Galp Marca Recomendada Marca do Mês
87.6
Galp - GPL Canalizado
  • A Galp comercializa gás canalizado, fornecendo energia diariamente a milhares de casas em Portugal.

Galp - Recusa na devolução de caução

Ricardo
Ricardo apresentou a reclamação
22 de fevereiro 2023
Sou cliente Galp Gás há muitos anos. Quando em 2007 mudei de casa tive necessidade de adquirir 2 garrafas de 45kg de propano.
No dia 23/04/2007 fui à Loja Galp da minha localidade e foram-me entregues 2 garrafas de 45kg de propano, tendo eu pago uma caução 50,00€ por cada uma, conforme documento que anexo. Anexo também a fatura dos 45x2=90kg de gás que comprei na mesma ocasião. (não deu para anexar)
Entretanto, há já vários anos, essa Loja Galp foi adquirida pela MSG - Mateus da Silva Gregório, Lda. que então ficou com essa Loja Galp.

Agora decidi entregar as garrafas e consultei o procedimento no site da Galp.
Quando liguei à MSG, a 16/11/2022, disseram-me logo que, sem documento da caução, só devolviam 8,00€ por cada garrafa de 45kg quando no site diz que são 9,00€ (!) logo aqui achei estranho.
Disseram ainda que só vinham levantar quando o homem das entregas tivesse espaço na carrinha. Ou seja, um dia destes...
Eu disse que tinha o papel da caução e que tinha pago 50,00€ por garrafa. Disseram-me logo que não é esse o valor e que esse valor não devem devolver...

Passaram dias e nada. Resolvi então pegar eu nas garrafas, sozinho, e leva-las à MSG, no dia 24/11/2022.
As secretárias, três, passaram-me logo para o patrão dizendo que o papel que tenho não é válido...
O Sr. foi ficando muito exaltado, dizendo que o recibo que guardei durante 15 anos,
agora não é válido, não serve para nada, e que o antigo dono da Loja Galp me tinha aldrabado e que tinha posto o dinheiro no bolso...

O Sr. depois ligou para a Galp e enviou uma digitalização do documento.
Mais calmo disse-me que eu agora teria de esperar pela resposta/resolução da Galp.
Depois do trabalho que tive para carregar as duas garrafas de 45kg sozinho, no meu carro, até à MSG, eu disse que gostaria de deixar já as garrafas na Loja.
Ainda me fizeram ir até ao depósito pois ali na Loja não dava jeito.
O atendimento do representante MSG, foi muito mau.

Já passaram 3 meses desde que deixei lá as garrafas, e a situação foi reportada pela MSG à GALP e nada!!
Entretanto contactei a linha galp gas por email e telefone e a resposta foi sempre a dizer que a situação está a ser tratada.... inaceitável passarem 3 meses e nada!
Nos termos da política da GALP de devoluções de caução:
"a caução deverá ser restituída mediante o reembolso ao Cliente do exato montante que este tiver pago quando efetuou a primeira aquisição.
Ora é precisamente para esse efeito que se torna imprescindível que, no momento em que pretende a devolução do montante que pagou, o Cliente seja portador do documento de caução que lhe tenha sido passado aquando da aquisição,"

E eu sou portador do documento de caução que me foi passado quando efetuei a primeira aquisição na loja na Loja Galp de Lagoa em 2007.

Inaceitável o comportamento da GALP.
Data de ocorrência: 24 de novembro 2022
22 de fevereiro 2023
Caro Cliente,

Obrigado pelo seu contacto que registou no Portal da Queixa com o nº 89088323

Vamos analisar a sua exposição e dar-lhe uma resposta com a maior brevidade.

Pode ainda falar connosco através de:
• Telefone: 800 200 200

Com os nossos cumprimentos,
Serviço a Clientes Galp
23 de fevereiro 2023
Caro Cliente,

Recebemos e agradecemos o seu contacto, referente à reclamação apresentada no Portal da Queixa nº 89088323, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que por e-mail foram prestados os devidos esclarecimentos.

• Telefone: 800 200 200 (dias úteis das 9h às 21h)

Ricardo
Ricardo avaliou a marca
24 de fevereiro 2023

A reclamação só foi tratada e resolvida depois de a ter colocado no portal da queixa. Antes, ficou 3 meses sem resposta. Depois, levou 1 dia a ficar resolvida. Se era tão fácil resolve-la, porque é que antes do portal da queixa nada fizeram?... Bem, ao menos agora está resolvida e bem resolvida. Obrigado PQ.