para utilização direta.  

A Galp irá, ainda, lançar em breve a nova gama de anticongelantes Coolmotion da Galp, que está em lançamento, que garante uma proteção efetiva contra a corrosão, aumentando o tempo de vida útil do equipamento, e melhora os pontos de congelação e de ebulição do veículo. Fique atento às novidades! 

 

Conheça toda a gama Galp Care aqui


Quer saber mais notícias sobre mobilidade elétrica? Visite o nosso blog Estrada. 

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Galp.