Distribuição Gás Natural

Galp Gás Natural Distribuição, S.A.
  • A GGND é a empresa responsável pela maior rede de distribuição de gás em Portugal. Chegamos a mais de um milhão de habitações e empresas em Portugal e somos responsáveis por gerir mais de 13.000 km da rede de distribuição de gás, 24 horas por dia, 365 dias por ano.

• Rua Tomás da Fonseca, Torre C,

Galp Distribuição - Anomalia no contador

Catarina Ferreira apresentou a reclamação

Em dezembro de 2020 recebi uma fatura de gás bastante superior ao habitual, em período análogo, sem que houvesse alteração nos hábitos de consumo, o que me levou a ir verificar o contador, que tinha sido mudado em julho.
Constatei que além de sentir um odor intenso a gás, o contador encontrava-se a andar sozinho, sem que houvesse algum equipamento ligado a consumir gás. Ou seja o contador apresenta valores de consumos superiores aos consumos efetivados, pois contabilizava sem haver consumo na residência.
Após contacto e intervenção da linha de emergência, que diagnosticou uma fuga de gás, o problema ficou resolvido. Já não sinto odor a gás; e o contador está parado quando não há qualquer consumo na residência e contabiliza apenas quando se liga algum equipamento a gás.
Após reclamação da fatura e exposição dos factos à Lusitaniagás, obtenho a resposta de que o contador não tem problema algum. Voltei a reclamar a fatura, expondo novamente os factos, contudo a resposta mantém-se inalterada, acrescentando que a fuga existente não interferia com a contagem realizada, e vi-me obrigada a pagar uma fatura que apresenta consumos não realizados.
Não satisfeita com a resposta, pois estou a ser lesada e obrigada a pagar faturas que não correspondem ao consumo realizado, voltei a questionar sobre o facto do contador apresentar consumo sem que qualquer equipamento a gás estivesse ligado. Ao que me respondem para eu contactar o operador de rede de distribuição.
Assim sendo apresento esta reclamação. O contador foi mudado em julho de 2020, e em dezembro identifiquei uma fuga de gás e verifiquei que o contador contava sozinho, o que provocou um aumento na contagem correspondente a meio ano de consumo de gás. Após intervenção técnica para reparação da fuga o contador deixou de contar sozinho, contudo o consumo apresentado no contador é muito superior ao que foi consumido na realidade e eu já paguei uma fatura que refletiu essa contagem errada.
Solicito que analisem a situação e que me reembolsem o valor que eu paguei a mais.
11 fev 2021

Exma. Senhora Catarina Ferreira,

Informamos que a resposta final ao seu contacto, foi enviada por correio eletrónico para o endereço indicado.

15 fev 2021
Catarina Ferreira adicionou uma resposta

Mantenho a reclamação apresentada.
Apesar de a empresa referir que a fuga de gás não interferiu com a contagem, o facto é que o contador estava a andar sozinho e esta situação só se regularizou na data em que foi realizada intervenção técnica.
Acrescento que este mês voltei a receber uma fatura com um consumo que não representa o real. Já fiz nova reclamação à Lusitânia Gás e reforço aqui a mesma reclamação.
De julho a dezembro de 2020 o contador apresentou consumos que não são reais e refletem um consumo cerca de 3 vezes superior ao apresentado no meu histórico.
Anexo a última fatura recebida que acrescento à minha reclamação. O consumo apresentado até 2020-12-15 não reflete o consumo real, pelo que apelo ao não pagamento do mesmo. O consumo que vai de encontro ao histórico apresenta-se a partir dessa data.

Espero que desta vez atendam às minhas reclamações, não sendo obrigada a pagar o consumo que esta fatura apresenta e que não corresponde ao real.

Esta resposta tem um anexo privado
23 fev 2021

27 fev 2021
Catarina Ferreira adicionou uma resposta

Não pretendo avançar com a verificação extraordinária do contador pois, presentemente o contador apresenta um funcionamento normal, como tenho vindo a referir.
Contudo mantenho a minha reclamação pois, eu vi o contador a andar sozinho e isso refletiu-se nos consumos apresentados no período de julho a dezembro de 2020, tendo já apresentado o histórico de consumos para melhor compreensão da reclamação.
Não posso assumir que a reclamação está resolvida pois continuo a ser lesada com o pagamento de faturas que não correspondem ao meu consumo real.

09 mar 2021