Galp
Galp Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês

Como é que a energia verde leva à independência energética?

O consumo de energia é essencial para o dia-a-dia. Se conseguirmos ser mais eficientes nos consumos e utilizar energia verde para sermos mais independentes de fontes terceiras estaremos a ajudar o meio ambiente. 

A dependência energética está diretamente ligada às formas de produção de energia de cada país e a aposta em fontes renováveis de energia é uma forma importante de deixar de depender tanto da importação de energia. 

Além disso, adotar medidas no dia-a-dia para otimizar o consumo de energia ajudará a diminuir o uso de combustíveis fósseis, rumo à independência energética. 

 

O que é independência energética? 

De uma forma resumida, independência energética significa ter a capacidade de gerar a própria energia e utilizá-la, seja para consumo doméstico, como para se deslocar. 

Se todos fôssemos independentes energeticamente não seria necessário recorrer a fontes de energia mais poluentes, que impactam negativamente o meio ambiente. 

O consumo de energia verde é o que leva a uma efetiva independência energética, uma vez que faz com que se reduza o consumo de produtos importados, como o petróleo, o carvão e o gás natural. 

A instalação de sistemas de energia solar é uma das formas de ajudar a reduzir a dependência energética de outros países. E não falamos apenas de instalações centrais, mas também ao nível doméstico. 

É, por isso, importante encontrar formas simples e práticas para reduzir a sua pegada ambiental. 

 

5 formas de chegar à independência energética com energia verde 

O caminho é longo, mas atingir a independência energética está ao alcance de todos e cabe à energia verde o papel principal nesta jornada. 

Conheça algumas mudanças que pode fazer no seu dia-a-dia para atingir a independência energética. 

 

1# Aquecer a casa com recurso a energias renováveis 

Hoje, grande parte da energia elétrica que nos chega a casa através das redes públicas de abastecimento já provém de fontes de energia renováveis e quando falamos de aquecer a casa esta mudança é primordial. Segundo dados do gabinete de estatísticas europeu, Eurostat, Portugal era, em 2020, o 7.º país da União Europeia que mais utilizava energias renováveis para aquecer e arrefecer a casa, com 41,5% de consumo de energias verdes para este fim. 

O aquecimento através de bombas de calor é um bom exemplo destas alternativas, uma vez que são equipamentos muito económicos quanto ao consumo de energia, utilizada apenas para transferir a energia do ar exterior para aquecer água. 

Esta alternativa é mais ecológica quando comparada com esquentador ou um termoacumulador, segundo a DECO. Apesar de ser uma solução mais cara, é mais vantajosa a longo prazo, contando com poupanças anuais maiores do que com a utilização de esquentadores ou termoacumuladores. 

Outra forma mais sustentável de aquecer as casas é através da biomassa. Nos aquecedores a biomassa, o calor provém a partir da queima de madeira ou pellets, sendo o sistema também mais barato comparando com sistemas de aquecimento por energia ou gás. 

 

2# Adira às cozinhas solares 

Sabia que pode cozinhar exclusivamente com o calor do sol? Esta é uma opção interessante para países ensolarados como Portugal.  

Por exemplo, pode construir um forno solar caseiro utilizando materiais como o cartão e o papel de alumínio. Estes fornos podem atingir temperaturas de 180 graus e permitem uma alimentação mais saudável, uma vez que a comida é cozinhada lentamente, ajudando a preservar os nutrientes. 

Esta solução ajuda a diminuir a emissão de dióxido de carbono para a atmosfera, melhorando a qualidade do ar. 

 

3# Opte pela mobilidade elétrica 

A transição para veículos movidos a energia elétrica é uma aposta que ajudará a reduzir significativamente a importação de combustíveis fósseis. 

Aderir à mobilidade elétrica passa não só pela aquisição deste tipo de equipamentos, como pela democratização do acesso a pontos de carregamento que proporcionem a autonomia indispensável a estas novas formas de locomoção. 

A Galp conta com mais de 1.000 pontos de carregamento públicos e disponibiliza, ainda, soluções para carregamento em casa. Saiba mais aqui

 

4# Invista na energia solar 

A energia solar não serve apenas para cozinhar, mas para tornar a sua casa muito mais sustentável. A instalação de painéis solares permite que possa produzir a sua própria energia para autoconsumo e até para vender o excedente à rede pública. 

Com a Galp Solar pode poupar até 40% na sua fatura da eletricidade e manter-se informado sobre a produção e consumo da sua instalação em tempo real, diretamente na app Mundo Galp

 

5# Ande mais a pé 

A autonomia energética também se ganha quando fazemos uso do nosso próprio corpo como forma de nos deslocarmos.  

Esta opção de mobilidade suave não só ajuda o meio ambiente, como contribui para um estilo de vida mais saudável. 

 

Como reduzir o consumo de energia e poupar dinheiro? 

Conscientes dos desafios da população, a Agência Internacional de Energia (AIE) e a Comissão Europeia sugerem nove medidas para que possa reduzir o consumo de energia e também poupar dinheiro. 

São elas: 

• Baixar a temperatura do aquecimento e reduzir o uso do ar condicionado;

• Ajustar as configurações dos equipamentos para aquecimento de água; 

• Trabalhar a partir de casa; 

• Usar o carro de forma mais económica; 

• Reduzir a velocidade nas autoestradas; 

• Deixar o carro em casa aos domingos nas grandes cidades; 

• Para curtas distâncias, ir a pé ou de bicicleta; 

• Usar os transportes públicos; 

• Viajar de comboio, em vez do avião. 

Segundo as duas entidades, estas medidas, se adotadas por todos os cidadãos da União Europeia, ajudariam a poupar petróleo suficiente para encher 120 supertanques e gás natural suficiente para aquecer quase 20 milhões de residências. 

A energia verde é um caminho sem volta e vai ajudar a tornar a sua vida mais sustentável e saudável.

Quer saber mais sobre energia solar? Visite o nosso blog Casa.

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Galp.